TEM NEWS

Construtora adota tecnologia BIM e garante processos mais sustentáveis

tecnologia BIM
Hashtag BIM

Construtora adota tecnologia BIM e garante processos mais sustentáveis

Não é a primeira vez que a tecnologia BIM (Building Information Modeling) e seus efeitos positivos para a arquitetura verde são abordados pelo TEM. Pois cientes de seus benefícios, cada vez mais grandes construtoras têm migrado para essa nova plataforma, como é o caso da Edalco. A empresa atua com gerenciamento de projetos e execução de obras, tendo como base um modelo de negócios sustentável. Assim, desde 2015 adotou o sistema BIM 5D, figurando como uma das primeiras construtoras a agregá-lo em todos os seus processos.

Para tal, o software escolhido foi o Vico, uma solução da empresa Trimble, desenvolvedora de soluções completas de ponta a ponta voltadas a projetos de construção e que integram dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações. O sistema é o único do mercado que une a tecnologia BIM com orçamentos, cronogramas e planejamento, simultaneamente, além de haver introduzido o 5D aos projetos BIM no mercado de projeto-construção-operação (DBO).

 

tecnologia BIM
O software Vico permite fazer uso de tecnologia BIM 5D a projetos de construção sustentável – Trimble

 

Vantagens e execução

O software 5D conecta os dados dos aspectos virtuais para os aspectos físicos de um projeto de construção, fornecendo um contexto mais rico de dados para a tecnologia BIM 3D. Ou seja, torna-se o ponto de conexão que une o hardware Trimble e o conjunto de software de produtos junto de todo o ciclo de vida de DBO. Desta forma, proporciona a melhoraria da gestão de custos, ajuda a criar uma cadeia de suprimentos altamente sensível, transparente e eficiente e otimiza a programação, sobretudo, para obras de empreendimentos mais complexos.

 

tecnologia BIM
Softwares 5D como o Vico facilitam o entendimento do projeto de forma espacial – Trimble

 

Segundo a empresa, softwares 5D agregam componentes do modelo 3D com o tempo e custo relacionados às informações, permitindo que os agentes de arquitetura, engenharia e serviços visualizem a progressão das atividades e os gastos relacionados com o tempo. “O BIM-centric, metodologia de gestão de projeto, conecta escopo, custo e cronograma dentro de um ambiente visual para fornecer aos empreiteiros maior capacidade na solução de problemas de forma proativa, além de agilizar a entrega do projeto”, explicam os executivos da Trimble.

 

Tecnologia BIM 5D aplicada na prática

tecnologia BIM
Implementação da tecnologia BIM na Edalco Construtora pela ndBIM Virtual Building, distribuidor Trimble

 

A adoção do software Vico da Trimble pela Edalco ocorreu não só por ser essa uma das mais modernas ferramentas de tecnologia BIM na construção civil, mas por ser capaz de fazer, de forma simples e simultânea, o levantamento de quantidades, orçamentação, planejamento físico, controle e previsão do planejamento, simulação da sequência construtiva e relatórios. Hoje, a construtora conta com um corpo técnico capacitado próprio para uso da plataforma, tendo entregue grandes obras integralmente desenvolvidas com o emprego do sistema.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Ações sustentáveis

Ações sustentáveis adotadas no Malai Manso minimizaram o impacto ambiental

Monitoramento e manutenção da fauna terrestre, controle de erosão e assoreamento e o uso de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *