TEM NEWS

#15 Sobratema Summit: Arquitetos e engenheiros debatem as oportunidades e desafios para implantação do BIM na construção

TEM Sustentável Mesa Redonda pontuará fatores que impedem a implantação total do sistema e apresentará opções para superar essas dificuldades

Com o propósito de discutir quais são os fatores que impedem a expansão do uso do BIM (Building Information Modeling) na fase de projetos da construção civil brasileira, e analisar as especificidades do setor, procurando os caminhos para uma adaptação bem-sucedida do BIM, será realizado, no Sobratema Summit, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, um debate sobre o assunto. A mesa redonda BIM – Desafios e Oportunidades: Acelerando o BIM no Brasil – barreiras e facilidades para expansão da aplicação do BIM na construção brasileira, acontecerá no próximo dia 07 de junho. Para se inscrever, clique neste link

Participarão da mesa redonda a arquiteta Cecília Levy, presidente da Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projetos (AGESC), que será a mediadora do debate, o arquiteto Henrique Cambiaghi, membro dos Grupos de Trabalho de Legislação Urbana e BIM da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o engenheiro Luiz Olimpio Costi, fundador e membro do Conselho da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (ABRASIP), o engenheiro Humberto Farina, da ABRASIP, e o engenheiro Wilson Castelani, da Concremat. 

 

 

Segundo a mediadora, o BIM não é só uma ferramenta para elaborar projetos. Ele se destina ao uso de toda a cadeia da indústria da construção civil, desde a concepção do projeto, passando pela execução da obra até chegar ao usuário final, sendo o fabricante parte essencial desse processo. “A discussão dessa mesa redonda é exatamente no sentido de descobrir o que podemos fazer para que o BIM seja amplamente utilizado. Queremos levantar as dificuldades encontradas pelos projetistas e também por fabricantes, inclusive de softwares”, afirma. 

 

Cecília Levy
Cecília Levy

Cecília destaca que os participantes vão ter a oportunidade de expor quais são as dificuldades encontradas, em suas diferentes áreas de atuação, para a utilização do BIM – softwares, treinamento, equipamentos, bibliotecas – e considerar as facilidades na adoção do BIM. A partir dessa discussão, pretende-se pontuar fatores que impedem a implantação total do BIM e apresentar opções para que sejam apresentadas a construtores, incorporadores, fornecedores, fabricantes, entre outros públicos. 

A programação do Sobratema Summit 2017 também contará com o 5º Fórum MATCON, promovido pela Agenttia, o Fórum Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidades de Negócios, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e com os seguintes seminários: Construção Industrializada, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Sistemas de Impermeabilização, promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Materiais Geossintéticos, Alta Qualidade Ambiental, promovido pela Fundação Vanzolini, Desempenho e Novas Tecnologias do Concreto, Seminário Técnico Semana das Tecnologias Integradas, A Expertise Alemã no Tratamento de Resíduos, Arquitetura Contemporânea e Sustentável, Compliance, Gestão do Tratamento de Efluentes para a Proteção da Vida Aquática e Controle Operacional de ETEs e Monitoramento Ambiental. 

Considerado o maior evento de conteúdo do mercado da construção e da área do meio ambiente, Sobratema Summit 2017 irá reunir renomados especialistas e profissionais do Brasil e do exterior que trarão informações atualizadas para embasar decisões importantes de empresários, executivos, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais, pesquisadores e acadêmicos e de representantes da administração pública, especialmente, dos municípios (prefeitos, secretários, vereadores, entre outros). 

A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.

 

Fonte: Mecânica de Comunicação – Sylvia Mie

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Brasil

GBC Brasil lança a segunda versão da certificação para casas e condomínios

A certificação será oferecida no Brasil em duas versões, uma para casas e outra para …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *