TEM NEWS

GBC Brasil lança a segunda versão da certificação para casas e condomínios

Brasil
Casa Henrique Cury – Certificada GBC Brasil CASA Divulgação

A certificação será oferecida no Brasil em duas versões, uma para casas e outra para condomínios, sejam horizontais ou verticais

O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), entidade que completa 10 anos de atuação em prol às edificações sustentáveis no país, lançará a Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

O GBC Brasil e seus Membros acumulam maturidade e experiência em mais de 400 edificações certificadas no país, sendo que o legado deste período é a comprovação, via estudos de mercado, casos de sucesso e testemunhos de stakeholders, que as edificações verdes são a melhor opção de negócios no mercado imobiliário, em qualquer segmento e setor de atuação.

 

Brasil

 

A certificação vai fornecer as ferramentas, metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial.

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais, seguem a seguinte disposição:

 

  • 28% Mudanças Climáticas;
  • 22% Saúde e Bem-Estar;
  • 20% Benefícios Econômicos;
  • 12% Recursos Hídricos;
  • 10% Biodiversidade;
  • 8% Comunicação e Educação.

 

A certificação também inclui conceitos de saúde, bem-estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal nas diversas categorias da certificação.

Como benefício aos futuros moradores das casas e apartamentos certificados, além dos ganhos econômicos durante a operação da edificação e o fomento ao respeito ao meio ambiente, temos ambientes e espaços mais confortáveis e que oferecem melhorias à saúde e ao bem-estar dos usuários.  

O processo de auditoria e certificação é segmentado em duas fases, a do projeto e a da obra em si, o que facilita o processo de certificação e beneficia o empreendedor no momento de comercialização do projeto ou na busca de incentivo financeiro relacionado a politicas públicas.

 

Tá gostando? Receba notícias assim no seu email.



 

O GBC Brasil passa a contar com a parceria do Bureau Veritas, líder mundial na avaliação de conformidade e certificação, que realizará a auditoria, incluindo verificação in loco das edificações a serem certificadas. O Bureau Veritas já realizou a auditoria de três projetos:

 

  • Casa Eudóxia, localizada em Campinas (SP) e certificada Nível Ouro;
  • Casa de Henrique Cury, localizada em São Paulo (SP) e certificada Nível Ouro;
  • Terra Mundi, condomínio localizado em Goiânia (GO), em processo final de auditoria.

 

Além desses, o GBC Brasil registra atualmente 11 projetos pilotos para essa certificação, nos estados de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Já na modalidade de residências unifamiliares, são 30 projetos registrados.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas, as razões para a crescente procura pela certificação sustentável em construções residenciais são vantagens como reduções dos custos operacionais, aliadas às melhorias no conforto, qualidade, saúde e bem-estar para os ocupantes.

 

GBC
Felipe Faria, GBC Brasil

“Além disso, fatores como a propensão de 80% dos consumidores em aceitar investir mais em imóveis certificados; a garantia ao incorporador, aos clientes e demais interessados sobre o respeito às normas técnicas e aos parâmetros de qualidade; as concretas perspectivas de políticas públicas endereçando vantagens a estas edificações são benefícios ímpares para as construções verdes”, afirma o executivo.

 

A nova certificação será lançada na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construção sustentável da América Latina, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo. No evento, será realizada a entrega das placas de certificação para os projetos certificados.

A expectativa da organização do evento é que ele supere a edição do ano passado, recebendo mais de 20 mil profissionais de áreas como arquitetura, engenharia, design, associações e instituições socioambientais, desenvolvimento sustentável, habitação de interesse popular, planejamento urbano, entidades governamentais e outros.

 

Brasil

 

Esteja você também entre eles!

 

Fonte: M.Free Comunicação / Márcio Freitas

 

Quer ficar informado sobre as novidades aqui do portal? Assine abaixo.



Verificar também

GBC

GBC Brasil lança certificação para edificações autossuficientes em energia

GBC Brasil estimula construções que consigam reunir a eficiência energética com geração de energia renovável …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *