TEM NEWS

Curso de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie é um dos mais bem avaliados pelo MEC

Mackenzie
FAU – Mackezie: Divulgação

O programa de stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) obteve o reconhecimento de excelência acadêmica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

O curso de Arquitetura e Urbanismo (stricto sensu) do Mackenzie alcançou a nota 6 na avaliação quadrienal da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados na quarta-feira (20). Além desse resultado inédito, outros cursos foram bem avaliados.

A CAPES avaliou mais de quatro mil cursos distribuídos por regiões: Sudeste (1.872), Sul (889), Nordeste (847), Centro-Oeste (340) e Norte (2270). Dos programas avaliados, 11% receberam notas entre 6 e 7 pela excelência.

Paulo Batista Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, afirma que a nota 6 atribuída pela CAPES, avaliação mais importante da Pós-Graduação Stricto Sensu no país, é recebida com muita satisfação, diante do trabalho desenvolvido, comprovando a maturidade em termos de ensino e pesquisa. “Somado à boa classificação obtida pelos demais programas, este feito é ainda mais importante porque a Pós-Graduação Stricto Sensu no Mackenzie é relativamente recente, não tendo alcançado duas décadas ainda. O avanço neste curto intervalo é expressivo e testemunha a qualidade da nossa instituição. Por isso, o nosso orgulho e enorme satisfação”, comemora Lopes.

 

Mackenzie
Foto: Angelica

De acordo com a Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie – FAU, Angélica Benatti Alvim, o programa reflete o protagonismo do curso secular da FAU, que vem desempenhando no panorama arquitetônico brasileiro, colocando o curso entre os três melhores avaliados no Brasil, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. “Este sucesso deriva de um conjunto de ações articuladas empreendidas ao longo dos últimos anos, resultado da sinergia do trabalho coletivo de docentes e discentes e amplo apoio institucional, que investe em pesquisas, produção intelectual qualificada e internacionalização com universidades estrangeiras.

 

Critérios da avaliação

Para alcançar pontuação entre os conceitos 3 e 7, a CAPES leva em consideração fatores como produção científica do corpo docente e discente, estrutura curricular do curso e infraestrutura de pesquisa da instituição. A nota 5 é para cursos de excelência em nível nacional e as notas 6 e 7 correspondem a cursos de qualidade internacional. Já a nota mínima (3), é atribuída aos cursos novos no momento de sua implantação.


Confira abaixo o quadro com a avaliação dos cursos oferecidos pelo Mackenzie:

Nome do programa

Nível

Nota

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Mestrado/Doutorado

5

ADMINISTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Mestrado Profissional

3

ARQUITETURA E URBANISMO

Mestrado/Doutorado

6

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Mestrado

3

CIÊNCIAS E APLICAÇÕES GEOESPACIAIS

Mestrado/Doutorado

4

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Mestrado Profissional

4

DIREITO POLÍTICO E ECONÔMICO

Mestrado/Doutorado

5

DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO

Mestrado/Doutorado

6

ECONOMIA E MERCADOS

Mestrado Profissional

3

EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

Mestrado/Doutorado

5

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Mestrado Profissional

3

ENGENHARIA DE MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA

Mestrado/Doutorado

4

ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO

Mestrado/Doutorado

4

LETRAS

Mestrado/Doutorado

6

 

Fonte: Universidade Presbiteriana Mackenzie / imprensa@mackenzie.br

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

BASF

BASF celebra os 25 anos no “Atuação Responsável”

BASF comemora 25 anos de participação em programa coordenado pela ABIQUIM, priorizando a sustentabilidade em …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *