sábado , 17 fevereiro 2018
TEM NEWS

Pavimentos permeáveis possibilitam captação de água

pavimentos permeáveis
Foto Associação Brasileira de Cimento Portland

Pré-fabricados ou moldados no local, os pavimentos permeáveis são opção para armazenamento de água de reúso.

Desenvolvidos para suportar o tráfego de pedestres, veículos ou cargas, permitindo a percolação de água de modo a não causar nenhum tipo de deformação na estrutura, os pavimentos permeáveis contribuem para a minimização de enchentes e enxurradas e podem ainda ser utilizados para o armazenamento de água de chuva para reutilização.

DOWNLOAD – Manual dos 13 passos para executar um pavimento permeável e armazenar água da chuva

O emprego de pavimentos permeáveis já está presente em grandes áreas externas em que o uso do concreto é predominante, como os estacionamentos do Shopping Barueri, Loja Assaí (unidade Jaguaré), estacionamento do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH), no campus da Universidade de São Paulo (USP), e muitas outras.

 

pavimentos permeáveis
Tipos de revestimentos que oferecem a solução – Fotos ABCP

 

pavimentos permeáveis
Cláudio Oliveira Silva, especialista da ABCP

Entre as opções disponíveis no mercado, os pavimentos permeáveis pré-fabricados são os mais utilizados, seja no formato de peças de pavimentação ou no formato de placas. “A percolação da água pode ocorrer através das juntas ou espaços entre as peças ou placas produzidas com concreto convencional ou através do concreto poroso de peças ou placas”, explica o especialista da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Cláudio Oliveira.

Outra alternativa é a utilização de concreto poroso moldado no local. De acordo com Oliveira, esse revestimento pode conferir uma excelente permeabilidade da água da chuva, seja para armazenamento em cisternas, retirada da água superficial e posterior caminhamento ao sistema de drenagem, ou como medida para reabastecimento do lençol d’água.

 

pavimentos permeáveis
Vantagens de um sistema de captação e reuso de água – Fonte ABCP

 

Contudo, alguns cuidados devem ser adotados para a implementação de um sistema de captação para reuso de água por meio desses pavimentos. “Nesta condição é necessário proteger o solo com uma manta plástica impermeável e utilizar um sistema com tubos dreno, além, é claro, dos reservatórios enterrados para o armazenamento de água”, enfatiza o especialista.

Oliveira comenta ainda que um projeto bem sucedido deva levar em consideração as condições de chuva local, quantidade de água a ser armazenada e provável fontes de contaminação no entorno da área de coleta e armazenamento e condições do solo.

 

pavimentos permeáveis
Estrutura de um sistema de captação de água por meio de pavimentos permeáveis -Imagem ABCP

 

“O pavimento permeável deve ser projetado quanto ao dimensionamento mecânico, ou seja, de sua capacidade de suporte de cargas e resistência à abrasão, como em relação ao dimensionamento hidráulico, onde se considera as condições de permeabilidade do solo e as variáveis históricas de chuva no local”, detalha Oliveira.

Para a constatação da instalação adequada dos revestimentos em concreto, segundo a norma ABNT NBR 16416 (Pavimentos permeáveis de concreto / Requisitos e Procedimentos), deve ser realizado um teste no local. “Na área interna de um cilindro com 30 centímetros de diâmetro é despejada uma determinada quantidade de água com velocidade controlada. A seguir, o intervalo de tempo que todo o volume de água leva para desaparecer da superfície ensaiada é medido, sendo possível calcular o coeficiente de permeabilidade do pavimento”, esclarece o especialista da ABCP.

 

pavimentos permeáveis
Teste para medir o coeficientes de permeabilidade do pavimento -ABCP


 

Faça o download gratuito do manual produzido em conjunto pela ABCP, a Bloco Brasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) e o Sinaprocim/Sinprocim (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento / Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo), denominado “13 passos para executar um pavimento permeável e armazenar água da chuva”, um material muito útil para quem precisa construir ou reformar algum piso externo em sua residência, comércio ou indústria e, ao mesmo tempo, economizar água.

 

 

Vai construir ou reformar?

Guia de Produtos

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Startup

Startup fabrica bloco termoacústico e revoluciona o mercado de construção

Startup de Minas Gerais prova que é possível substituir a construção tradicional por bloco termoacústico, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *