TEM NEWS

A contribuição dos softwares de relatórios de sustentabilidade para a construção

relatórios de sustentabilidade
Tennaxia

A contribuição dos softwares de relatórios de sustentabilidade para a construção

Não é de hoje que a adoção de ações mais sustentáveis está entre os pilares de grandes corporações, entre elas construtoras e indústrias envolvidas com o setor de construção civil. Porém, para que elas sejam viáveis e de fato social, econômica e ambientalmente efetivas, é essencial desenvolver os chamados relatórios de sustentabilidade, com os quais é possível seguir determinados padrões e indicadores que estabeleçam diretrizes seguras para as empresas.

Atualmente, são mais de 60 os países que passaram a gerar relatórios de sustentabilidade seguindo as orientações da Global Reporting Initiative (GRI). Entidade global sem fins lucrativos, ela criou uma plataforma mundial de medição das práticas sustentáveis de empresas e ONGs de todo o mundo. Não por acaso, é considerada por muitos a única referência internacionalmente aceita e confiável.

Em entrevista dada ao portal Planeta Sustentável, o presidente da GRI, Ernst Ligteringen, informou que trabalhar com relatórios de sustentabilidade permite a identificação, mensuração e divulgação do desempenho sustentável. “Essas informações possibilitam desenvolver estratégias de gestão futuras, melhoram o diálogo entre os acionistas e causam uma mudança de mentalidade em que o que importa não é somente o âmbito financeiro, mas também social e ambiental”, completou Ligteringen.

 

Tecnologia que ajuda a gerar relatórios de sustentabilidade no Brasil

relatórios de sustentabilidade
Slideshare

 

Para facilitar a elaboração de relatórios de sustentabilidade pelas empresas nacionais, o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (SIS) da triple bottom line manager pode ser uma ferramenta de grande utilidade e eficiência. Isso porque ela funciona como um software que permite a gestão integrada das empresas por meio de indicadores, proporcionando a governança das informações estratégicas de companhias de qualquer porte.

Com interface simples e intuitiva, além de dinâmico, de fácil preenchimento e com custo acessível, o SIS oferece a emissão ágil de relatórios de sustentabilidade e inclui parâmetros que facilitam o monitoramento de importantes índices do mercado, dentre eles o GRI. Com ele, ainda é possível às empresas eliminar gastos por sua função multiusuário, traçar metas de redução e identificar gaps de processo e padrões de consumo, garantindo vantagens competitivas.

 

O SIS e a construção sustentável

relatórios de sustentabilidade
Divulgação

 

Especialmente para o setor de construção civil e em nome de uma arquitetura sustentável, Rafael Morales, diretor da TBL Manager, explica que por meio da customização de formulários e indicadores e da emissão ágil de relatórios de sustentabilidade, o SIS permite o acompanhamento do consumo de materiais, resíduos, energia, água, itens de saúde e segurança, independentemente de localidade e dispositivo (celulares, tablets, desktops ou notebooks).

 

relatórios de sustentabilidade
Divulgação

 

“O SIS ainda propicia o controle integrado de todos os aspectos estratégicos de uma empresa, trazendo redução de custos, segurança às informações e conformidade com relação às políticas, aos processos e à gestão de riscos”. Afirmou Morales, que completou dizendo que o aplicativo mobile é outra vantagem do SIS e possibilita responder indicadores mesmo sem conexão com a internet (off-line) em obras, fábricas, fazendas, áreas de rede elétrica e grandes galpões.

 

Na seção “Materiais”, o TEM traz mais soluções e produtos modernos indicados à construção sustentável. Acesse e confira!

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Ações sustentáveis

Ações sustentáveis adotadas no Malai Manso minimizaram o impacto ambiental

Monitoramento e manutenção da fauna terrestre, controle de erosão e assoreamento e o uso de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *