TEM NEWS

Certificação LEED: condomínios que ganharam fama no Brasil

Certificação LEED
 Vista aérea de Ilha Pura

Conhecemos condomínios sustentáveis de destaque no país e reunimos, a seguir, as técnicas que os fizeram conquistar a certificação LEED. Acompanhe!

Inspirações são sempre bem-vindas, especialmente quando se trata de arquitetura, construção civil e projetos sustentáveis. E para isso, os empreendimentos que apresentaremos aqui podem ser grandes aliados! São condomínios corporativos, escritórios e até mesmo um bairro nascidos por meio de planejamentos que resultaram em estruturas modernas, saudáveis e, sobretudo, sustentáveis. Todas, detentoras de um dos selos ambientais mais importantes para o setor: a certificação LEED® do Green Building Council Brasil.

A sustentabilidade e gestão ambiental idealizadas e executadas na criação os tornaram referência no mercado e tiveram como apoio a consultoria da Sustentech, empresa que oferece soluções em arquitetura e engenharia para a melhoria do desempenho de edificações. Seu diretor, o engenheiro Marcos Casado, afirma que “a Certificação LEED® cedida aos condomínios favoreceu a competitividade, enquanto os processos construtivos contribuíram social e ambientalmente e reduziram significativamente os custos operacionais”. Clique aqui e baixe o infográfico explicativo do GBC Brasil sobre certificação LEED®.

Desde que foram, de fato, certificados pelo GBC Brasil, os empreendimentos passaram a integrar uma estatística que só tem crescido por aqui. De acordo com dados recentes da entidade, no último ano foram 1.224 registros acumulados, com 80 certificados expedidos somente em 2016. Assim como comprovam os condomínios que conhecemos, São Paulo foi o Estado com o maior número de edificações registradas, somando um total de 644, enquanto o Rio de Janeiro vem atrás, com 213 pedidos do certificado.

 

Certificação LEED
 Exemplo de certificado LEED, concedido ao Bradesco Seguros Alpha Building

 

Com o auxílio de suas construtoras, incorporadoras, administradoras ou da gestão dos próprios prédios, nos foram cedidas informações valiosas sobre a construção sustentável adotada e os critérios para Certificação LEED® atendidos. sobre o assunto Conheça-os abaixo e entenda o que levou cada um a se tornar um Green Building de sucesso!

 

Edifício The One

Certificação LEED® EB O+M – Silver

 

Certificação LEED
 Edifício The One

 

Categoria: Operação e Manutenção de Edifícios Existentes

Local: São Paulo, SP

Técnicas seguidas: Para transformar o edifício em um dos condomínios mais sustentáveis da cidade, foram respeitados processos de transporte, controle de enchentes, consumo de água e energia, gestão de resíduos e qualidade do ambiente interno, além de estratégias especiais empregadas durante a obra. Essas últimas compreendem ações que evitaram a contaminação do solo, da água e do ar; o uso de materiais com matéria-prima reciclada; e o envio do entulho para áreas que permitiram a sua reutilização. Os principais detalhes do projeto incluem, entre vários outros:

  • Construção em local com rica malha de transporte público.
  • Vestiários e bicicletário seguros.
  • Vagas preferenciais aos proprietários de veículos com baixa emissão de poluentes e baixo consumo de combustível.
  • Cerca de 900 m² de áreas permeáveis com vegetação de espécies nativas ou adaptadas.
  • Preservação de parte da água pluvial em reservatórios que, após filtragem, é utilizada para irrigação de áreas verdes.
  • Instalação de dispositivos economizadores, como vasos sanitários de duplo acionamento, torneiras automáticas e redutores de vazão.
  • Sistema de automação predial que controla todas as funções do prédio, como iluminação, ar-condicionado das áreas comuns, ventiladores, controles de acesso etc.
  • Fachadas de alta eficiência.
  • Depósito central exclusivo para acondicionamento de resíduos recicláveis.
  • Tintas e revestimentos com baixa concentração de COV (compostos orgânicos voláteis).

Custos/benefícios: Dentre os principais, estão: os ambientais, com a proteção dos ecossistemas, melhora da qualidade do ar, redução de resíduos sólidos e conservação dos recursos naturais. Os econômicos, com a melhoria da produtividade, otimização da performance econômica do prédio e agregação de valor ao empreendimento. E para a saúde e comunidade, com a melhoria do ar e da temperatura dos ambientes internos.

 

NIVEA Office Brazil

Certificação LEED® CI – Gold

 

Certificação LEED
 04 – Interior sustentável – Nívea Office Brazil- Divulgação

 

Categoria: Interiores Comerciais

Local: São Paulo, SP

Técnicas seguidas: A nova da NIVEA buscou mudanças que não só inserissem o edifício entre os condomínios verdes de maior destaque nacional, como melhorassem os espaços para as pessoas e o meio ambiente, diminuindo ao máximo o impacto ambiental. Segundo Igor Oliveira, responsável pelo departamento de Sustentabilidade & Administração Interna da Beiersdorf, empresa da qual a maca faz parte, foram adotados os seguintes produtos e medidas na construção do prédio:

  • Instalação de dispositivos de água mais econômicos e sensores de luminosidade e presença.
  • Contrato de dois anos para a compra de certificados de energia verde equivalentes a 100% do consumo estimado de eletricidade.
  • Sistema de ar-condicionado de alta eficiência energética (VRF – Variable Refrigerant Flow / Fluxo de Refrigerante Variável).
  • Adoção de equipamentos eletrônicos com certificação Energy Star, ou seja, mais eficientes.
  • Implantação de coleta seletiva, sendo que cerca de 90% dos resíduos gerados durante a construção foram reciclados.
  • Compra de pisos, materiais e móveis de madeira com selo FSC (Forest Stewardship Council/Conselho de Manejo Florestal).
  • Preferência por materiais extraídos ou localmente produzidos (até 800 km de distância) e com conteúdo reciclado.

 

Certificação LEED
 Nívea Office Brazil – Divulgação

 

Custos/benefícios: Oliveira destaca que a construção sustentável do escritório proporcionou aos ocupantes, economia e meio ambiente uma série de benefícios, dos quais: a redução de mais de 40% no consumo da água; a diminuição de 15% no consumo de energia com a iluminação; e bem-estar por meio do contato com a luz do dia em cerca de 95% dos espaços, que têm vista para o exterior; dentre outros.

 

Bradesco Seguros Alpha Building

Certificação LEED® NC – Gold

 

Certificação LEED
 Torre Alpha Building da Bradesco Seguros – Divulgação

 

Categoria: Novas Construções

Local: Barueri, SP

Técnicas seguidas: Para se tornar um prédio inteligente e sustentável, o escritório do Bradesco Alphaville é um dos condomínios que aplicou os princípios da sustentabilidade antes, durante e depois de suas obras. Com 80 mil metros quadrados e 18 pavimentos, o empreendimento integra lajes corporativas e comerciais, tendo, ainda, um shopping, heliponto e amplo estacionamento. Os requisitos cumpridos pela BSP Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo Green Building, foram divididos em três principais tópicos:

  • Espaço sustentável” – Foi elaborado e implementado um Plano de Controle de Erosão e Sedimentação de forma a reduzir a poluição gerada pelas atividades de construção, em conformidade com a norma EPA Construction and General Permit 2003. Destaque para a adoção de lava-botas, lava-bicas e lava-rodas para veículos durante a fase de obras; umidificação para evitar a geração de poeira no canteiro; armazenamento correto dos combustíveis e “corpos de prova” de concreto; entre outros procedimentos.
  • Gerenciamento dos resíduos da construção” – O plano foi desenvolvido de forma a destinar para recicladoras 96% dos resíduos, como entulho, papel, plástico, metal, madeira, gesso e outros, sendo que apenas 4% teve aterros como destino.
  • Créditos de prioridade regional” – Foi privilegiada a compra de materiais no comércio local. Do total, 68% dos materiais empregados no condomínio foram adquiridos de fornecedores do entorno da obra, garantindo um desempenho exemplar.

 

Outras práticas ficaram por conta da iluminação artificial planejada para garantir performance adequada; do tratamento e reaproveitamento de águas cinzas; sistema de gerenciamento de tráfego dos elevadores; vidros com excelentes índices de desempenho térmico e luminoso; uso de esquadrias estanques; e adoção de descargas com acionamento independente para líquidos e sólidos e de torneiras temporizadoras.

Custos/benefícios: As medidas levaram a uma alta eficiência no uso da água, com redução de 54% no consumo de água potável e de 100% no seu uso para a irrigação, e uma economia energética de aproximadamente 60%, graças à energia acumulada e reaproveitada nos elevadores e ao reaproveitamento do ar refrigerado dos andares. Sem contar a melhora na qualidade de vida de funcionários e visitantes.

 

Ilha Pura | Vila dos Atletas

Certificação LEED® ND

 

Certificação LEED
 Parque Ilha Pura no Rio de Janeiro – Divulgação

 

Categoria: Desenvolvimento de Bairros

Local: Rio de Janeiro, RJ

Técnicas seguidas: Primeiro da América Latina a receber o selo LEED® em tal categoria – além do selo AQUA-HQE Habitacional Bairros e Loteamentos e o selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal – o empreendimento é um bairro totalmente planejado, que tem a sustentabilidade como principal pilar de desenvolvimento, tendo sido implantada desde a instalação do canteiro de obras. O terreno, que tem 800 mil m² de área, sete condomínios e 3.604 apartamentos distribuídos em 31 edifícios, abrigou os atletas durante os jogos das Olimpíadas Rio 2016. O Parque Ilha Pura é outro de seus atrativos e promove a integração entre os moradores e a natureza, o incentivo ao uso de bicicletas e a convivência ao ar livre. Conforme apontado por Cláudio Zafiro, diretor do Ilha Pura, os métodos sustentáveis do bairro incluíram:

 

  • Monitoramento das emissões de gases de efeito estufa gerados pela obra e pela cadeia de suprimentos, além de planejamento para a redução das emissões de GEE com metas para cada fase da obra.
  • Instalação de duas unidades de produção no canteiro de obras, evitando assim o uso de combustível para o transporte do material em caminhões.
  • Cerca de 10 mil m² de telhados verdes, que abrangem os prédios e a cobertura das edificações do parque.
  • Uso de placas solares para aquecimento da água.
  • Reaproveitamento de 204.583 m³ de resíduos, o que corresponde a 85% do total do volume gerado na construção, além de 26.421 m³ de resíduos orgânicos destinados à compostagem.
  • Criação de uma estação de tratamento de água que permite reaproveitar a água proveniente de processos domésticos.
  • Otimização dos projetos de iluminação, com a substituição de lâmpadas comuns por LEDs nas áreas comuns.
  • Execução de projetos de automação, incluindo sensores de presença e setorização da iluminação das garagens.
  • Instalação de 159 elevadores com sistema regenerativo de energia.
  • Utilização de 120 mil m² de vidros semi-reflexivos, que reduzem a entrada do calor e da incidência de raios solares.
  • Emprego de totens de carregamento de veículos e bicicletas elétricas.
  • Presença de dois ecopontos (pontos de entrega voluntária de resíduos) e lixeiras que possibilitam a coleta seletiva.
  • Adaptação dos apartamentos à acessibilidade.

 

Certificação LEED
 Vista de Ilha Pura – Divulgação

 

Custos/benefícios: Assim como ocorre com praticamente todos os condomínios ditos sustentáveis, o Ilha Pura ganhou em economia de água e eletricidade, além de possibilitar a inclusão e conscientizar seus usuários sobre a adoção de práticas mais responsáveis, como o uso de transporte coletivo e a reciclagem. O vídeo abaixo mostra, em detalhes, os princípios e vantagens da construção do bairro, do planejamento à operação. Confira:

 

 

Lembre-se que o processo de certificação de condomínios inicia-se antes de suas obras e o seu término ocorre cerca de oito meses após a conclusão das construções. Envolve uma série de documentos a serem preparados, procedimentos e treinamentos com funcionários, tudo muito bem planejado para que a pontuação desejada seja efetivamente alcançada. Se você ou a empresa onde você trabalha pensa em registrar um projeto como sendo sustentável, clique aqui, saiba tudo sobre o selo e conheça as etapas para obtenção da Certificação LEED®.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Ações sustentáveis

Ações sustentáveis adotadas no Malai Manso minimizaram o impacto ambiental

Monitoramento e manutenção da fauna terrestre, controle de erosão e assoreamento e o uso de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *