TEM NEWS

Parque Solar de Ituverava pode ser entregue ainda este ano

Foto em Destaque  - Enerray
Enerray

Fomos em busca dos detalhes do novo parque solar brasileiro, a ser instalado na Bahia e previsto para ser o maior em construção da América Latina

Com estimativas que demonstram um aumento médio de 4% na demanda de energia elétrica no Brasil, até 2020, o Parque Solar de Ituverava figura como uma das alternativas renováveis mais esperadas atualmente para suprir tal necessidade. O investimento será de cerca de 400 milhões de dólares e vem da Enel Green Power Brasil (EGPB), empresa proprietária que supervisiona a planta solar e responsável por eleger a Enerray do Brasil como a encarregada pela construção do mega parque fotovoltaico nacional.

 

Placas solares sendo instaladas - Divulgação
Placas solares sendo instaladas – Divulgação

 

O local escolhido para a implantação da nova usina de energia solar fotovoltaica foi a cidade de Tabocas do Brejo Velho, Bahia. Suas obras tiveram início em 2015 e a previsão é de que o empreendimento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2017, quando então terá uma capacidade de 254 MW, estendidos por até 550 hectares. A produção estimada também surpreende: serão cerca de 550 GW/h gerados por ano, suprindo as necessidades de consumo de quase 270 mil domicílios e evitando a emissão de mais de 180 mil toneladas de CO2 anuais.

 

Por dentro do parque solar

Em junho de 2016, o parque solar já contava com quase 32 mil polos instalados, de um total de 133.280 - Enerray
Em junho de 2016, o parque solar já contava com quase 32 mil polos instalados, de um total de 133.280 – Enerray

 

O projeto Ituverava será composto por sete subsistemas e rastreadores de eixo único, que permitirão o movimento de aproximadamente 20 mil placas solares ao longo do dia e de acordo com a posição do sol. Segundo os especialistas da Enerray, são mais de 500 profissionais envolvidos, além da participação de empresas próximas, pelas quais têm sido fornecidos os serviços e produtos à construção do parque. Ou seja, a sustentabilidade faz parte de todas as etapas do complexo, que não só proporcionará energia solar, como empregos à comunidade.

Os empreendedores da Enel Green Power observam, ainda, que o projeto do Parque Solar Ituverava recebe o apoio de um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement, em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Acompanhe, a seguir, os detalhes da edificação da maior usina fotovoltaica latinoamericana:

 

Vídeo

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos ganha projeto exclusivo de energia solar

O primeiro do Brasil provido de energia solar, Parque Villa-Lobos foi o escolhido para a …

Um comentário

  1. Silverio Penin y Santos

    Congratulações pelo site
    Esta excelente
    Usarei nas minhas aulas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *