Últimas Notícias

As vantagens na opção por lavadoras de alta pressão

lavadoras de alta pressão
Picasa

As vantagens na opção por lavadoras de alta pressão

Um olho na economia hídrica e o outro na higienização: lavadoras de alta pressão podem consumir até 80% menos de água se comparadas a mangueiras convencionais

A crise hídrica dos últimos anos que ainda assola diversos estados brasileiros, como Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, requer racionamentos e soluções práticas, como o reuso da água. Você, leitor, deve lembrar bem de décadas passadas. Eram bastante comuns alguns hábitos completamente inconvenientes, por exemplo, ao lavar o carro, o jardim ou a calçada, a mangueira era deixada aberta por muitas pessoas, desperdiçando litros e mais litros de água.

Os anos se passaram e as políticas públicas e a conscientização acabaram com tais costumes. Foi no mesmo contexto que se destacaram e continuam se destacando equipamentos inovadores, como as lavadoras de alta pressão. O equipamento, ideal para a manutenção de ambientes salubres, tem inúmeras opções disponíveis no mercado, com variados fabricantes.

Há máquinas tanto para o uso residencial quanto o profissional. A linha profissional remete a limpeza de grandes áreas, como pátios, garagens e estacionamentos. Já a linha residencial pode ser aplicada na lavagem de carros, piscinas, quintais, paredes externas e telhados. São versáteis e contam com uma ampla gama de acessórios, como escovas, esponjas, pistolas, prolongadores, tubeiras, etc. A alta pressão faz com que pouca água se transforme num potente jato.

 

lavadoras de alta pressão
Menor esforço físico e tempo de execução estão entre as vantagens da máquina

 

Comparação (na média) entre lavadoras de alta pressão de linhas residencial e profissional*

 

Linha Residencial

Linha Profissional

Pressão Nominal (de Trabalho)

Entre 1000 e 1400 psi

Entre 1300 e 3500 psi**

Comprimento da Mangueira

Entre 5 e 7 m

Entre 8 e 20 m

Vazão

Entre 300 e 420 L/h

Entre 420 e 1200 L/h


* Inúmeras opções disponíveis. A média não as representa completamente. O usuário precisa saber a aplicação e checar de acordo com a embalagem

** Há modelos especiais que podem chegar a até 7000 psi

Este potente jato, no entanto, criou uma visão negativa por parte da sociedade. Uma visão invertida, aliás, que gerou uma relativa dúvida no mercado. “A água sai por um bico fino, fazendo um barulho alto. Esse barulho do jato d’água dá a impressão de que lavadoras de alta pressão gastam muita água”, afirma Antonio Luis Francisco (PJ), diretor da Câmara Setorial de Máquinas da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

 

lavadoras de alta pressão
Antonio Luis Francisco – ABRALIMP

 

No entanto, a realidade é exatamente o contrário disso, o que garante um potencial de mercado muito grande. “A lavadora pega a água da torneira, aumenta consideravelmente a pressão e diminui a vazão comparada a uma mangueira convencional. Com essa pressão maior, a limpeza é mais rápida, ou seja, o tempo é muito menor para lavar uma piscina, por exemplo, do que se fosse utilizada uma mangueira”, completa. Para efeitos de conhecimento, uma mangueira tem pressão aproximada de 60 psi, enquanto a pressão nominal de uma lavadora residencial é de cerca de 1200 psi.

 

lavadoras de alta pressão
Karcher – Divulgação

 

Especialmente modelos da linha residencial podem gerar uma economia de até 80% de água, se comparados à vazão de uma mangueira tradicional. Lavadoras de alta pressão residenciais, em média, têm vazão de 300 L/h. O caráter sustentável da máquina não para por aí. “São quatro grandes fatores positivos. Além da economia de água e de tempo, há a redução do uso de produtos químicos e de esforço físico. O usuário acaba não precisando utilizar uma vassoura para esfregar, por exemplo. A lavadora faz o exercício físico em seu lugar”, relata Francisco.

A questão de consumo de energia acaba não tendo comparação. Mangueiras não gastam energia, diferentemente das lavadoras. Apesar disso, o custo por metro cúbico de água é superior ao custo de energia elétrica.

 

 

Outro ponto sustentável pode ser encontrado em máquinas da linha profissional. Há opções com água quente ao invés de água fria, que facilitam a limpeza de ambientes gordurosos ou com graxa. “São ideais para limpar uma cozinha industrial, um frigorífico ou uma oficina mecânica”, comenta Francisco. Os modelos podem utilizar querosene, óleo diesel ou etanol.

 

lavadoras de alta pressão
JACTOCLEAN – J15000H ECO

 

Com a opção por etanol, a máquina ganha mais uma alternativa sustentável. Com patente registrada e a fabricação da J15000H ECO há alguns anos, a JactoClean tornou-se a primeira empresa no mundo a utilizar o etanol como combustível para o aquecimento da água.

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

economizar água

6 equipamentos indicados para economizar água na limpeza

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional dá dicas que garantem formas de limpar mais …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *