sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Fatores que fazem do escoramento um processo sustentável para a construção

escoramento
SketchUp Blog

Fatores que fazem do escoramento um processo sustentável para a construção

Num primeiro momento, pode até parecer impossível a ideia de um projeto ou sistema de escoramento ser sustentável para a construção civil, não é mesmo? E com razão, já que a técnica faz uso de materiais pesados como aço, concreto armado, metal ou madeira para criar estruturas provisórias resistentes, garantir uma moldagem segura e, assim, oferecer às fôrmas um eficiente reforço, própria para suportar sua própria carga e o peso do concreto.

Mas ao contrário do que parece – e para provar que todos os processos de uma obra podem sim ser sustentáveis, inclusive o escoramento de lajes, bem como o escoramento de vigas ou valas –, vários são os profissionais, empresas e construtoras que hoje investem em métodos menos impactantes ao meio ambiente e à força de trabalho dos canteiros. Nem sempre as matérias-primas usadas são as responsáveis por seu caráter sustentável, mas sim os sistemas aplicados, que podem reduzir o tempo das obras e evitar desperdícios ou resíduos.

 

Um exemplo de escoramento sustentável que deu certo

Se existe um projeto que pode ser considerado parte da arquitetura sustentável por seu modelo de escoramento, esse é o Via Green Towers, de Brasília (DF). Isso porque a obra do complexo comercial superou o desafio de empregar na construção somente materiais e procedimentos que respeitassem a natureza. Para tal, aplicou a premissa no máximo aproveitamento de seus sistemas de escoramento, usando produtos reaproveitáveis, que gerassem menos custos, fossem ambientalmente corretos e assegurassem uma obra ágil, segura e de qualidade.

escoramento
Mills Deck Light

O caminho encontrado pelas construtoras foi estruturar o escoramento das lajes planas com Mills Deck Light. Trata-se de um sistema de fôrmas para concreto feito de painéis modulares de alumínio, forrados por uma chapa compensada de plástico e sustentados por escoras que permitem uma desforma capaz de manter a laje escorada. Uma desmontagem rápida pode ser feita em até três dias por equipe reduzida e a mesma fôrma fica disponível para reutilização na etapa seguinte. Resultado: melhor nivelamento e redução nos custos e resíduos da construção.

 

escoramento
Mills Deck Light

 

Entenda melhor essa nova opção de escoramento sustentável com o vídeo da empresa Mills:

 

Outras soluções sustentáveis para o escoramento de uma obra

Na busca por atender o setor de construção sustentável em todas as suas demandas e se adequar a ações de responsabilidade ambiental, o mercado de escoramento, assim como o de fôrmas e aluguel de andaimes, não para de oferecer soluções. Um deles é o Peri DUO da empresa PERI, um sistema de fôrma 3 em 1 feito de tecno-polímero o que, além de deixar todos os componentes e painéis leves e resistentes, é 100% reciclável. Sua chapa de forração é durável por não absorver água e pode ser facilmente trocada sem ferramentas específicas.

 

escoramento
PERI
escoramento
PERI

 

De acordo com Marcus Vinicius P. Silva, desenvolvedor de negócios da empresa, no dia-a-dia de um canteiro de obras o DUO se adéqua a diversos elementos estruturais, como blocos de fundação, vigas baldrame, paredes, pilares e lajes, utilizando-se dos mesmos painéis para as diferentes aplicações e substituindo a madeira. “O material reduz, significativamente, as perdas e resíduos na obra e é a porta de entrada para o construtor migrar do tradicional para um método mais eficiente, industrializado e sustentável”, afirma Silva.

Já o Mecaner é outro sistema de escoramento e reescoramento sustentável, comercializado pelo Grupo Orguel e próprio para lajes nervuradas que façam uso de fôrmas pré-moldadas de polipropileno. Integrado, ele garante desformas rápidas e também libera as fôrmas sem que para isso a escora seja retirada. Assim, a solução economiza tempo e recursos financeiros, diminui o desperdício de materiais e torna os trabalhos com escoramento metálico mais simples e inteligentes.

 

escoramento
Grupo Orguel

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Revestimento

Revestimento de caminhões é a aposta da Julio & Julio para reduzir seus custos operacionais

O revestimento de caminhões da Metso foi escolhido pelo Grupo Julio & Julio para melhorar …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *