TEM NEWS

Estruturas para sistemas fotovoltaicos: a base fundamental

Estruturas
Divulgação: Photoenergy

Geralmente metálicas, as estruturas garantem maior segurança e suporte para o projeto

As estruturas de suporte de um sistema fotovoltaico desempenham um papel importante, pois dão sustentação ao restante do sistema, composto por painéis solares, cabos, inversores, controladores de carga, e baterias – além de promover o agrupamento dos módulos do painel solar, interligando-os de forma simples. Esse suporte também promove mais segurança no processo de instalação e contra ações de ventos ou tempestades, garantindo que os demais componentes do sistema não se desloquem.

Há diversos tipos de estruturas, pois elas dependem de algumas variáveis, como modelo, inclinação, local da instalação e material do painel. As estruturas de suporte podem ser desenhadas para serem fixadas com ganchos em telhados de barro ou até mesmo inclinadas sobre uma laje para garantir uma inclinação ideal para os painéis.

 

Estruturas
Estruturas metálicas formam a base do sistema fotovoltaico – Photoenergy

 

Geralmente são estruturas metálicas (alumínio ou aço inox) ou madeira, utilizadas para a fixação dos módulos dos painéis nos telhados (rooftop) ou no solo. Os sistemas podem ter aplicações variadas, como em coberturas de telha de barro, telha de concreto, telhado metálico, telha de fibrocimento, seguidores solares e fixação direta sobre o solo.

 

Estruturas
Rodrigo Bueno, da Photoenergy

“Na hora de executar a montagem de um sistema fotovoltaico deve ser levado em consideração o tipo de telhado e a quantidade de módulos fotovoltaicos, pois pode haver configurações diferentes para cada aplicação”, conta o proprietário da empresa de soluções industriais para o segmento fotovoltaico Photoenergy, Rodrigo Bueno. Segundo ele, o material mais indicado para estas estrutura é o alumínio: “ele resiste igualmente à vida útil de um painel fotovoltaico, além de ser resistente a intempéries e oferecer condutividade”, detalha.

 

Estruturas
As estruturas podem ter inclinação fixa, ajustável ou seguidores solares – Photoenergy

 

Entre os tipos de estruturas existentes estão: metálicas com inclinação fixa, em que é calculada uma inclinação sob a qual os painéis solares receberão uma maior incidência de radiação solar e menores interferências; a fixa com ângulo de inclinação ajustável, em que é possível alterar o ângulo de acordo com o percurso do sol ao longo do dia e com as diferentes épocas do ano; e a com seguidores solares (trackers), que possui um mecanismo que pode se mover em um ou dois eixos.

Para a fixação destas estruturas pode-se utilizar parafusos, porcas e anilhas – recomendado que sejam de aço inoxidável – ou até colas e peças específicas, como o clip metálico rápido, oferecido pela Photoenergy. “Com esse produto o instalador não necessita de ferramentas, somente por interferência e instalação manual é possível unir duas peças da estrutura, ou seja, uma montagem cinco vezes mais rápida”, afirma Bueno, destacando ainda a possibilidade de fazer a fixação e o aterramento ao mesmo tempo.

 

Clique na imagem para ampliar

 

Um dos projetos executados pela empresa, conta Bueno, foi um estacionamento com placas fotovoltaicas em Muzambinho, interior de Minas Gerais, considerado o segundo maior do país. Foram instalados 270 painéis, de 260 Wp, em um período de 10 dias com três instaladores, pela empresa Moove Energia Solar.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

 

Verificar também

policarbonato

Policarbonato – leve, inquebrável, bonito e sustentável

As diversas possibilidades e vantagens do policarbonato consolidaram o material no mercado   Transparente, inquebrável …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *