TEM NEWS

Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Centro Sebrae de Sustentabilidade
Centro Sebrae de Sustentabilidade / FOTO: Rai Reis – Agência Sebrae de Notícias

As contribuições da edificação mais sustentável da América Latina para o setor da construção civil

“Um prédio que ensina”. Assim é conhecido o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), um laboratório vivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas fundado em 2010, na cidade de Cuiabá (MT), que tem por objetivo disseminar aos pequenos negócios conhecimentos em sustentabilidade. A missão da unidade é cumprida desde a estrutura, referência no tema por sua construção ambiental, social e economicamente responsável.

Com foco em inovação e empreendedorismo, o CSS atua com o mapeamento de novos métodos e práticas sustentáveis, nacionais e internacionais, de forma a elaborar políticas públicas e conteúdos gratuitos que orientem empresários para que tornem seus negócios mais eficientes sem agressão ambiental. As temáticas propostas atendem a todo o Brasil por meio do Sistema Sebrae, que por sua vez abrange e apoia cada um dos Estados.

 

Centro Sebrae de Sustentabilidade
Os eixos de atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade são baseados no chamado Triple Bottom Line – FOTO Termo de Referência CSS

 

Para a criação de seus materiais, o Centro Sebrae de Sustentabilidade leva em conta a realidade dos empreendedores brasileiros. Ou seja, baseia-se em questões como a região em que seus negócios estão localizados, os setores em que atuam, suas dimensões e, sobretudo, os possíveis impactos ambientais que geram. Dentre suas publicações, estão pesquisas, estudos técnicos, guias, infográficos, dicas, vídeos e diferentes modelos de cartilha.

 

Destaques construtivos do Centro Sebrae de Sustentabilidade

Como se não bastassem seus ensinos e ações, o CSS surpreende pelo exemplo que dá aos empresários. O moderno Espaço Sebrae de Conhecimento, onde está localizado, foi construído com base em criatividade e inúmeros conceitos da arquitetura sustentável. O valor à cultura local é um deles, visto que o espaço reproduz a habitação yawalapiti dos antigos povos indígenas de Mato Grosso. Seus arcos ogivais, paredes e cobertura são formados por concreto armado.

 

CentrSebrae de Sustentabilidade
Vista aérea do Centro Sebrae de Sustentabilidade – FOTO Divulgação

 

O Centro Sebrae de Sustentabilidade também revela os passos necessários para se adotar medidas mais sustentáveis, na prática, por meio de tecnologias simples que permitem conforto térmico e cuidado ao ambiente. Iluminação 100% natural com brises e luminárias solares, espaços abertos para ventilação pura, aproveitamento de água pluvial e preservação da vegetação nativa estão entre os processos que tornaram o prédio totalmente sustentável. Destaque, ainda, às suas miniusinas de geração de energia fotovoltaica, implantadas esse ano.

Tais condutas, aliás, renderam ao Centro Sebrae de Sustentabilidade o selo Procel Edifica em nível A por suas práticas favoráveis de eficiência energética e, mais recentemente, a certificação internacional Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) – categoria Breeam In-Use, em nível Excellent –, que atesta o desempenho ambiental de edificações como sendo benéfico ao meio ambiente.

 

Centro Sebrae de Sustentabilidade
Fachadas de vidro fazem com que o interior do CSS seja totalmente provido de iluminação natural – FOTO Divulgação

 

No vídeo abaixo, Suênia Maria Cordeiro de Souza, engenheira do projeto e gerente do CSS, e José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto responsável pela construção do Centro, explicam em detalhes cada uma das técnicas sustentáveis implantadas no laboratório, bem como sua construção. Acompanhe:

 

 

A ligação do CSS com a construção sustentável

Centro Sebrae de Sustentabilidade
As diretrizes de sustentabilidade apontadas pelo CSS são essenciais à construção civil – FOTO Prodesivo

 

Para as empresas da construção civil interessadas em adotar uma maior consciência às suas atividades, o Centro Sebrae de Sustentabilidade criou um Termo de Referência e o guia “Minha Empresa Sustentável – Para Atuais e Futuros Empresários”, compostos por uma série de recomendações voltadas à cadeia produtiva das indústrias do setor. O primeiro apresenta dados mercadológicos do segmento, enquanto o manual busca facilitar o planejamento e testar os conhecimentos práticos dos empresários na área.

 

Centro Sebrae de Sustentabilidade
Cartilha Minha Empresa Sustentável, do CSS, para a construção civil – FOTO Divulgação

 

Além deles, o Centro Sebrae de Sustentabilidade disponibiliza conteúdos com temas específicos e que, assim como os materiais didáticos de outros setores, foram embasados nas decisões da Governança Corporativa da entidade. Os Comitês Temáticos são uma de suas instâncias, formados por grupos multidisciplinares com três prioridades estratégicas, dentre elas resíduos sólidos, eficiência energética e água. Assim, os assuntos ligados à construção que também são abordados pelo CSS incluem:

– O uso eficiente de água e energia.

– A escolha consciente de materiais de construção.

– O bom gerenciamento de resíduos sólidos.

– O emprego de energia solar fotovoltaica.

– Desenvolvimento social.

 

Centro Sebrae de Sustentabilidade
Centro Sebrae – SEDUC/MT

 

Se você ainda não foi ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, clique aqui e faça um tour virtual pelo prédio. Mas não deixe de conhecê-lo pessoalmente ou procurar o serviço em seu Sebrae estadual! Além de inspirá-lo, habilitando-o a adotar ações mais sustentáveis a suas construções e futuros projetos, a sustentabilidade Sebrae e os conhecimentos disseminados pelo CSS podem contribuir para o sucesso permanente de seus negócios.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

BIM

Plataforma BIM: benefícios e aplicações práticas

Entre as possibilidades que o BIM oferece, estão os ensaios e simulações para análises de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *