sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Economia de água: projeto em edifício reduz consumo em 30%

Imagem: Arcoweb
Imagem: Arcoweb

Economia de água: projeto em edifício reduz consumo em 30%

Estimativas comprovam que a construção civil ainda é, infelizmente, uma das principais causas do alarmante impacto à natureza e suas riquezas – que aliás, bem se sabe, são finitas. É por isso que a busca por mais economia e ações sustentáveis e ecologicamente menos prejudiciais é vital às futuras gerações de profissionais, bem como a gestão dos recursos naturais na hora de construir.

Fato é que várias têm sido as práticas, seja no Brasil, seja em diversos outros países, que resultam em uma construção sustentável e que pretendem minimizar os danos ao meio ambiente. Em São Paulo, desta vez o exemplo vem do “Projeto EcoMalzoni: Estação de tratamento de água / sistema de reuso”, do Edifício Pátio Victor Malzoni, que em 2015 conseguiu fazer uma considerável economia de água, reduzindo seu consumo em 30%.

 

O projeto para economia de água do condomínio

Imagem: Arcoweb
Imagem: Arcoweb

 

O método adotado pelo empreendimento na procura por reduzir o consumo do bem e conquistar uma economia de água digna de reconhecimento foi a implantação de uma estação de tratamento de água. O projeto, segundo a assessoria de imprensa do edifício, atuou em duas frentes: um sistema para tratamento de água pluvial e condensada (de ar-condicionado) e outro para tratamento de água cinza (pias e lavatórios de banheiros).

Com a adoção dessas medidas, o consumo médio mensal dos últimos 12 meses caiu de 6.900 m³/mês para 4.800m³/mês. Ou seja, uma economia de água de até 30%. A ideia de construir a estação de tratamento no prédio nasceu em fevereiro de 2015, período em que começaram a surgir em São Paulo os problemas de escassez hídrica.

Não bastasse o projeto do condomínio ter descoberto formas simples, mas supereficientes de como economizar água, o edifício também está em fase de implantação para tratamento de 100% do esgoto nele gerado. A prova da iniciativa na economia de água ter feito tanto sucesso está na menção honrosa que o prédio recebeu em março na categoria Micro e Pequenas Empresas, do 11º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água.

 

Iniciativas que vão além da economia de água

Imagem: Arcoweb
Imagem: Arcoweb

 

Marco da arquitetura paulistana, não é só pela economia de água que o Pátio Victor Malzoni é considerado um “edifício verde”. Sua estrutura alia o que há de mais moderno em tecnologia e sustentabilidade, com preservação do patrimônio histórico. “Mesmo sustentável, começamos a procurar novas soluções que aumentassem a nossa eficiência na questão hídrica e, por isso, adotamos a estação de tratamento. O modelo mostrou-se extremamente positivo”, completa Flavio Engel, gerente de operações prediais da CBRE, administradora do condomínio.

.

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Construções Sustentáveis

Construções Sustentáveis apostam no BIM como aliado para projetos

Tecnologia é hoje a principal ferramenta para o desenvolvimento de construções sustentáveis e ecologicamente corretas …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *