sexta-feira , 15 dezembro 2017
TEM NEWS

Árvore solar gera energia por meio de filme fotovoltaico leve, flexível e transparente

Árvore solar
OPTree

A OPTree, uma árvore solar que funciona como um mobiliário urbano, é uma ótima alternativa para praças públicas, parques, calçadão de praias e jardins

Não é nenhuma novidade que o uso de energia solar é uma alternativa renovável cada vez mais utilizada na construção civil. Conforme aumenta sua demanda surgem novos estudos, materiais e aplicações para esse tipo de sistema. Comumente instalada em telhados e grandes parques fotovoltaicos, agora será possível também encontrar peças de mobiliários urbano que possuem essa tecnologia, como a árvore solar OPTree.

O novo produto, que promete revolucionar o uso do espaço urbano, apresenta design, energia e inovação, tendo em suas “folhas” filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics). Trata-se de um filme leve, flexível, transparente (pode chegar a até 50% de translucidez) e que no futuro terá opções de cores.

 

Árvore solar
As folhas são compostas por um filme leve, flexível e transparente -Divulgação Sunew

 

Essa árvore solar é desenvolvida pela empresa de Belo Horizonte Sunew, pioneira em filmes fotovoltaicos orgânicos, e pela Metalco do Brasil, fabricante de mobiliários urbanos de alto impacto. Inaugurada em novembro de 2015, a Sunew iniciou sua produção em julho de 2016 e tem capacidade para produzir até 400 mil metros quadrados de filmes OPV por ano.

 

Árvore solar
Verena Greco, da Sunew

“A OPTree é um gerador fotovoltaico para uso como mobiliário urbano. Suas folhas são compostas de filmes fotovoltaicos orgânicos laminados entre vidros que possibilitam a conversão da luz do sol em energia elétrica. A energia gerada durante o dia pode ser usada instantaneamente ou armazenada no sistema de baterias sob o banco da peça”, explica Verena Greco, gerente comercial da Sunew.

 

O mobiliário – que tem estrutura em aço inox escovado, base em eucalipto e possui 3,88 metros de diâmetro, por 3,88 metros de altura – conta com instalação simples e modular, sendo ideal para praças públicas, parques, calçadão de praias, jardins de museus, entre outros ambientes em que a captação solar seja maximizada.

 

 

Árvore solar
A OPTree é o mobiliário ideal para todo tipo de espaço público, como praças e parques – Divulgação

 

A energia é gerada de forma independente e sustentável, com um sistema de geração off-grid, ou seja, não conectado à rede. “A OPTree tem quase 50 Wp de potência instalada, podendo, portanto, alimentar lâmpadas para própria iluminação decorativa e dispositivo eletrônicos como gadgets, tomadas USB e roteador Wi-Fi”, detalha a gerente.

 

Árvore solar
Durante a noite, a energia armazenada alimenta lâmpadas para própria iluminação – Divulgação

 

Verena acredita que existam barreiras para que o uso desse tipo de equipamento seja mais disseminado. “Trata-se de um produto novo, já que os filmes fotovoltaicos orgânicos, que possibilitaram o seu desenvolvimento, são recentes no mercado. Estamos trabalhando em uma divulgação expressiva do OPV, mas falta incentivos para uma maior aderência das tecnologias solares no mercado brasileiro, além, claro, da consciência dos governos e população de que a demanda por energias renováveis é inevitável e urgente”, ela afirma.

Contudo, a gerente revela que a empresa tem ótimas expectativas e grande demanda pelo mobiliário em segmentos estratégicos, atentos à inovação e demanda por renováveis. “A OPTree é uma ferramenta de marketing verde e tecnológico que, além de entregar energia, também é totalmente alinhado aos conceitos de design sofisticado e inovação”, diz.

 

Árvore solar
A área externa do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, conta com uma peça instalada e em funcionamento – Divulgação

 

“Já levamos a OPTree para diversos eventos de sustentabilidade e tecnologia, como uma feira na Alemanha, a exposição “Inovanças” no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em evento da Natura “Diálogos sobre a nova economia”. E também teremos outras instalações expressivas previstas ao longo do ano de 2017”, conclui Verena.

 

Clique nas imagens abaixo para ampliar

A primeira versão da árvore solar OPTree está concorrendo a um prêmio mundial de inovação na maior feira de eletrônica orgânica do mundo, a LOPEC, na Alemanha. O produto já está disponível no mercado e as pessoas podem usufruir dessa novidade no dia a dia de todas as cidades.

 

Vai construir ou reformar?

Guia de Produtos

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos ganha projeto exclusivo de energia solar

O primeiro do Brasil provido de energia solar, Parque Villa-Lobos foi o escolhido para a …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *