TEM NEWS

Ecológico, telhado verde alia estética e conforto térmico

telhado verde
Ecotelhado

Tendência em projetos de construção sustentável, telhado verde atrai cada vez mais adeptos por suas qualidades amigáveis com os usuários e o meio ambiente

Revitalizar os espaços urbanos e transformar a cobertura das edificações em uma efetiva área ecológica são as principais funções do famoso telhado verde. A tecnologia, que tem despontado como especificação relevante a novos e modernos projetos de arquitetura sustentável ou retrofit, contempla diferentes tipos de vegetação, que vão de um simples gramado a um amplo jardim com árvores e arbustos. Basta adequar seu padrão à estrutura externa e às necessidades e desfrutar de seus inúmeros benefícios.

Telhados verdes geram melhorias em diversos aspectos: drenagem urbana; conforto térmico, visual e acústico; retenção do volume pluvial; aspecto paisagístico; e limpeza de material particulado e metais pesados do ar. Conforme assegura João Manuel Linck Feijó, presidente da Associação Tecnologia Verde Brasil – ATVerde Brasil e diretor da Ecotelhado, “comparado ao telhado convencional, o telhado verde é ecologicamente ativo, ou seja, purifica o ar, retém e reaproveita água da chuva e proporciona alimentos e áreas de lazer e para a biodiversidade”.

 

telhado verde
Considerando os principais itens dos sistemas de certificação, o telhado verde pontua na maior parte dos requisitos – ATVerde Brasil

 

Especificamente em propostas de construção verde e Green Buildings, o telhado ecológico – assim também conhecido – é um importante aliado como requisito para a obtenção de certificações internacionais. Feijó explica que os selos LEED®, AQUA-HQE e Qualiverde, por exemplo, consideram empreendimentos que façam uso de um telhado verde, garantindo pontos importantes. “Além de ajudar empresas e profissionais a certificarem seus projetos, a técnica ainda vale para o IPTU verde e legislações que compensam áreas vegetadas”.

 

Como projetar e instalar um telhado verde?

telhado verde
De acordo com seu uso e formato, o telhado verde pode ser montado de diferentes maneiras – Studio Terra

 

Antes de iniciar a montagem do telhado, a dica é definir sua espessura, que leva em conta a vegetação e utilização do espaço, o que significa que é essencial seguir as especificações do paisagismo, respeitando a escolha de espécies. Uma vez a laje impermeabilizada, mantas anti-raiz e/ou lonas de PEAD (polietileno de alta densidade) são instaladas na superfície, seguidas de substrato leve e do plantio da espécie escolhida. As mais comuns incluem suculentas, capuchinha, clusia, capim-chorão, russélia, lantana, grama esmeralda e grama amendoim.

Para que reaproveite os recursos naturais contribuindo, inclusive, com o retardamento de enchentes e a redução de temperatura, gastos financeiros e irrigações, o telhado verde permite a instalação de sistemas integrados de captação solar e águas pluviais. Quem afirma é Rita Barreto, diretora do Studio Terra, especializado na tecnologia. Segundo ela, telhados verdes podem contar, ainda, com irrigação automatizada e placas do tipo “Lego” – modelo exclusivo da empresa –, que se encaixam facilitando a montagem e as manutenções.

 

telhado verde
Montagem de telhado verde com peças modulares do Studio Terra, em projeto na cidade de Guarulhos, SP – Divulgação

 

Quanto aos tipos de edificação, a cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas dos mais variados materiais, dentre eles metal, concreto ou madeira. Diogo Baldovinotti, engenheiro agrônomo da SkyGarden Envec Brasil, empresa igualmente qualificada na instalação de telhados verdes, conta que tal versatilidade existe, pois o sistema é projetado para se adequar a qualquer área, mesmo as que não tenham sido previamente preparadas para recebê-lo.

 

Nem tudo são flores!

Apesar de sua contribuição na diminuição das ilhas de calor e da emissão de gases poluentes, o telhado verde tem suas desvantagens, que podem variar de acordo com as especificações e budget do projeto. A começar pelos custos com a manutenção que, a depender do modelo, deve ser periódica e ocorrer em espaços de tempo mais curtos quando comparados aos de uma telha comum. Para Rita, “a implantação pode sobrecarregar financeiramente cidadãos que não tenham renda prevista para terceirizar os serviços de manutenção em longo prazo”.

 

telhado verde
Ponte móvel que liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM com telhado verde de substrato Mata Atlântica SkyGarden – Divulgação

 

Porém, todos os entrevistados são precisos em afirmar que o investimento é recompensado na conta de energia, com a eliminação do uso de ar-condicionado, e na saúde dos ocupantes, que reagem positivamente ao contato com a natureza. O mesmo pode não ocorrer com a energia aplicada no ciclo de vida e etapas de produção do telhado verde, que envolvem extração de materiais, transporte, venda e construção que geram emissões e somente serão compensadas se a manutenção preventiva for realizada com excelência.

Para evitar possíveis frustrações e fugir dos inconvenientes de um telhado verde, especialistas sugerem investir em sistemas pré-fabricados e em uma consultoria experiente na área, a exemplo da própria Ecotelhado, Studio Terra e SkyGarden. Escolher espécies nativas, que se adaptam mais facilmente ao local, ou plantas que não exigem tantas regas, também podem ajudar a reduzir os gastos com a conservação do telhado e aumentar a sua vida útil, resultando em menos tempo, dinheiro e trabalho despendidos.

Você pensa em incluir telhados verdes em seus projetos? Então, acompanhe os artigos do TEM Sustentável sobre o tema! Nos próximos meses traremos novos artigos sobre a técnica, com exemplos reais que mostram a atuação de empresas que aplicam a tecnologia e os ganhos práticos a Green Buildings e projetos de infraestrutura urbana. Aguarde!

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

 

Verificar também

Bresco

Bresco Investimentos foca em soluções sustentáveis

Parque Corporativo Bresco Viracopos recebe investimentos em ações verdes que somarão R$ 50 milhões A …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *