sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Crianças do GRAACC se divertem e aprendem sobre sustentabilidade com o “Patrulheiros da Conservação Even”

Crianças
Crianças atendidas pelo programa Patrulheiros da Conservação Even – Divulgação

Colaboradores voluntários da Even dão aula sobre temas socioambientais e transformam visão de mundo de crianças e adolescentes atendidos pelo grupo de apoio

Atendimentos médicos de altíssimo nível é o que, anualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes obtém no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer), em São Paulo. Na brinquedoteca da sede da Organização Não-Governamental, eles podem se entreter e passar o tempo com bonecas, carros, fantasias, jogos e os mais diversos brinquedos.

Desde junho deste ano, o local passou a abrigar também o Patrulheiros da Conservação Even, projeto educativo sobre sustentabilidade desenvolvido pela Even Construtora. Na iniciativa, colaboradores voluntários da companhia utilizam o teatro de fantoches para abordar de forma divertida e dinâmica temas relacionados ao uso dos recursos naturais e a questões sociais.

Semanalmente, durante o expediente, o Patrulheiros da Conservação Even instala o seu teatro de fantoches na brinquedoteca do GRAACC para tratar de temas como “Água”, “Energia”, “Culturas & Pessoas” e “Biodiversidade”. No espaço, as crianças se divertem e se informam antes ou depois dos atendimentos. Em uma das tardes de atividades do projeto, Maria Clara, de 8 anos, assistia à peça sobre mudanças climáticas.

Estrelada pelos bonecos Tuc (um tucano muito esperto), Aninha (uma garota muito inteligente) e João (um menino bastante curioso), a encenação contava o que era, o que causava e como é possível combater as alterações no clima, consequência do aquecimento global. A pequena Maria Clara, que está em tratamento há um ano no GRAACC, achou a encenação “legal”. Já para a mãe dela foi a oportunidade de escutar pela primeira vez sobre o tema. “Achei bacana a iniciativa. A gente aprende de forma descontraída. Na escola, ela já ouviu sobre isso, mas da forma de sempre. Aqui, presta mais atenção”, conta Luana Pereira.   

O contato não é bom apenas para o respeitável público. Os voluntários saem cheios de aprendizados para a vida pessoal e profissional. Aline Guerra é colaboradora Even há mais de 4 anos e decidiu ser voluntária pela curiosidade de participar do programa. “O voluntariado me ajudou a enxergar que mesmo no trabalho podemos arrumar um tempo para ajudar e fazer o bem para o próximo. Tenho uma grande dificuldade de falar em público, mas as crianças me deixaram bem à vontade para praticar essa habilidade. Acredito ter me desenvolvido”, conta a engenheira civil.

 

Crianças
Joana Scheidecker, da Even – Divulgação

“Ficamos muito felizes com a parceria com o GRAACC pela importância da instituição e também pela oportunidade de contribuir com alegria e informação para as crianças e adolescentes”, afirma Joana Scheidecker, responsável pelos projetos de Responsabilidade Social da Even. O Patrulheiros da Conservação Even ocorre até o final do ano no GRAACC.  Além do trabalho com as crianças, a companhia desenvolve ainda o projeto Cidadão Even, voltado para os adolescentes atendidos pela instituição.

 

Sobre o programa de voluntariado da Even:

O Programa de Voluntariado da Even existe desde 2011 e já envolveu mais de 500 colaboradores. Este ano, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:

Cidadão Even: com o objetivo de contribuir para a formação de futuros profissionais e cidadãos mais conscientes, o projeto trabalha conteúdos técnicos e sobre mercado de trabalho, por meio de aulas e dinâmicas voltadas para o desenvolvimento pessoal, trabalho em grupo e cidadania. Além de alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Emiliano Augusto Cavalcanti De Albuquerque e Melo e Sólon Borges Dos Reis, o projeto também é oferecido, em formato adaptado, para adolescentes atendidos pelo GRAACC e para filhos dos corretores das imobiliárias da Even e filhos de mestres de obra Even.

Patrulheiros da Conservação Even: ao longo do ano voluntários abordam oito temas voltados para a sustentabilidade por meio de peças de teatro, para crianças do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Olavo Pezzotti. O projeto também é desenvolvido no GRAACC, em São Paulo, durante o segundo semestre de 2017, em formato adaptado.

Educ@r: os voluntários são capacitados para ministrar aulas de informática (conceitos básicos) para os profissionais que atuam nos canteiros de obras da Even, incluindo colaboradores e terceiros.

 

Fonte: Approach Comunicação / Úrsula Ferro

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Casa Uni Duni Tex

Duratex inaugura Casa Uni Duni Tex

A partir do dia 21 de dezembro, a Casa Uni Duni Tex estará aberta ao …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *