TEM NEWS

Concreto protendido reduz custos, materiais e tempo de obra

concreto protendido
 TLMix Construções – Flickr

Versátil, sustentável e ideal a grandes estruturas, concreto protendido conquista cada vez mais lugar no mercado, graças ao seu poder de tração

Um aço de protensão é tracionado e ancorado antes ou depois da concretagem, o que varia de acordo com o método a ser usado. É dessa forma que nasce o concreto protendido, técnica desenvolvida na Europa durante os anos 30 e 40, que tinha por objetivo eliminar do material suas limitações de resistência à tração, aplicando previamente ao betão um conjunto de forças especiais ou “forças de protensão”.

Aços de alta rigidez, como o CP190, são os responsáveis por dar ao concreto protendido maior durabilidade e eficiência, impedindo ou limitando possíveis fissuras. Foi desse modo que a prática tornou-se um dos artifícios mais apropriados para melhorar o comportamento das mais variadas estruturas, superior ainda que o concreto armado, já que apresenta maiores vãos na criação das chamadas lajes protendidas ou vigas de concreto.

 

concreto protendido
 A protensão permite a construção de lajes alveolares protendidas – WCH

 

Engenheiro civil especialista no assunto, Carlos Alberto Ibiapina Filho, sócio-diretor da Ativa Protensão, associada colaboradora da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, explica que existem três maneiras de executar a protensão, gerando diferentes modalidades e tipos de concreto protendido. São eles:

Pós-tracionado aderente (com aderência posterior): A armadura de protensão é colocada no interior de bainhas que a isolam do concreto, seguindo elevações pré-estabelecidas em projeto. “Após a concretagem, depois que o betão atingiu a resistência desejada, os cabos são tracionados e ancorados nas extremidades da peça, criando aderência com o concreto de modo permanente e por meio de injeção das bainhas”.

Pós-tracionado não aderente (cordoalhas engraxadas): “Os processos são idênticos ao método anterior, no entanto, o aço mantém-se permanentemente sem aderência com o betão durante toda a vida da estrutura”. É indicado a obras comerciais e residenciais, em que a fundação é do tipo radier.

Pré-tracionado (fios aderentes): É o concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é feito com o uso de apoios independentes do elemento estrutural, antes da concretagem da peça. “A ligação da armadura de protensão com os referidos apoios é desfeita após o endurecimento do material e a ancoragem é realizada somente por aderência”, acrescenta Ibiapina.

 

concreto protendido
 A cada ano, cresce o consumo do aço de protensão em obras brasileiras – Ativa Protensão

 

O que torna o concreto protendido uma opção sustentável?

concreto protendido
 Prazos e mão de obra reduzidos – concreto protendido ajuda a diminuir gastos com água, luz e terceirizados

 

Economia financeira, obras mais rápidas e menos impactos ao meio ambiente são as qualidades que mais chamam a atenção ao betão protendido quando o assunto é sustentabilidade. Para Marcos Caracas, diretor técnico da Impacto Protensão, empresa especializada na técnica de protensão não aderente, a principal vantagem está na redução de cerca de 35% do consumo de aço e concreto para as estruturas.

 

concreto protendido
 O concreto protendido consegue solucionar a parte técnica e ainda reduzir o custo final – Impacto Protensão

 

Tecnologias atuais tornam a prática uma alternativa ainda mais sustentável. Na Impacto, por exemplo, não trabalhamos somente com o concreto protendido. Contamos com o Sistema Paviplan, uma solução para as estruturas de concreto que consiste no ‘casamento’ da protensão com um sistema de formas, tornando tudo muito mais econômico, além de proporcionar maior rapidez e eliminar em quase 90% o uso de madeira nas formas”, destaca o executivo.

concreto protendido
  Sr. Helmut Holzberger – WCH

Helmut Holzberger, diretor da WCH – Weiler-C.Holzberger, fabricante de equipamentos e desenvolvedora de sistemas para a produção de pré-moldados, indica que: “a economia com protendido também existe graças à sua leveza, que influencia diretamente no transporte, ou seja, permite o uso de menos combustível. Ainda, por serem peças pré-fabricadas, passam por processos de fabricação controlados, sem desperdícios de materiais e mão de obra”.

Em relação ao investimento, Holzberger afirma que o método pode ser mais caro, porém, vale aplicação, que se recupera rapidamente. “É preciso considerar as necessidades técnicas do projeto, pois nem toda obra precisa ser pré-fabricada. Em uma construção comercial, por exemplo, o tempo, custo e qualidade compensam o investimento, uma vez que há uma considerável economia com o uso de bons materiais, em melhores condições”, afirma.

 

Segurança, flexibilidade, estética e performance

Nem só de sustentabilidade são feitos os ganhos do concreto protendido. Os especialistas concordam que o sistema também garante peças com melhor desempenho estrutural, maiores densidades e controle de deformações. Seu perfil leve é outro benefício, visto que oferece às estruturas uma aparência bela e “enxuta”, propiciando aos profissionais do setor o ganho de mais área útil, como o aumento no número de vagas de garagem.

Para eles, a protensão é uma excelente aliada a obras de grande porte e infraestrutura, como de pontes, viadutos, passarelas, parques eólicos ou uma viga protendida, além de construções habitacionais e corporativas, tanto em multipavimentos quanto em residências unifamiliares. Segundo Caracas, basta ao especialista atentar-se à aplicação do protendido, que deve ser seguida por um projeto de dimensionamento.

 

concreto protendido
 O apoio de um engenheiro estrutural é indispensável no uso de concreto protendido – Ativa Protensão

 

Nesse sentido, Carlos Alberto Ibiapina Filho lembra que há normas específicas para o emprego da técnica na construção civil. “Para a fabricação das cordoalhas, temos as normas NBR 6349, 7482 e 7483, que determinam as especificações necessárias. Para os critérios de dimensionamento e projeto, deve-se seguir a NRB 6118, que inclui todos os tipos de protensão. Já para a execução, as regras a serem obedecidas constam da NBR 14931”.

A segurança das edificações construídas com concreto protendido é ponto que merece destaque para o diretor da WCH. Em sua opinião, as características e normas aplicadas garantem a qualidade e proteção das obras, com absoluta certeza. “Prova disso são os estudos criados para aplicações da protensão em diversos cenários, inclusive, em zonas de terremoto. Vale salientar, apenas, que as tecnologias devem ser tão boas quanto o controle que se exerce sobre seu uso”, conclui Holzberger.

 

concreto protendido
 Os equipamentos da WCH são compostos por bomba e macaco automático hidráulico de protensão – Divulgação

 

Profissionais interessados em trabalhar com o material em seus projetos sustentáveis também têm na AWA Comercial uma fonte segura com um vasto portfólio de aços para protensão. A empresa fornece materiais e serviços com agilidade na entrega, entre eles monobarras, fios, fibras e cordoalhas de aço, cordoalhas engraxadas e microfibras de polipropileno, além de gabiões. Outro diferencial da marca está nos materiais educativos que produz sobre concreto protendido, gratuitamente disponíveis no site exclusivo: www.awacomercial.com.br/materiais-educativos.

 

Com o patrocínio de:

 

 

 

Acesse a seção Materiais do TEM e acompanhe as novidades do setor em produtos para tornar a sua construção mais sustentável.

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

pavimentos permeáveis

Pavimentos permeáveis possibilitam captação de água

Pré-fabricados ou moldados no local, os pavimentos permeáveis são opção para armazenamento de água de …

2 comentários

  1. Bom dia
    gostaria de saber para aplicação de lajes e vigas protendidas para execução de obras prediais, quais são os ganhos.

  2. Somos uma equipe:Engenheiros,Médicos e Técnicos (S.E.S.M.T) que se dedicam como assessores e Consultores na área de higiene e segurança do trabalho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *