TEM NEWS

6 equipamentos indicados para economizar água na limpeza

economizar água
 pixabay

Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional dá dicas que garantem formas de limpar mais eficientes e ainda ajudam a economizar água

Se há alguns anos economizar água era opção, hoje os desequilíbrios ambientais e a falência dos sistemas hídricos resultaram em responsabilidade e consciência ambiental, tornando a prática o que há muito já deveria ser: uma obrigação. Já para alguns setores, essa realidade chegou mais cedo, como é o caso da construção civil e de limpeza, que lançam mão de soluções sustentáveis para poupar recursos hídricos, obtendo ganhos ecológicos e financeiros.

Para os especialistas da AbralimpAssociação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, o que não faltam são maneiras de economizar água por meio de métodos práticos e modernos. Tais mecanismos, aliás, promovem uma economia considerável do bem sem que para isso haja o comprometimento da eficácia dos serviços de limpeza, além de assegurar a saúde dos usuários de um condomínio, casa, comércio ou empresa.

 

economizar água
Foto: Marquette Mustangs

 

As dicas para economizar água dadas pela entidade incluem o uso de seis processos e equipamentos voltados tanto para ambientes corporativos quanto residenciais. Confira:

 

  1. Enceradeiras industriais

economizar água
 Ampersand Cleaning

 

Segundo a Abralimp, elas auxiliam a limpar de forma rápida e eficaz diferentes tipos de piso, eliminando impurezas que produtos de limpeza comuns e vassoura não seriam capazes de limpar. Os profissionais da associação afirmam, ainda, que a ação mecânica de uma enceradeira industrial é excelente, o que permite ao equipamento economizar ao trabalhar com o mínimo de água, desde que faça uso dos produtos químicos adequados.

 

  1. Lavadoras de alta pressão

Foto: Crockford & Co.

 

Além de economizarem tempo e materiais e evitarem grandes esforços físicos na lavagem, esses tipos de lavadoras ajudam a economizar água devido à baixa vazão, uma vez que utiliza o recurso proveniente de torneiras, o que ajuda a aumentar consideravelmente sua pressão quando comparada à de uma mangueira comum. Áreas próximas a piscinas, estacionamentos, pátios, garagens e pavimentos que necessitem de limpeza constante, em geral, são alguns dos locais beneficiados pelo emprego de uma lavadora de alta pressão.

 

  1. Spray Mop

economizar água
 Foto: Rubbermaid – Flickr

 

Conforme observado pela Abralimp, os chamados Mops ganham não só em sustentabilidade, mas também em versatilidade, visto que podem ser usados para dois fins em especial. São ideais para recolher poeira e pequenas partículas espalhadas pelo piso, assim como para aplicar cera e efetuar limpezas úmidas em superfícies lisas. Os jatos com a solução de higienização que sai do Spray Mop são dirigidos e seu refil de microfibra é extremamente efetivo, graças à sua alta capacidade de absorção, contribuindo para economizar água.

 

  1. Sistema de reúso em condomínios

economizar água
 Cisternas são usadas para armazenar água da captação – Van Isle Water

 

A técnica de captação de água da chuva é uma das mais eficazes e aplicadas em projetos de construção sustentável. Reduzindo o consumo do bem e, consequentemente, das contas no fim do mês, contribui não só com a economia hídrica em edificações, como durante as obras. Uma vez tratado e armazenado, o recurso pode ser reaproveitado para fins não portáveis e na limpeza doméstica e/ou profissional.

 

  1. Panos de microfibra e borrifadores

economizar água
 Foto: BeeVoz

 

Da mesma forma que ocorre com os refis de Mop e diferentemente dos tecidos de algodão, o pano de microfibra absorve mais água e sujeira, além de não soltar pelos. A Associação recomenda o uso de panos coloridos para cada ambiente e lavagem única de todos em molho com detergente neutro. Já o borrifador ajuda a economizar água e produtos por meio de seus pequenos gatilhos, detalhe que ainda evita a contaminação cruzada.

 

  1. Balde espremedor

economizar água
 Foto: Braslimpo

 

A Abralimp explica que o equipamento é composto por balde duplo com divisória fixa, espremedor, cabo, refil mop e garra. Em sua parte dianteira, coloca-se uma solução de água com produto de limpeza, própria para piso; na parte traseira vai a água limpa para enxágue do refil mop. A vantagem também está no conforto e ergonomia que proporciona ao usuário. Fabricantes prometem que o equipamento economiza até 30% de recurso hídrico.

Mesmo que tais técnicas e materiais ajudem a solucionar a questão de como economizar água durante a faxina, vale destacar que o acesso a itens sustentáveis, que contem com um ciclo de vida que de fato não impacte o meio ambiente, ainda é restrito no Brasil. Edificações aspirantes à LEED EB O+M (certificação voltada à Operação e Manutenção de Edifícios Existentes), por exemplo, devem implantar uma “limpeza verde” com produtos que tenham o selo Environmental Choice, Green Seal ou ISO 14024:1999, quase todos internacionais.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

 

Verificar também

Soluções para economia no Dia Mundial da Água

Além de ações tomadas por empresas para economizar a água, outras técnicas podem reduzir o …

Um comentário

  1. quero aprender isso bom…tá certo entendi.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *