TEM NEWS

A areia do futuro

areia
Usina de areia da Pedreira Lageado vista de cima – Divulgação

Pedreira Lageado produz areia a partir de material de resíduo de mineração, trazendo vantagens ao meio ambiente e para a construção civil

Localizada a 20 km do centro da cidade de São Paulo, a Pedreira Lageado, ao completar 60 anos atendendo às gigantescas demandas de pedra britada que a construção civil da megalópole exige todos os dias, buscou ao longo desses anos conciliar suas atividades com ações de responsabilidade social e ambiental, investindo em tecnologias que transformassem o que era descartado em algo de real valor, chegando assim à produção da areia do futuro.

A areia industrial da Pedreira Lageado é produzida através de material de descarte das minerações, uma prática já utilizada em larga escala na Europa e Estados Unidos, que começa agora a ganhar destaque no Brasil.

Os motivos não são apenas econômicos, mas principalmente por estarem em sintonia com a busca pelo menor impacto ambiental, aproveitando ao máximo os recursos naturais disponíveis, aliviando e muito o consumo desenfreado da areia natural que, por incrível que pareça, corre sérios riscos de exaustão na natureza.

 

areia
Pedreira Lageado – Google Earth

 

Embora de fundamental importância para o desenvolvimento da construção civil, a extração da areia natural causa grandes danos ao meio ambiente. Entre eles: erosão, alteração do curso dos rios e da qualidade da água, problemas estes que são agravados principalmente por práticas ilegais de extração, onde não há fiscalização necessária para conter os abusos.

“A crescente urbanização também está levando a esterilização de importantes depósitos naturais. Além disso, as restrições ambientais a utilização de várzeas e leitos de rios para a extração de areia impele as áreas de extração a locais cada vez mais distantes dos centros consumidores, aumentando o valor do frete, que tem grande impacto no preço final da obra”, fala o Engenheiro Marcos Roberto, da Pedreira Lageado.

 

areia
Engenheiro Marcos Roberto, da Pedreira Lageado

 

Aplicações e vantagens do produto

A areia industrial pode ser produzida em pedreiras, que geralmente têm instalações próximas das centrais de concreto ou das obras. Ela pode ser utilizada em todos os concretos estruturais, sejam manuais em betoneiras ou centrais de concreto, usinas de asfalto (CBUQ, PMF e PMQ), fábricas de pré-moldados de concreto (Lajes, blocos, tubos e pisos intertravados), utilizada como produto drenante e filtros em estações de tratamento de esgoto.

 

areia
Planta de produção de areia industrial – Divulgação

 

Uma característica marcante do produto é a cor, o que ainda causa um certo estranhamento nos profissionais da área. Enquanto a areia natural é amarelada, a industrial é cinza. Essa falta de costume do olhar ainda faz com que se utilize uma mistura dos dois tipos, porém em determinados processos, pelo alto custo que o material natural pode atingir, a utilização da industrial chega a 100%.

 

Objetivamente listamos algumas vantagens observadas de imediato na areia industrial: 

  • Economia no uso do cimento;
  • Curva granulométrica constante;
  • Ausência de impurezas orgânicas;
  • Ausência de materiais argilosos;
  • Constância nos traços do concreto;
  • Maior aderência da pasta de cimento;
  • Preservação de leitos e margens de rios.

 

Confira abaixo um vídeo sobre a areia do futuro da Pedreira Lageado:

 

Talvez processo de produção da areia do futuro não se encerre por aí. A Pedreira Lageado estuda se ainda é possível gerar mais um subproduto com o pó que resta após o processamento, que imita o que acontece na natureza em milhares de anos com as pequenas pedras que se tornam areia, vislumbrando a fabricação de cerâmica como uma possível alternativa para o material.

 

areia
Mudas do PRAD – Programa de Recuperação de Áreas Degradadas da Pedreira Lageado – Divulgação

 

Zerar o descarte na natureza é o objetivo da empresa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Flávia Fusco

 

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


Verificar também

Parque Solar de Ituverava pode ser entregue ainda este ano

Fomos em busca dos detalhes do novo parque solar brasileiro, a ser instalado na Bahia …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *