TEM NEWS

Metais sanitários aliam economia de água ao design

metais
A linha Colors, da Celite, alia design à economia ao oferecer metais com detalhes em cores variadas – Divulgação

Empregar metais sanitários mais econômicos auxilia no uso eficiente da água

Há alguns anos temas como crise hídrica e racionamento de água se evidenciaram e viraram pauta corriqueira, especialmente em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Embora os fatores que provocam tais situações sejam diversos, como o adensamento da população e má administração de recursos hídricos, os consumidores podem contribuir para evitá-las com o uso mais consciente da água. E isso é possível dentro da própria casa, com os metais sanitários adequados.

 

metais
Arquiteto Julio Cesar Dantès

Atualmente há no mercado diferentes opções de metais sanitários que tem como foco promover a economia de água, sem deixar de lado o conforto e o design. “Cada dia mais notamos que o design está aliado a ações de sustentabilidade e preservação da natureza. Acredito que dentro de mais alguns anos teremos no mercado toda a tecnologia trabalhando junto para sermos mais sustentáveis, com produtos de baixo custo para que toda a população tenha condição de usar”, acredita o arquiteto Julio Cesar Dantès.

 

metais
Coordenador da engenharia de aplicação da Deca, engenheiro Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior

Uma das tecnologias desenvolvidas para produtos que está disponível ao grande público tem como princípio a redução de pressão/vazão. A ideia central desta tecnologia é garantir uma vazão constante para o funcionamento dos produtos, independente da pressão disponível no sistema hidráulico. “É possível, por exemplo, garantir que chuveiros tenham uma vazão máxima de 12 litros por minuto em um edifício residencial vertical, independente do andar onde este produto esteja instalado e da consequente pressão a que estará sujeito, sempre dentro do limite máximo de 40mca preconizado nas Normas da ABNT referentes aos Sistemas Hidráulicos Prediais de Água Quente e Água Fria. Entretanto, este tipo de tecnologia hoje funciona adequadamente a partir de uma pressão mínima de 10mca”, explica o coordenador da engenharia de aplicação da Deca, engenheiro Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior.

Outra alternativa comum no mercado para estes metais é a tecnologia de controle do tempo de funcionamento dos produtos, como os mecanismos mecânicos ou eletrônicos para fechamento automático, mas que ainda hoje tem como foco principal o uso público.

 

metais
Modelo Smart System da Lorenzetti possui fechamento automático alguns segundos após o momento em que foi acionada, redução de até 60% no consumo de água

 

Para que o consumidor possa usufruir do benefício de economia de água proporcionado por metais sanitários, é necessário também manter o conforto na utilização do produto. “Pode-se dizer que as pessoas entendem a necessidade de se economizar água, reforçada pelas crises recorrentes no abastecimento das grandes cidades, mas sempre preferem soluções em produtos eficientes que não alterem sua percepção de conforto”, pontua Junior.

 

metais
Misturador monocomando da Roca – Divulgação

Como exemplo, o engenheiro comenta que a utilização de arejadores de vazão constante em torneiras, misturadores e monocomandos é trivial e bem recebida, mas, em contrapartida, a instalação e manutenção de restritores de vazão constante em chuveiros tem suas ressalvas, visto que podem alterar significativamente a percepção de conforto durante o banho, caso não sejam devidamente especificados para as condições hidráulicas especificas do local de instalação. “Portanto, é importante reforçar o entendimento de que a eficiência é atingida quando se economiza água e se mantém o conforto do usuário final”, ele completa.

 

De acordo com Dantès, a iniciativa de adotar metais sanitários que possuam recursos de economia de água é pouco comum entre os clientes. “Hoje em dia essa premissa parte do profissional, que funciona como um educador e um gerador de um conceito ecológico e de economia em prol do planeta”, revela o arquiteto, explicando que ao realizar um projeto é fundamental que haja planejamento para que não ocorra desperdícios até mesmo durante a obra.

Embora linhas de metais com estes benefícios possuam um custo superior que as demais, seu uso irá refletir nos custos mensais com água. “A utilização deste tipo de produto representa um investimento, e não um custo, a partir do momento que a economia propiciada garantirá retorno dos valores pagos pela aquisição e instalação do produto eficiente”, garante Junior. Neste sentido, Dantès acrescenta: “gerar benefícios sempre leva um tempo, mas por se tratar de um produto de alta qualidade e tecnologia, dura mais que os convencionais, requer menos manutenção, então ele se paga e gera economia de diversas formas”.

 

metais
LorenSense, da Lorenzetti, conta com acionamento por sensor – Divulgação

 

Segundo Junior, quando as pessoas e empresas passam por situações como essas, são impulsionadas não somente a adoção de produtos mais eficientes, mas também de soluções como utilização de fontes alternativas de abastecimento, como aproveitamento de água de chuva e reuso de águas servidas. Entretanto, o engenheiro ressalta: “deve-se reforçar o caráter educativo, a sensibilização e a busca pela conscientização para o uso eficiente da água constantemente, e não somente nos momentos de crise”.

 

metais
Gerente de marketing da Perflex Metais, Vanessa Marques

Para a gerente de marketing da Perflex Metais, Vanessa Marques, esta mudança deve ocorrer aos poucos e deve ser incorporada à cultura do brasileiro. “Estamos apenas no começo, temos muito o que caminhar nesse sentido. O consumidor sempre esbanjou e nunca se preocupou em economizar água, após a crise hídrica, passou-se a ter mais consciência e da importância em usar água com consciência. As pessoas começaram a ficar mais consciente de que a água é um bem finito e precisamos cuidar dela de forma racional”, ela conclui.

 

OPÇÕES DO MERCADO

Deca

deca01 Em sua linha de metais, a Deca valoriza a qualidade e excelência em seus produtos, bem como a implantação de mecanismos que evitam o desperdício. Na linha Balance, o chuveiro conta com uma pequena entrada de ar que permite que o sistema misture água e ar no jato, permitindo uma sensação de maior volume de água proporcionando um maior conforto e economia para o banho. Já as torneiras Decalux e Decatouch, são indicadas para locais públicos. A primeira possui um sensor ótico que permite o acionamento por aproximação, com baixo consumo de energia, já a segunda, tem seu acionamento através de um simples toque e após 8 segundos o produto interrompe seu funcionamento evitando o desperdício de água.

 

Lorenzetti
lorenzetti02 As duchas da linha LorenAir, da Lorenzetti, possuem sistema de funcionamento semelhante ao arejador, utilizado em torneiras e misturadores para uniformizar o jato d’água e contribuir para a redução do consumo, sem alterar a pressão. Já a linha de torneiras Smart System é caracterizada pelo fechamento automático alguns segundos após o momento em que foi acionada, o que proporciona uma redução de até 60% no consumo de água. Outra opção oferecida pela marca é a linha LorenSense, com acionamento por sensor, podendo ser encontrada também no modelo com bica alta, ideal para cubas de apoio.

 

Roca

roca Entre as coleções da Roca – grupo detentor também das marcas Celite e Incepa -, a Sublime conta com tecnologias exclusivas. No modelo de monocomando Victoria, a tecnologia SofTurn proporciona maior conforto no manuseio das alavancas e precisão no controle da vazão e temperatura. Além disso, seu sistema “click” ajuda a limitar a vazão de água.

 

 

Celite

celite A linha Colors, da Celite, é formada por monocomandos: para lavatório, com bica baixa, ou para cozinha, com bica móvel alta. A coleção conta com a tecnologia exclusiva da marca “click”, em que ao acionar a alavanca do metal, o som do primeiro clique indica que a vazão está na faixa econômica, de apenas 35%. Ultrapassando-a, o segundo clique sinaliza vazão de 70%. O terceiro demonstra o uso de 100% vazão, sem economia. Os produtos estão disponíveis nas cores branca, vermelha, azul, amarela, rosa e verde.

 

 

Incepa

incepa A linha Boss, da Incepa, possui metais para a cozinha, com misturadores e torneiras de mesa e parede, e para banheiro, com misturadores e torneiras de mesa e parede, ducha higiênica com derivação e acabamentos para registro. Seu acionamento com ¼ de volta e arejador oculto economizam até 50% de água.

 

 

Docol


Torneira de mesa Pressmatic Deluxe Bacteria Free-altaA Docol apresenta entre suas linhas de produtos, a DocolMatic, composta por torneiras, chuveiros, mictórios, válvulas e registros reguladores de vazão com o mesmo sistema. As torneiras e misturadores da linha economizam até 70% de água devido à exclusiva tecnologia DocolFlex que possibilita no mesmo produto o acionamento econômico, com fechamento automático em aproximadamente seis segundos, e o modo manual, com fluxo contínuo. A marca conta com o selo máximo de economia de água da Wels (Water Efficiency Labelling Scheme).

 

Perflex Metais

perflex Entre os produtos da Perflex Metais, a torneira de mesa alta da linha Open é indicada para cubas de apoio. A peça possui acabamento cromado com alto brilho, arejador econômico que auxilia na redução do consumo de água em 70% e sistema ¼ de volta com baixa e alta pressão com fluxo da água sem respingos.       

 

 

Fabrimar

fabrimar01 A Fabrimar disponibiliza entre seus produtos um arejador – acessório para torneiras e misturadores com função de misturar à água, dando a sensação de maior volume. A marca também conta com reguladores de vazão fixa, que se auto ajustam, compensando a pressão e mantendo sempre a vazão nominal. Na linha Acquapress, as peças possuem acionamento manual e fechamento automático que reduzem o desperdício de água e dispensam o contato com as mãos após a utilização, garantindo a higiene do usuário. Já na linha Petra – formada por misturadores, torneiras e duchas -, o volante com design clean facilita sua abertura e fechamento. Além disso, inclui cartucho cerâmico com ¼ de volta, acabamento cromado e produção em metal. Composição: misturadores, torneiras e duchas.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

A reciclagem de entulho e o empreendedor despreparado

Já escrevi aqui sobre o interesse de muita gente na reciclagem de resíduos da construção, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *