TEM NEWS

Crianças do GRAACC se divertem e aprendem sobre sustentabilidade com o “Patrulheiros da Conservação Even”

Crianças
Crianças atendidas pelo programa Patrulheiros da Conservação Even – Divulgação

Colaboradores voluntários da Even dão aula sobre temas socioambientais e transformam visão de mundo de crianças e adolescentes atendidos pelo grupo de apoio

Atendimentos médicos de altíssimo nível é o que, anualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes obtém no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer), em São Paulo. Na brinquedoteca da sede da Organização Não-Governamental, eles podem se entreter e passar o tempo com bonecas, carros, fantasias, jogos e os mais diversos brinquedos.

Desde junho deste ano, o local passou a abrigar também o Patrulheiros da Conservação Even, projeto educativo sobre sustentabilidade desenvolvido pela Even Construtora. Na iniciativa, colaboradores voluntários da companhia utilizam o teatro de fantoches para abordar de forma divertida e dinâmica temas relacionados ao uso dos recursos naturais e a questões sociais.

Semanalmente, durante o expediente, o Patrulheiros da Conservação Even instala o seu teatro de fantoches na brinquedoteca do GRAACC para tratar de temas como “Água”, “Energia”, “Culturas & Pessoas” e “Biodiversidade”. No espaço, as crianças se divertem e se informam antes ou depois dos atendimentos. Em uma das tardes de atividades do projeto, Maria Clara, de 8 anos, assistia à peça sobre mudanças climáticas.

Estrelada pelos bonecos Tuc (um tucano muito esperto), Aninha (uma garota muito inteligente) e João (um menino bastante curioso), a encenação contava o que era, o que causava e como é possível combater as alterações no clima, consequência do aquecimento global. A pequena Maria Clara, que está em tratamento há um ano no GRAACC, achou a encenação “legal”. Já para a mãe dela foi a oportunidade de escutar pela primeira vez sobre o tema. “Achei bacana a iniciativa. A gente aprende de forma descontraída. Na escola, ela já ouviu sobre isso, mas da forma de sempre. Aqui, presta mais atenção”, conta Luana Pereira.   

O contato não é bom apenas para o respeitável público. Os voluntários saem cheios de aprendizados para a vida pessoal e profissional. Aline Guerra é colaboradora Even há mais de 4 anos e decidiu ser voluntária pela curiosidade de participar do programa. “O voluntariado me ajudou a enxergar que mesmo no trabalho podemos arrumar um tempo para ajudar e fazer o bem para o próximo. Tenho uma grande dificuldade de falar em público, mas as crianças me deixaram bem à vontade para praticar essa habilidade. Acredito ter me desenvolvido”, conta a engenheira civil.

 

Crianças
Joana Scheidecker, da Even – Divulgação

“Ficamos muito felizes com a parceria com o GRAACC pela importância da instituição e também pela oportunidade de contribuir com alegria e informação para as crianças e adolescentes”, afirma Joana Scheidecker, responsável pelos projetos de Responsabilidade Social da Even. O Patrulheiros da Conservação Even ocorre até o final do ano no GRAACC.  Além do trabalho com as crianças, a companhia desenvolve ainda o projeto Cidadão Even, voltado para os adolescentes atendidos pela instituição.

 

Sobre o programa de voluntariado da Even:

O Programa de Voluntariado da Even existe desde 2011 e já envolveu mais de 500 colaboradores. Este ano, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:

Cidadão Even: com o objetivo de contribuir para a formação de futuros profissionais e cidadãos mais conscientes, o projeto trabalha conteúdos técnicos e sobre mercado de trabalho, por meio de aulas e dinâmicas voltadas para o desenvolvimento pessoal, trabalho em grupo e cidadania. Além de alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Emiliano Augusto Cavalcanti De Albuquerque e Melo e Sólon Borges Dos Reis, o projeto também é oferecido, em formato adaptado, para adolescentes atendidos pelo GRAACC e para filhos dos corretores das imobiliárias da Even e filhos de mestres de obra Even.

Patrulheiros da Conservação Even: ao longo do ano voluntários abordam oito temas voltados para a sustentabilidade por meio de peças de teatro, para crianças do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Olavo Pezzotti. O projeto também é desenvolvido no GRAACC, em São Paulo, durante o segundo semestre de 2017, em formato adaptado.

Educ@r: os voluntários são capacitados para ministrar aulas de informática (conceitos básicos) para os profissionais que atuam nos canteiros de obras da Even, incluindo colaboradores e terceiros.

 

Fonte: Approach Comunicação / Úrsula Ferro

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


Verificar também

BASF

BASF celebra os 25 anos no “Atuação Responsável”

BASF comemora 25 anos de participação em programa coordenado pela ABIQUIM, priorizando a sustentabilidade em …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *