sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Curso de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie é um dos mais bem avaliados pelo MEC

Mackenzie
FAU – Mackezie: Divulgação

O programa de stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) obteve o reconhecimento de excelência acadêmica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

O curso de Arquitetura e Urbanismo (stricto sensu) do Mackenzie alcançou a nota 6 na avaliação quadrienal da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados na quarta-feira (20). Além desse resultado inédito, outros cursos foram bem avaliados.

A CAPES avaliou mais de quatro mil cursos distribuídos por regiões: Sudeste (1.872), Sul (889), Nordeste (847), Centro-Oeste (340) e Norte (2270). Dos programas avaliados, 11% receberam notas entre 6 e 7 pela excelência.

Paulo Batista Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, afirma que a nota 6 atribuída pela CAPES, avaliação mais importante da Pós-Graduação Stricto Sensu no país, é recebida com muita satisfação, diante do trabalho desenvolvido, comprovando a maturidade em termos de ensino e pesquisa. “Somado à boa classificação obtida pelos demais programas, este feito é ainda mais importante porque a Pós-Graduação Stricto Sensu no Mackenzie é relativamente recente, não tendo alcançado duas décadas ainda. O avanço neste curto intervalo é expressivo e testemunha a qualidade da nossa instituição. Por isso, o nosso orgulho e enorme satisfação”, comemora Lopes.

 

Mackenzie
Foto: Angelica

De acordo com a Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie – FAU, Angélica Benatti Alvim, o programa reflete o protagonismo do curso secular da FAU, que vem desempenhando no panorama arquitetônico brasileiro, colocando o curso entre os três melhores avaliados no Brasil, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. “Este sucesso deriva de um conjunto de ações articuladas empreendidas ao longo dos últimos anos, resultado da sinergia do trabalho coletivo de docentes e discentes e amplo apoio institucional, que investe em pesquisas, produção intelectual qualificada e internacionalização com universidades estrangeiras.

 

Critérios da avaliação

Para alcançar pontuação entre os conceitos 3 e 7, a CAPES leva em consideração fatores como produção científica do corpo docente e discente, estrutura curricular do curso e infraestrutura de pesquisa da instituição. A nota 5 é para cursos de excelência em nível nacional e as notas 6 e 7 correspondem a cursos de qualidade internacional. Já a nota mínima (3), é atribuída aos cursos novos no momento de sua implantação.


Confira abaixo o quadro com a avaliação dos cursos oferecidos pelo Mackenzie:

Nome do programa

Nível

Nota

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Mestrado/Doutorado

5

ADMINISTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Mestrado Profissional

3

ARQUITETURA E URBANISMO

Mestrado/Doutorado

6

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Mestrado

3

CIÊNCIAS E APLICAÇÕES GEOESPACIAIS

Mestrado/Doutorado

4

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Mestrado Profissional

4

DIREITO POLÍTICO E ECONÔMICO

Mestrado/Doutorado

5

DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO

Mestrado/Doutorado

6

ECONOMIA E MERCADOS

Mestrado Profissional

3

EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

Mestrado/Doutorado

5

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Mestrado Profissional

3

ENGENHARIA DE MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA

Mestrado/Doutorado

4

ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO

Mestrado/Doutorado

4

LETRAS

Mestrado/Doutorado

6

 

Fonte: Universidade Presbiteriana Mackenzie / imprensa@mackenzie.br

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Casa Uni Duni Tex

Duratex inaugura Casa Uni Duni Tex

A partir do dia 21 de dezembro, a Casa Uni Duni Tex estará aberta ao …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *