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Material de construção tem um aumento de 7% nas vendas do varejo

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Vendas do varejo de material de construção tem aumento em setembro

Desempenho de vendas no varejo de material de construção, em setembro, aumentou em relação ao mesmo período de 2016.

Segundo Pesquisa Tracking da Anamaco com 530 lojistas das 5 regiões do país, entre 26 e 29 de setembro, as vendas no varejo de material de construção cresceram 7%, em setembro/17 na comparação com o mesmo período de 2016. “Com esses resultados apresentados, o volume de vendas no ano apresenta alta de 4,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já nos últimos 12 meses, conseguimos atingir o crescimento de 1%”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Segundo a pesquisa, o desempenho em setembro foi diferente nas regiões do país. No Sudeste e Sul apresentaram desempenho estável e semelhante do mês de agosto, já no Centro-Oeste, as lojas retraíram 3%, no Norte e no Nordeste foram regiões que mais apresentaram variações, apresentando retração de 8% e 6% nas vendas, respectivamente.

 

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Claudio Conz, presidente Executivo da Anamaco

“Tintas e revestimentos cerâmicos são as categorias que impulsionaram o setor este mês, pois houve um aumento significativo de vendas, o que indica que a família brasileira já está iniciando as reformas das casas para o final de ano”, afirma Conz.

“As pessoas costumam segurar as reformas no começo do ano, devido às diversas despesas e contas a pagar, porém, não é o que acontece no segundo semestre. Tradicionalmente, este período representa 65% do volume de vendas de material de construção no ano, pois com a chegada das festas, a população se preocupa em deixar a casa mais arrumada, consertando aquele encanamento ou pintando a parede que precisava”, completa.

 

Cartão Reforma começa a funcionar a favor dos lojistas  

Em setembro o ministro das Cidades assinou a portaria que regulamenta o Cartão Reforma, programa que auxiliará famílias carentes com até R$ 9.646,07 para aumentar ou reformar a casa. De acordo com o ministério, habitantes de cidades atingidas por enchentes, alagamentos, enxurradas, inundações, chuvas intensas e de granizo, terão prioridade para receber o benefício.

 

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Programa Cartão Reforma do Governo Federal

 

Segundo Conz, isso deve influenciar e muito as vendas de material de construção, pois com este apoio, as famílias conseguirão realizar as reformas necessárias e consequentemente, a venda de material de construção irá aumentar.

Além disto, há o Construcard, a linha de crédito oferecida pela CAIXA que está em fase de testes para que o cliente consiga contratar o Construcard na própria loja, reduzindo a burocracia hoje existente para a liberação do financiamento e permitindo que o lojista fidelize o cliente que entra na loja buscando mais informações sobre este benefício.

 

Lojistas estão otimistas e números tendem a crescer

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Lojistas estão otimistas – Foto Ney Mendes -www.acritica.com

 

A previsão é que até o final de 2017, o setor de vendas de material de construção no varejo apresente crescimento de 5% sobre 2016. Através do “Bus Tracking”, uma possibilidade de incluir perguntas carona juntamente à pesquisa mensal desenvolvida pela Anamaco, indicou que 70% dos lojistas acreditam que terão um aumento no volume de vendas de predominantemente 10% no mês de outubro.

“O segundo semestre do ano é sempre mais positivo para o nosso setor”, afirma Conz, completando: “Porém, tratando-se da superação dos dois anos muito difíceis no varejo de material de construção, este crescimento nas vendas deve ser comemorado ainda mais. Finalmente estamos conseguindo respirar um pouco e celebrar o crescimento, no entanto, não podemos nos acomodar, completa. 

 

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Foto: TEM Sustentável

 

Os lojistas entrevistados das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste pretendem fazer novos investimentos nos próximos meses. Já intenção de contratar novos funcionários no mês de outubro aumenta no Sul, porém se retrai na região Norte.

Ainda segundo a Pesquisa Tracking da Anamaco, que teve o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil, este movimento progressivo de números indica que o mercado continua se mostrando cada vez mais distante e independente em relação ao conturbado cenário da política brasileira, aumentando seu otimismo de 32 para 36% em relação às ações do Governo para os próximos 12 meses.

 

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