TEM NEWS

Cerâmica Portinari recebe selo verde pelas boas práticas ambientais

Selo Verde
Selo Verde – Divulgação

Conferida pelo jornal do Meio Ambiente de São Paulo, a certificação Selo Verde atesta empresas que possuem responsabilidade ambiental

A Cerâmica Portinari, umas das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil, acaba de receber a certificação Selo Verde, emitida pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, organização que atesta a qualidade ecológica e socioambiental de empresas que atendem aos requisitos de boas práticas ambientais.

Para obter a certificação Selo Verde, a organização realiza análise junto às secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Ministério de Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, Prefeitura e outras instituições ligadas ao meio ambiente, e a Cerâmica Portinari foi citada por esses órgãos pelas boas práticas ambientais que realiza. Os critérios de avaliação foram: Água e efluentes, energia, Matérias-primas e resíduos, Emissões atmosféricas e Educação Ambiental.

“Pelo segundo ano consecutivo somos agraciados com a certificação Selo Verde. Isso mostra que estamos no caminho da sustentabilidade produtiva, levando as melhores práticas ambientais para nossa empresa”, diz Mainar Allgaier, Supervisor de Meio Ambiente da Cerâmica Portinari.

 O certificado Selo Verde foi criado em 2015 e atesta anualmente 350 empresas. O certificado tem validade de 1 ano.

 

Selo Verde
Aplicação do Bio Tech, piso 100% reciclado da Cerâmica Portinari – Divulgação

 

Cerâmica Portinari e o meio ambiente

A Cerâmica Portinari tem entre suas premissas o dever de minimizar os impactos negativos ocasionados pela fabricação de seus produtos e sempre utiliza as melhores técnicas para controle do processo, com adoção de um sistema ambiental baseado na norma ISO 14.001, e certificação sustentável de seus produtos.

“Em nossas unidades industriais, utilizamos alguns dispositivos para minimizar o impacto ambiental de nossos processos produtivos. Temos um programa complexo de gerenciamento de resíduos sólidos, propiciando o reaproveitamento, logística reversa e reciclagem dos nossos resíduos. Todos os efluentes líquidos são tratados e reaproveitados no processo produtivo, além do tratamento das emissões atmosféricas contribuindo para atendimento dos padrões legais”, explica o Supervisor de Meio Ambiente da Cerâmica Portinari.

 

Selo Verde
Processo de produção na Portinari – Divulgação

 

Além dessas práticas, a empresa mantém um programa de monitoramento ambiental, abrangendo ruídos, emissões atmosféricas e seus recursos hídricos. O comprometimento com as questões ambientais vai além, abrangendo também os fornecedores de matérias primas, garantindo a sustentabilidade do processo desde a extração das argilas até a expedição final dos nossos revestimentos cerâmicos.

Todo esse esforço da empresa é compartilhado com seus mais de 2.000 funcionários, divididos nas três unidades industriais, por meio de campanhas educativas e a realização de seminários internos. Todos esses cuidados com os parâmetros ambientais tornam a empresa a única do setor a possuir produtos que pontuam na certificação LEED, concedida pela Scientific Certification System – SCS.

 

Fonte: MD Assessoria & Comunicação / Ana Cláudia Dantas

 

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

Abrecon

Setor de destinação de resíduos da construção discute alterações da resolução CONAMA nº 307

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON, em …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *