TEM NEWS

Dicas de decoração para banheiros pequenos

decoração para banheiros pequenos
Decoração para banheiros pequenos

Pensando em decoração para banheiros pequenos, indicamos aqui alguns cuidados, ou dicas que são úteis ao seu projeto de construção ou reforma

O banheiro é um local que, sem dúvida, merece uma atenção especial na hora de construir, reformar ou decorar, tanto quanto ou até mais que outras áreas da casa, pois é o lugar onde deixamos fluir nossa intimidade, relaxando e encontrando a tão perseguida tranquilidade.

Existe uma série de detalhes e cuidados que devem ser levados em conta dentro das escolhas feitas para esse ambiente tão específico. A funcionalidade, o conforto e a facilidade de higienização certamente estão entre eles, ainda mais se ele for pequeno, o que, infelizmente, é a tendência predominante atualmente nos projetos mais convencionais que temos por aí.

Pensando nisso, a TEM Sustentável selecionou algumas dicas sobre decoração para banheiros pequenos, para tentar auxiliar ao máximo os nossos leitores. Confira a seguir:

 

  • Cores

Apesar de ser algo muito pessoal utilizar cores, uma dica primordial para deixar o banheiro com um ar mais clean e aconchegante é o uso de tintas e revestimentos com cores predominantemente claras nas paredes, desde o simples branco, até o cinza claro, o bege, tons pasteis frios, etc. que deixam o ambiente mais arejado e dão uma sensação visual de limpeza e uma sensação de amplitude maior. As cores mais vivas também podem ser acrescentadas através das pastilhas de vidro ou com acessórios modernos e irreverentes.

 

decoração para banheiros pequenos
Cores claras dão sensação de amplitude – Pinterest

 

  • Espelhamento caprichado

O espelho é item fundamental na decoração para banheiros pequenos, pois dá amplitude ao ambiente e, portanto, merece muita atenção na hora de escolher o melhor local para sua instalação. Comumente temos aquele que fica em cima da bancada principal, fazendo o conjunto com o gabinete e pia, mas se experimentarmos colocar um acoplado à porta ou bem grande na parede oposta à bancada, o efeito de amplitude será muito maior. Mas fiquem atentos para que se respeite as medidas exatas da superfície em que ele será inserido.

 

decoração para banheiros pequenos
Espelhos fazendo a diferença no ambiente – Reprodução Pinterest


  • Investir em um box

A principal função deste acessório é manter o banheiro seco, mas também pode ser um elemento importante de design, além de otimizar o espaço, com estilo, funcionalidade, luxo e requinte. Existem vários tipos de box que utilizam diferentes materiais como vidro, madeira, acrílico e etc.

 

decoração para banheiros pequenos
Box dá um toque moderno e elegante

 

  • Móveis flutuantes

Esse tipo de móvel ocupa menos espaço visual sem comprometer o estilo. Ainda falando sobre móveis, lembre-se na hora da escolha dos materiais e acabamento, que móveis claros ou que refletem a luz, são sempre suas melhores opções para um espaço menor. Outra dica boa é experimentar um vaso flutuante, porque ele ocupa menos espaço visual, e ainda tem um toque bem moderno.

 

decoração para banheiros pequenos
Exemplo de vaso flutuante

 

  • Luminosidade

Se tiver como utilizar mais a luz natural seria o ideal, pois é um dos fatores mais importantes quanto falamos de decoração para banheiros pequenos, portanto, evite bloquear as janelas com objetos, móveis, e evite bloquear a luz natural com cortinas. Se possível usando sempre lâmpadas de LED, até para economizar um pouco mais na energia. Caso o seu banheiro não possua luz natural o suficiente, trabalhe bem a iluminação artificial e dê preferência para luzes brancas e de LED. É importante inserir pontos de luz nas laterais e até mesmo atrás do espelho para dar mais destaque. Combinado a isso, mais uma vez podemos usar o artifício de espelhos por toda a extensão de uma ou mais paredes, além de ser funcional, cria uma ilusão ótica de extensão do espaço. Desse modo o ambiente ganhará amplitude e proporcionará uma agradável sensação de bem-estar.

 

Clique na imagem para ampliar

  • Aposte nos detalhes

São nos detalhes que identificamos as nuances mais marcantes na decoração para banheiros pequenos. Porcelanatos para revestimento, acessórios metálicos (dourados estão na crista da onda atualmente), nichos e cubas de modelos esculpidas fazem a diferença na decoração. Granito para bancadas com iluminação de LED também acrescentam elegância ao ambiente. Alguns banheiros de apartamentos já costumam vir prontos, mas caso seu piso seja muito escuro, adote outra opção, como por exemplo, um piso com grafismos em zig-zag, que cria movimento e ajuda a aumentar a impressão que temos do espaço.

 

decoração para banheiros pequenos
Metais dourados

 

  • Posição do chuveiro

Um box de canto seria o suficiente para ter um chuveiro acolhedor e bonito, tendo melhor aproveitamento do espaço para o vaso e a pia. Outra solução seria no caso de ser um banheiro mais espaçoso, que comportasse uma banheira, posicionar este chuveiro em conjunto com a banheira, ou simplesmente dentro dela. Isto oferece duas opções de banho, sem ocupar um espaço extra, a banheira acaba servindo como box para aqueles que optam pelo banho com chuveiro, e ainda possui sua função original de banheira.

 

decoração para banheiros pequenos
Box dentro da banheira, solução para ganhar espaço – Reprodução Pinterest

 

  • Acessórios

O fato de contar com pouco espaço não quer dizer que não podemos dar ao lugar um toque decorativo com alguns acessórios. Através deles podemos dar espaço a um estilo diferente, ressaltando as cores e colocando detalhes chamativos. Se as paredes são de uma cor mais clara, a melhor opção para a decoração de banheiros pequenos é usar elementos decorativos com cores chamativas que combinem com a tonalidade. Não é um amontoado de cores, mas sim uma escolha daquelas que combinam bem com o conjunto. Se as paredes têm uma cor chamativa, a recomendação é escolher acessórios de cores neutras como branco, cinza e preto.

 

Acessórios coloridos – Reprodução Pinterest

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

2 comentários

  1. box dentro da banheira… que perigo isso! nada acessível, por favor!

    • Oh Ricardo, isso aí não é regra, ou lei, mas são dicas! Cada um adapta do jeito que for melhor para si e sua família. Eu tenho cadeirantes na família e sei que para mim não servia mesmo, mas e outras famílias que não tem essas necessidades? Fica a dica aí, gostei do site!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *