TEM NEWS

Papelão produz casas que podem durar até 100 anos

papelão
Fictionfactory

Casa feita de papelão pode durar até 100 anos

Vários são os recursos possíveis de serem aplicados quando o objetivo é tornar uma construção mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, certo? Pois em suas andanças pelo universo da sustentabilidade para a arquitetura, o portal TEM Sustentável encontrou mais uma inspiração sobre a criação de obras com cunho ecológico: desta vez na Holanda, com uma micro-habitação produzida de papelão que pode durar até 100 anos.

Não é de hoje que importantes construções comprovam que o papelão é um material durável e resistente, tanto para mobílias quanto à criação de estruturas comerciais, residenciais e urbanas. O projeto do estúdio holandês Fiction Factory reforça a ideia, com a casa Wikkelhouse, feita deste material corrugado fixado por uma resistente cola ecológica em várias camadas isoladas, que formam anéis modulares capazes de oferecer mais versatilidade na concepção do ambiente.

 

Como é formada a casa de papelão Wikkelhouse?

 

Primeiramente, a composição é toda fabricada em papelão, sendo os módulos transportados até o terreno para a montagem, que dura apenas dois dias. Após, reveste-se o material com uma película impermeável e “respirável”, a Miotex®, responsável por manter a durabilidade da estrutura.

 

papelão
Fictionfactory

 

Depois são instaladas ripas de madeira do lado de fora da casa, enquanto dentro as paredes levam um revestimento de chapas de madeira compensada com design minimalista. Já as áreas molhadas como cozinhas e banheiros são construídas com a utilização de equipamentos inteligentes, geralmente utilizados neste tipo de habitação.

 

papelão
Fictionfactory

 

O futuro e as vantagens da casa de papelão holandesa

O objetivo dos arquitetos do Fiction Factory é em breve tornar a casa de papelão mais uma alternativa sustentável viável para quem precisa de espaços pequenos e mais independentes. Assim, trabalham em uma versão completamente “off grid”, ou seja, autônoma em relação aos seus sistemas de energia e água, além de ampliarem a capacidade do projeto.

“O papelão é um material muito desvalorizado. Não há nenhum outro material de construção tão leve, forte e isolante. A maioria das pessoas pensa no papelão como uma simples caixa ou um pacote de correio. Muitos tentam argumentar que não é possível utilizá-lo em construções. Mas ele pode sim ser excelente. Nós simplesmente ainda não estamos acostumados a isso”, comentam os criadores.

 

papelão
Fictionfactory

 

Não bastasse o design da casa de papelão holandesa ser moderno e de qualidade, com um projeto de durabilidade garantida, o material aplicado na obra não impacta o meio ambiente e é 100% reciclável. O que significa que praticamente todo o papelão utilizado na construção pode ser reaproveitado no futuro, gerando uma quantidade consideravelmente menor de resíduos se comparada à de construções convencionais. Inspirador, não?

(Com informações de eCycle e Arquitetura Sustentável)

 

.

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

A importância da normalização dos pré-fabricados

A expectativa é bastante positiva do setor de pré-fabricados pela recente normalização promovida pela ABNT, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *