TEM NEWS

Qual a drenagem ideal para se ter em casa?

DRENAGEM
Fachada com Drenagem Multidrain – Divulgação

Reutilizar água é uma decisão que se toma desde a concepção do projeto, por isso a importância de se ter um sistema de drenagem eficiente integrado

Garantir a longevidade da estrutura de uma casa é uma decisão que passa pelo projeto de drenagem. A gestão da água da chuva, incluindo a captação e a maneira como esse recurso será destinado, deve fazer parte da diretriz do projeto e integra uma somatória de técnicas que constituem uma construção sustentável.

A tecnologia construtiva é um desses quesitos e as soluções de drenagem são elementos que permitem definir o destino da água: seja no reaproveitamento direto ou por meio de tratamento para reuso.

A utilização de sistemas de drenagem pode ainda minimizar o aparecimento de infiltrações indesejadas, um escoamento incorreto ou vazamentos crônicos, que podem comprometer até a estrutura da construção. Portanto, considerar os diferentes usos de água com soluções integradas contribui para assegurar a longevidade da obra, além de impactar no meio ambiente e nos custos de construção e manutenção da casa

 

Arquiteto Daniel Staut

“Muitas vezes as pessoas pensam apenas na drenagem do jardim, mas a sustentabilidade começa com um bom projeto e a gente utiliza de vários fatores que possibilitam executar uma obra sustentável. É aí que o projeto de drenagem pode fazer a diferença, porque ele integra todos os tipos de saída, captação, escoamento ou reutilização de água em um sistema interdependente, completo”, explica o arquiteto Daniel Staut, do escritório Volume Arquitetura. 

“É fundamental planejar o investimento da construção de uma casa para que ele também se reverta em ganho financeiro ou economia, em um determinado período de tempo. No segmento residencial, a ACO desenvolve tecnologia para que se possa ter um menor custo de manutenção, aliando produtos de qualidade e alto nível de eficácia nos projetos de drenagem dos nossos clientes”, esclarece o engenheiro hídrico do departamento técnico da ACO,  Fábio Viana.

 

Versatilidade com inovação

DRENAGEM
Multidrain – canaletas em corte e vários tamanhos – Divulgação

 

Canaletas de drenagem podem conduzir a água a um reservatório. Esse uso ainda é novidade no Brasil, mas vem sendo cada vez mais difundido pela necessidade de criar projetos residenciais que sejam sustentáveis e tenham custos muito acessíveis de manutenção.

 

Clique para ampliar

ACO Multidrain é um sistema de drenagem com canais de alta resistência, feitos para aplicações residenciais, comerciais, zonas de pedestre, paisagismo e áreas de estacionamento para todos os tipos de veículos. Isso porque é uma solução disponível em quatro larguras: 100 mm, 150 mm, 200 mm e 300 mm, com declividade constante ou incorporada.

O corpo do canal é fabricado em concreto polímero e possui uma cantoneira protetora de aço galvanizado UltraSteel®, que garante ainda maior resistência ao sistema. As grelhas podem ser em ferro fundido ou aço galvanizado, conforme a necessidade de cada projeto e o sistema de fixação delas, ACO Drainlock® é um dispositivo de bloqueio sem parafusos que diminui o risco de soltura da grelha.

 

DRENAGEM
Sistema de fixação ACO Drainlock – Divulgação

 

Ainda dentro da linha residencial, estão disponíveis os canais de drenagem ACO Self® e ACO Self® Hexaline, leves e de fácil instalação, que agora podem ser pedidos online ou comprados nas lojas físicas Leroy Merlin.

 

Fonte: Alinhavo Conteúdo e Comunicação / Suzana Ésper

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

policarbonato

Policarbonato – leve, inquebrável, bonito e sustentável

As diversas possibilidades e vantagens do policarbonato consolidaram o material no mercado   Transparente, inquebrável …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *