TEM NEWS

Caçambas trituradoras eliminam partes do processo e otimizam tempo

caçambas
Caçamba Trituradora em ação – Foto Archiprodutcs.com

Acopladas a máquinas, caçambas realizam a trituração numa só operação, executando o mesmo trabalho de um britador de mandíbulas

Para executar a trituração de materiais desejados no local ao mesmo tempo em que eles são recolhidos, as caçambas trituradoras são ideais, ainda mais quando a frase “tempo é dinheiro”, atribuída a Benjamin Franklin, faz mais sentido do que nunca. Às empresas que buscam otimizar o tempo e eliminar partes do processo de operação, as caçambas podem representar o ajuste necessário. Elas funcionam tal qual um britador de mandíbulas.

Com as caçambas aplicadas, a escavadeira não mais precisa ser utilizada para transportar e alimentar o equipamento com o material ser britado, além de a britadeira poder ser dispensada. “É um implemento hidráulico concebido a partir da tradicional tecnologia de britagem com mandíbulas, com algumas modificações”, afirma Massimo Parlato, CEO da MB Crusher do Brasil. A empresa desenvolveu em 2001 a primeira caçamba trituradora do mundo, com o modelo 90.3, cuja patente EP 1532321 B1 foi obtida no ano posterior. Clique aqui para mais infos e confira no vídeo abaixo o equipamento em operação.

 

Vídeo

 

caçambas
Massimo Parlato, da MB Crusher

“O sistema possibilita reutilizar materiais inertes, sem ter que levá-los a um aterro. Isso reduz os custos de eliminação, enquanto permite a produção de diversos tipos de agregados que podem ser utilizados até mesmo diretamente na obra”, completa. O reaproveitamento desses materiais é, provavelmente, o apelo sustentável mais claro na utilização das caçambas trituradoras. Isso, além da versatilidade das caçambas e consequente redução de gastos, referente à manutenção, combustível, mobilização, frete etc.

Caçambas britadoras são equipadas num geral com mandíbulas, com uma operação mais limitada à trituração de rocha, material de concreto e entulho, enquanto as processadoras, equipadas com eixos rotativos, podem operar com solo contaminado com entulho, argila, lodo, trituração de vidro, PVC, entre outros. Os modelos variam e podem ser acoplados a diferentes tipos de máquinas, como escavadeiras hidráulicas, carregadeiras e retroescavadeiras, por exemplo.

 

caçambas
Modelo BF120.4 MB Crusher acoplado a uma escavadeira hidráulica Daewoo, operando na Espanha

 

A MB Crusher possui uma gama também bastante completa para atendimento de diferentes tipos de mercados. “Dependendo do modelo, podemos complementar com acessórios para melhorar o desempenho e a produção, como engate rápido, separador de metais e nebulizador para a redução da poeira resultante da britagem”, lembra Parlato. “Nossas caçambas trituradoras podem britar diretamente no canteiro qualquer tipo de material, inclusive de alta dureza, com exceção do ferro. Ele é triturado e carregado em caminhões ou reutilizado no mesmo local da obra, acelerando a operação”.

 

caçambas
Anastacio Souza, da JCB

“São múltiplas aplicações. Elas podem ser utilizadas em pedreiras, empresas de mineração, reciclagem, no setor de concreto, usinas de reciclagem etc”, comenta Anastácio Souza, gerente de Peças da JCB Brasil, cujas máquinas visam a economia de combustível, a diminuição de poluentes e resíduos e a fácil manutenção.

Com uma engenharia desenhada para projetos especiais, a JCB garante a particularidade de cada modelo. “Em relação às caçambas trituradoras e visando o consumo de energia e melhor aproveitamento da capacidade e força da máquina, desenvolvemos para cada modelo de escavadeira hidráulica um tipo de caçamba trituradora”, ressalta Souza.

 

caçambas
Caçamba trituradora JCB em operação com rochas

 

Já a Máquina Solo representa no Brasil duas marcas, a finlandesa ALLU e a austríaca Hartl. “A Hartl possui conceito de engenharia aplicada. Os modelos são altamente robustos e têm um foco bem direto na reciclagem de entulho e mineração, quase que exclusivamente em resíduos de materiais sólidos. Limitam-se à presença de solos úmidos ou materiais pegajosos”, explica Maycon Pereira, diretor de Mineração e Meio Ambiente da Máquina Solo.

 

caçambas
Modelo HBC 1250 Hartl em operação, representado no Brasil pela Máquina Solo

 .

caçambas
Maycon Pereira, da Máquina Solo

“A ALLU, além de fazer o trabalho de reciclagem de entulho e de mineração, possui também a parte ambiental, para remediação de solo e outros tipos de resíduos, como sólidos urbanos, orgânicos e madeira. São caçambas mais versáteis. Apenas para ilustrar a diferença de mecanismo, o fato de a caçamba ALLU trabalhar com eixos rotativos permite a ela tanto peneirar quanto triturar os materiais”, complementa Pereira.

 

Vídeo

 

No Brasil, o conceito ainda está em fase inicial, apesar de não embrionário. Uma exceção à regra é a indústria de mineração, onde tal tipo de alternativa já é reconhecida nacionalmente. “Ainda assim, as mineradoras daqui não têm muito acesso, pois não são fabricados nacionalmente. Nós viabilizamos equipamentos de tecnologia de ponta. Trazemos para o Brasil, implementamos e oferecemos o serviço de pós-venda”, conta Pereira.

 

caçambas
Caçamba da Série M, desenvolvida pela ALLU para o setor de mineração

 

“Em países como Alemanha, EUA e Inglaterra existe sim um maior reconhecimento. No Brasil são poucas as empresas que investem em caçambas trituradoras ou mesmo em acessórios que proporcionem uma ampla gama de aplicação”, diz Souza da JCB.

Isto nos indica uma maturidade maior fora do país em relação ao uso deste equipamento. Entretanto, sem dúvida que há um potencial de crescimento latente no mercado nacional e que no momento em que a economia voltar ao eixo normal, quem já estiver se estabelecido por aqui vai levar vantagem!

 

Esta matéria é patrocinada por:

 

 

 

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Controladores

Controladores de carga, o meio-campo da voltagem nas baterias

Com a função de evitar sobrecargas e descargas excessivas, controladores preservam e prolongam vida útil …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *