TEM NEWS

Canaletas aparentes ajudam sustentabilidade nas construções

canaletas aparentes
Imagem padronagem – Valemam

Canaletas aparentes ajudam sustentabilidade nas construções

Quando se dá início a uma obra, seja ela construção ou reforma, normalmente surge o problema de como conduzir com segurança, economia e bom gosto os cabos que levam aos seus destinos eletricidade, dados, voz e imagens. Uma solução cada vez mais presente quando se trata de solucionar a questão de maneira decorativa e funcional é a utilização das canaletas aparentes. Al[em de cumprir todos esses requisitos, as canaletas aparentes têm a virtude de serem, quase sempre, plenamente sustentáveis: elas normalmente são feitas ou de PVC ou de alumínio, materiais plenamente recicláveis.

Nos dois casos, o saldo do impacto sobre o meio ambiente parece ser positivo. A preocupação com o desenvolvimento de construções ecologicamente corretas e auto sustentáveis está crescendo cada vez mais no país, segundo atesta o Green Buildings Council (GBC-Brasil), uma ONG internacional dedicada a promover a adoção de práticas sustentáveis na construção civil. Canaletas aparentes de alumínio produzidas pela empresa Valemam – membro do GBC Brasil – estão presentes no primeiro prédio reconhecidamente “verde” do país, uma agência do antigo Banco Real na Granja Viana, em Cotia (SP), inaugurada em 2007.

Fabricantes de canaletas de PVC, por sua vez, também ressaltam as vantagens ambientais do uso desse material. O PVC tem alto grau de aproveitamento de resíduos pós-consumo. Apenas 12 por cento dos produtos de PVC são considerados descartáveis, ou seja, têm vida útil inferior a dois anos de uso. O volume sobe para 24 por cento nos casos de vida útil entre dois e 15 anos e 64 por cento acima dos 15 anos. As canaletas de PVC têm outro trunfo: podem ser pintadas em várias cores, harmonizando-se, assim, com a decoração que se deseja ser dada ao ambiente.

 

canaletas aparentes
Detalhe acessórios e tomadas

 

Os especialistas têm algumas recomendações quanto à instalação das canaletas aparentes: deve ser dada atenção especial à manutenção e limpeza, por exemplo, pois elas podem ficar feias ou estragar por acúmulo de sujeira e, dependendo do material usado, tomar cuidado com os efeitos da maresia em áreas de litoral. Eles sugerem, também, que fios elétricos e cabos de transporte de dados – telefone, internet – fiquem em tubulações diferentes, para que um não atrapalhe o outro no caso de ser necessário um trabalho de manutenção.

Como estilo de decoração, as canaletas aparentes surgiram em Nova York, na década de 1950, com o nome de “decoração industrial”, quando galpões em que funcionavam fábricas foram convertidos em grande escala em prédios com pequenos apartamentos para pessoas que moravam sozinhas ou casais. Para poupar tempo e trabalho, foram mantidas as canaletas por onde passavam os fios elétricos das fábricas. Foi criada assim uma tendência que, aparentemente, veio para ficar – e aumentar a sustentabilidade nas construções.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

A reciclagem de entulho e o empreendedor despreparado

Já escrevi aqui sobre o interesse de muita gente na reciclagem de resíduos da construção, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *