TEM NEWS

Concreteira de Tambaú inova por adotar soluções sustentáveis

concreteira
Fit Concreto – Divulgação

Concreteira de Tambaú inova por adotar soluções sustentáveis

A FIT Concreto, concreteira localizada no município paulista de Tambaú e conhecida por seu modelo de produção enxuto, com capacidade para 2.000 m3/mês de concreto dosado em centrais, passou a priorizar e se dedicar a mais uma ação: a sustentabilidade de seus processos. Para isso, inovou em seus métodos de fornecimento do concreto, sendo que a quantidade do material que volta em caminhões betoneira é de apenas 1%, enquanto a média comum do mercado é de 9%.

 

concreteira
Área administrativa da FIT abastecida com água reaproveitada e que, em breve, contará com energia solar – FOTO Massuco Fotografia

 

Segundo Eduardo Souza, diretor da concreteira, praticamente não há sobra do material e o que volta é separado como sub-base de pavimentação e em breve poderá ser adotado – desde que devidamente estudado – na produção de concreto. “O uso das sobras ainda está sendo avaliado no caso de reaproveitamento na produção de novas misturas. Temos a vantagem de ter um laboratório próprio e profissionais capacitados para analisar, com calma, essa possibilidade”, observa Souza.

 

Uso racional da água também se destaca na concreteira

concreteira
Silo horizontal móvel da FIT Concreto – FOTO Leonardo Assugeni, RCO

 

O desempenho sustentável da FIT Concreto também está na utilização consciente de recursos hídricos, em razão do layout de sua planta concebido para captação de água da chuva. Com isso, a concreteira abastece duas caixas d´água, o que totaliza uma capacidade de 20 mil litros. E um detalhe interessante: a água captada não é aplicada na produção do concreto e sim direcionada para a lavagem de caminhões e do pátio da concreteira. Ainda, antes do uso, o volume passa por uma caixa de decantação, eliminando folhas e outras impurezas.

Já á água pluvial contaminada por óleo é corretamente separada e descarta. Se pura ou obtida do uso para a eliminação do concreto residual das betoneiras, é aplicada para recirculação, aspergindo as baias de matéria-prima e irrigando os jardins da concreteira que circundam a planta. Nesse último caso, depois da decantação para separação do material, a água segue para uso nas áreas verdes. Aliás, conforme adiantado por Souza, em breve a FIT também contará com um reciclador de concreto, que irá separar os agregados residuais gerados.

Mas o reaproveitamento do recurso oriundo da chuva não pára por aí! A concreteira também criou um poço artesiano, mais uma fonte de água e que serve para abastecer outra caixa de 20 mil litros. Dela, o volume captado sai para ser usado em parte da produção e no abastecimento interno das áreas administrativas, uma vez que se trata de água limpa, devidamente analisada por laboratório de controle de qualidade. No caso do uso administrativo, a empresa de concreto separa a água numa caixa metálica de 3 mil litros.

 

concreteira
A concretaria FIT Concreto fica localizada em Tambaú, SP – FOTO Leonardo Assugeni, RCO

 

Sustentabilidade presente em outras ações

Para complementar as soluções sustentáveis, a FIT Concreto vai adotar geração solar em sua unidade, com a instalação de placas fotovoltaicas e armazenamento em baterias. A energia acumulada deve alimentar o sistema de iluminação interna da administração da concreteira e tem capacidade para fornecer até 2,3 kWh/ano. Como se não bastasse, a responsabilidade social também faz parte do projeto da unidade, uma vez que seu layout privilegia a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a concreteira, trata-se de uma planta totalmente térrea e sem desníveis entre os vários cômodos, com rampas de acesso e corrimões de apoio nas entradas. “Outra iniciativa, externa à estrutura industrial da FIT, é o apoio ao projeto Escola Craques do Futuro, uma escola de futebol com capacidade para 150 crianças e adolescentes, sediada em Tambaú e que tem como meta ser um aliado no desenvolvimento familiar e escolar dos alunos que a integram”, detalha Souza.

 

Clique aqui e conheça outros projetos e iniciativas ligadas à construção civil que buscam mais sustentabilidade aos seus negócios.

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

BIM

Plataforma BIM: benefícios e aplicações práticas

Entre as possibilidades que o BIM oferece, estão os ensaios e simulações para análises de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *