sábado , 17 fevereiro 2018
TEM NEWS

Automação: Honeywell apresenta soluções com foco em sustentabilidade

automação
Automação residencial – Bang & Olufsen

Automação: Honeywell apresenta soluções com foco em sustentabilidade

Aliar tecnologia a métodos que possibilitam o comando e automação de inúmeros recursos, sejam eles residenciais, prediais, comerciais, públicos ou corporativos, permite descomplicar o dia a dia e tornar os processos mais econômicos e sustentáveis. Assim como mostramos em matéria especial publicada aqui no site, o lado bom da automação é que não faltam opções de modernas, cada vez mais acessíveis e que garantem qualidade de vida, segurança e compensação financeira.

Durante a 7ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, realizada em São Paulo no mês de agosto deste ano, o TEM Sustentável conheceu a Honeywell, empresa global de tecnologia. Os produtos e serviços do seu departamento de “Soluções de Controle e Automação” são voltados ao segmento de automação predial e sempre pensados e lançados no mercado com foco total em sustentabilidade e com vistas a proporcionar eficiência energética a diferentes tipos de edificação.

 

Recursos de automação fornecidos pela Honeywell

automação
Automação predial – Innovative Automation Concepts

 

Aqui no Brasil, são várias as técnicas e inovações aplicadas pela marca no setor de automação com o objetivo de aumentar o desempenho das construções, cuidar do meio ambiente e proteger pessoas, bens e serviços. Para isso, a empresa investe em constantes aperfeiçoamentos e soluções, o que resulta em edifícios com menos custos de manutenção, em obras sustentáveis que oferecem a moradores e/ou profissionais maior conforto e em indústrias capaz de produzir mais por menos.

Segundo Cintia Sanches, gerente de desenvolvimento de negócios da Honeywell do Brasil, a empresa conta com recursos modulares e de controle em que o morador pode monitorar automaticamente alguns parâmetros de sua residência. “Dentre eles, é possível administrar ar-condicionado, iluminação, energia elétrica e utilidades gerais de forma a ter uma gestão completa e bem mais eficiente das ações”, observa Cintia. A gerente também destaca que com os produtos Honeywell o usuário pode realizar a medição e realimentação de seus sistemas.

 

automação
Cintia Sanches – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Honeywell

 

Ou seja, nossos equipamentos de automação programam esses sistemas ‘dizendo’ o que eles devem fazer. É possível, por exemplo, escolher quando um prédio deve ligar e desligar ou diminuir a sua iluminação em um determinado período, o que leva à independência da ação humana e elimina falhas, como possíveis esquecimentos que gerariam gastos, ocasionando economia de energia”. Já no caso da energia elétrica e hidráulica, é possível prever ações, realizando uma medição paralela à da concessionária para avaliar o quanto variam os gastos.

 

automação
Linha de Controladores Spyder da Honeywell – Oxy-Pró

 

Os métodos de automação da Honeywell ainda incluem:

– Soluções de construção: com serviços de energia, segurança de pessoas e patrimônios e controle integrado do gerenciamento de edifícios.

– Sistemas de sensores: com sensores, interruptores e dispositivos optoeletrônicos.

– Tecnologia em hidráulica e aquecimento: eficaz e econômico abastecimento de água potável e sistemas de aquecimento para uma casa inteligente.

– Soluções de arrefecimento: os produtos da Honeywell são voltados a aplicações de refrigeração, ar-condicionado e bombas de calor.

– Controle de combustão: sistemas de automação compostos por equipamentos caloríficos e para plantas de queima de gás e petróleo, caldeiras de aquecimento central, padrões de aquecimento urbano e dispositivos de processamento de água, gás e ventilação.

 

automação
Painel VISTA da Honeywell – Divulgação

 

O que é e como funciona a automação?

Em geral, um sistema de automação para edificações é aquele que gerencia determinadas atividades de forma autônoma e automática. Isso ocorre graças a interferência de mecanismos eletrônicos e mecânicos, criados de forma inteligente e intuitiva, justamente com a finalidade de fazer com que a interferência humana seja mínima ou desnecessária. Das ações possíveis de serem controladas pela automação, estão as já citadas e trabalhadas pela Honeywell, como iluminação e climatização, além de áudio, eletrônicos, telefonia, cortinas, irrigação etc.

Em seu livro “Residências Inteligentes”, Caio Augustus Morais Bolzani, doutor em Ciências, mestre em engenharia elétrica e engenheiro eletricista, explica que o principal fator a se considerar em um projeto de automação é o planejamento do sistema de informação. “A partir da perfeita estimativa do que ele será, podemos prever como se comportarão os aspectos fundamentais da residência: integração, interoperabilidade, engenharia e infraestrutura inteligente”, enfatiza o autor.

 

automação
Exemplo de como as camadas de uma rede doméstica trabalham conjuntas – Livro Residências Inteligentes

 

Imóveis residenciais, comerciais e industriais que façam uso da chamada engenharia de automação em suas construções não só se inserem no universo de arquitetura sustentável, por permitirem a redução de gastos e eficiência, como proporcionam diversos outros benefícios. Conforto a moradores e visitas, aumento e melhoria na produção de insumos, otimização de tempo e tarefas, sofisticação, segurança e flexibilidade estão entre os principais.

 

Na seção Equipamentos, você encontra outras alternativas e tecnologias sustentáveis indicadas pelo TEM para a sua construção. Confira!

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Caçamba trituradora

Caçamba trituradora MB Crusher a serviço da educação em Doha

Caçamba trituradora BF90.3 está ajudando a construir uma escola para os filhos dos funcionários da …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *