TEM NEWS

5 dicas para não jogar dinheiro fora na hora de construir

jogar dinheiro fora
Dicas para não jogar dinheiro fora na hora de construir

Jogar dinheiro fora é algo que necessariamente ninguém em sã consciência faz, certo? Teoricamente sim…

Pensando nisso que formulamos aqui 5 simples dicas para que você, pequeno e ativo construtor não cair na ideia de que os detalhes são apenas detalhes, e o que parece ser caro hoje, amanhã fará uma grande diferença no seu orçamento e principalmente na sua qualidade de vida. São ações muito simples que te pouparão muita dor de cabeça e principalmente jogar dinheiro fora, confira:

 

Na dúvida, contrate um bom profissional

jogar dinheiro fora
Contrate um bom profissional sempre

 

De todas as etapas do processo de construção, a contratação de um profissional qualificado é essencial para iniciar e terminar bem a sua obra. Mas claro, tenha o cuidado de estar lidando com um profissional na acepção da palavra, porque, da mesma forma que você poderá ter grandes alegrias, também grandes tristezas, no caso de alguém despreparado para o serviço, você poderá ter.

Peça indicações de pessoas que recentemente realizaram alguma obra ou prefira os que tenham credibilidade no mercado, sejam eles, arquitetos, engenheiros, empreiteiros, pedreiros, fornecedores de materiais ou auxiliares gerais, prefira aqueles que tenham portfólio para apresentar e comprovar seu trabalho. Isso economizará seu tempo, a conclusão das obras e apesar de, à primeira vista parecer mais caro, você terá a certeza ao final da obra que fez um bom negócio.

 

Onde construir?

No caso de estar comprando um terreno para construir, prefira sempre os planos e avalie com detalhes as características do solo em que será erguido seu “castelo”. Caso não saiba realizar esta análise, não será jogar dinheiro fora contratar uma assessoria de um profissional de topografia e/ou sondagem, pois com certeza ele avaliará da melhor maneira o terreno e isso vai te ajudar bastante na economia de fundações e contenções de arrimo, além de economizar na redução de obras de terraplanagem e corte, se necessário.

 

jogar dinheiro fora
Escolha bem o melhor lugar para levantar sua construção

 

Materiais

Supondo que você realmente seguirá nosso conselho, estando bem assessorado por um profissional para todas as etapas do seu projeto, aguarde uma análise do seu arquiteto para depois começar a sair comprando o material necessário.

Mas claro, faça sempre cotações em diversas lojas de materiais de construção, prefira locais que dão descontos ao fechar pacotes de grande quantidade, escolha uma linha de média a alta qualidade, assim a durabilidade desse material sendo superior você terá menos custos com manutenções futuras ou retrabalho e perda de tempo para trocar mercadoria. Materiais de baixa qualidade só lhe acarretarão economia a curto prazo, mas são uma armadilha que te fazem, sim, jogar dinheiro fora!

 

jogar dinheiro fora
Investir no sustentável dá retorno

 

Prefira os sustentáveis

Aproveitando o item anterior, claro que não poderíamos deixar de enfatizar aqui que dar relevância à linha verde de materiais, ou seja, materiais sustentáveis, é uma grande demonstração de amor ao seu dinheiro. Aliás, é muito mais que isso, você além de estar valorizando seus recursos, valorizará o meio ambiente, sua família e as futuras gerações!

Atualmente existe uma gama enorme de materiais sustentáveis, desde telhados verdes, telhas e painéis isotérmicos, pisos de madeira ecológica, pisos permeáveis ligados a sistemas de captação de águas pluviais, cimentos ecológicos e adesivos poliméricos, que substituem argamassas, tijolos ecológicos certificados, etc. Todos esses materiais oferecem muitas vantagens para residências e apartamentos, como design, beleza, funcionalidade, qualidade, além de livrar a carga impactante de influência sobre o meio ambiente, suas contas de energia, água e estrutura serão beneficiadas.

 

Organização do canteiro de obra = Economia

OK, agora que já comprou todos os seus materiais e a obra está a todo vapor, não se esqueça de algo que geralmente não levamos em conta e nos faz jogar dinheiro fora sem percebermos, que é a organização do seu canteiro de obras.

 

jogar dinheiro fora
Organização = Economia

 

Mesmo que você já esteja com um profissional coordenando sua obra, não custa nada observar para que detalhes como, o armazenamento correto dos materiais, deixando-os livres do vento e da chuva através de uma estocagem correta e organizada. É aí que na maioria das vezes ocorre o desperdício do material, pois ao final do dia de trabalho, todos querem sair correndo para seu merecido descanso, e deixam de observar minuciosamente as condições que foram deixados os materiais, para que se evitem gastos desnecessários mais adiante. Assim seu dinheirinho não escorrerá na areia mal estocada, quando a chuva forte cai durante toda a noite…

Além disto, tem a questão da segurança, pois ferramentas e outros objetos de obra espalhados por qualquer lugar podem causar acidentes graves e você, que é o dono da construção, é quem terá que arcar com este tipo de prejuízo, que sem dúvida é o maior que se pode ter, pois a vida humana é bem mais precioso, sempre!

 

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *