sexta-feira , 15 dezembro 2017
TEM NEWS

Encontro de Diretores & Gestores da Construção – Parte 1

Encontro de Diretores
12º Encontro de Diretores & Gestores da Construção


O Portal TEM Sustentável teve a honra de participar como apoiador de mídia da série de eventos, denominados Oficinas Temáticas, promovidos com absoluto sucesso ao longo do ano pelo
EnRedes / CTE. O último desta série de eventos foi o 12º Encontro de Diretores & Gestores da Construção: perspectivas de mercado e práticas inovadoras de gestão. Trazemos agora a primeira parte com a abertura e o painel 1, mais adiante traremos o complemento da reportagem de cobertura do evento, com os painéis 2 e 3Boa leitura!

 

Encontro de Diretores & Gestores da Construção do EnRedes / CTE encerra positivamente seu calendário de eventos de 2017

O EnRedes, uma unidade especialmente criada pelo CTE – Centro de Tecnologias e Edificações, a fim de promover e difundir conhecimento a partir do compartilhamento de valiosas experiências entre empresas e profissionais da construção civil, fechou brilhantemente seu calendário de Oficinas Temáticas deste ano, com o 12º Encontro de Diretores & Gestores da Construção: perspectivas de mercado e práticas inovadoras de gestão, reunindo 9 palestrantes e 305 profissionais da cadeia produtiva do setor.

O Encontro de Diretores & Gestores da Construção contou com uma plateia recheada de representantes de diversos segmentos (incorporadores, construtores, fabricantes de materiais, fornecedores de serviços, consultorias, projetistas, imobiliárias, órgãos públicos, fundos de investimentos, academia, entidades, imprensa), trazendo muitas informações e novas bases de conhecimento sobre as mudanças e quebras de paradigmas que devem impulsionar sobretudo uma nova metodologia rumo à inovação da construção no país.

 

Clique na imagem para ampliar

Líderes empresariais e do setor da construção debateram sobre as perspectivas e oportunidades para o mercado imobiliário, apresentando tendências de comportamento e ambientes para novos processos na construção, e ainda compartilharam práticas inovadoras em diversas áreas de gestão das empresas, empreendimentos, projetos e obras, corroborando para que a visão dos empresários e profissionais presentes pudesse ser ampliada perante esses novos desafios que o mercado impõe atualmente, para vários setores produtivos.

 

A abertura do Encontro de Diretores & Gestores da Construção, por Roberto de Souza

De forma sempre cativante e sincera, mas com muito bom humor, o Engenheiro Civil Roberto de Souza, presidente do CTE, abriu o evento trazendo inúmeras manchetes de jornais que apontavam as várias crises que vem assolando o país, no campo econômico, político e ético, que contribuíram sem dúvida para um cenário bastante negativo para o mercado da construção.

Na sequência da apresentação desta triste realidade, ele aponta outras notícias na mídia que indicam justamente que, apesar do governo e suas profundas deficiências, a economia do Brasil começa a retomar seu ritmo de crescimento a partir da iniciativa de empresários comprometidos e de um mercado cansado de ser pasto fértil para a classe política.

 

Encontro de Diretores
Roberto de Souza, presidente do CTE

Roberto de Souza traz a seguir alternativas em outros mercados, bastante viáveis para explorar, além do trivial mercado imobiliário. Ele mostra que no Brasil há muitos caminhos inexplorados, muitas oportunidades aguardando que a construção as enxergue, ainda que conceitos como Sustentabilidade, produtividade, desempenho e sistemas construtivos, além de ferramentas como BIM e Marketing Digital, já façam parte do cotidiano das construtoras.  

Neste ponto que Roberto enfatiza a grande necessidade de o setor se modernizar, se atualizar a partir da adoção de tecnologias que já estão aí disponíveis e sendo aproveitadas por outros mercados, como o agronegócio, mas que na construção engatinham timidamente, como por exemplo, o conceito de organizações exponenciais, Big Data, impressão 3D, realidade virtual, drones, nanotecnologia, robótica, inteligência artificial, entre outras.

Finaliza sua proveitosa apresentação indicando a direção irreversível que o setor produtivo deve tomar diante dos fatos, conclamando: “ Nós precisamos tomar as rédeas deste país, porque ele é nosso, não dos políticos! ”

 

Painel 1 – Inovação e revolução digital moldando o futuro da Construção

Encontro de Diretores
Luiz Neto, da StartSe

Luiz Neto, Líder do Corporate Innovation no Vale do Silício, na StartSe, foi o primeiro palestrante do dia e trouxe o tema “Inovação, startups e tecnologias digitais impactando as empresas e negócios da construção”.

Ele trouxe uma visão bem atualizada do quão importante é para o setor da construção se aproximar dos conceitos modernos sobre inovação promovidos por startups, que são produtoras de novas tecnologias digitais, para que sua sobrevivência em um futuro próximo seja possível, diante de tantas alternativas provocadas expansão de novos conceitos e ferramentas diante de um mercado em plena transformação.

 

Encontro de Diretores
Ricardo Bianca de Mello, da Autodesk

Ricardo Bianca de Mello, Especialista Técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk no Brasil trouxe o tema “Inovação tecnológica para a Construção Civil: onde estamos, quais as tendências e para onde caminhamos”.

Sob o ponto de vista do conceito de disrupção, ele trouxe uma visão bastante prática dos desafios que a indústria da construção enfrenta, sempre ligados à aplicação de tecnologias que buscam melhorar a produtividade, eliminar riscos desnecessários ao andamento da obra e à escassez de recursos, tanto financeiros como humanos.

Enfatiza que o combustível que moverá 4ª revolução industrial, que já começamos a vivenciar, é a informação que é necessário melhor capturar, analisar e transformar esses dados para através de ferramentas como o BIM realizar mais e melhores projetos, com menos recursos.

 

Encontro de Diretores
Luiz Neto, Roberto de Souza e Ricardo Bianca de Mello

 

Finalizamos aqui a primeira parte da cobertura do 12º Encontro de Diretores & Gestores da Construção: perspectivas de mercado e práticas inovadoras de gestão promovido pelo EnRedes/CTE. Fiquem atentos que retornaremos com a segunda parte da reportagem, trazendo os principais temas abordados nos painéis 2 e 3.

 

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Sobratema Summit 2017: Apesar das dificuldades, plataforma BIM avança no Brasil

Sobratema Summit 2017: Apesar das dificuldades, plataforma BIM avança no Brasil A plataforma BIM (Building …

Um comentário

  1. Aldo Rodrigues Frade

    Bom dia!
    Nosso maior concorrente é o governo, que cada dia cria uma nova dificuldade como taxas, impostos e outros, então tudo que for para criar novas opções no mercado de trabalho, que hoje é a prioridade número 1, só temos a agradecer, seria muito bom um encontro desse na baixada santista, que tem um mercado muito amplo dentro da construção civil, mas…. que é carente de novas ideias e técnicos preparados.
    Obrigado pela oportunidade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *