sábado , 17 fevereiro 2018
TEM NEWS

Piso laminado alinhado à sustentabilidade

piso laminado Eucatex
Eucatex Piso Laminado Acaícia Andorra

Ibá apresenta a arquitetos e designers aspectos importantes sobre sustentabilidade dos projetos executados com piso laminado, em evento da indústria de Drywall, em Brasília, na semana que vem.

No próximo dia 22/8, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) estará na 5ª edição do “Saber é Crescer”, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, a Associação apresentará a importância da sustentabilidade nos projetos de revestimento em piso laminado para arquitetos e designers, contribuindo para o aprimoramento e conhecimento técnico dos profissionais.

Produzido pela indústria nacional, o piso laminado vem ganhando espaço no mercado de sistemas de revestimento. Esse desempenho está refletido nos números: entre 2007 e 2016, a produção de piso laminado no Brasil cresceu 63%, atingindo a marca de 11,8 milhões de m² no último ano.

A matéria-prima do piso laminado tem origem no cultivo de árvores plantadas para fins produtivos – pinus e eucalipto – em um processo 100% sustentável, com ciclo de colheita e plantio renovável, sem qualquer relação com o desmatamento de florestas naturais. Estas plantações recuperam áreas degradadas previamente pela ação do homem e contribuem para a preservação da biodiversidade. 

O produto ainda é certificado por organizações independentes, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor) – reconhecido internacionalmente pelo Program for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) -, que garantem a procedência da matéria-prima utilizada.

 

Eucaliptos da indústria madeireira certificada

 

Ganhos com o piso laminado vão muito além do convencional

O incentivo à utilização deste tipo de revestimento ainda contribui diretamente com um desafio global: as mudanças climáticas. Os produtos derivados das árvores plantadas armazenam CO2, colaborando com a redução significativa deste gás na atmosfera, pois cada metro cúbico de madeira equivale a uma tonelada de carbono absorvida da atmosfera. O produto ainda é reciclável e pode ser usado na produção de energia de biomassa.

Os benefícios do piso laminado vão além de sua sustentabilidade, favorecendo tanto o empreendedor e o construtor, quanto o proprietário do imóvel. O produto possui sistema de revestimento de piso industrializado – incluindo régua, acessórios de instalação e acabamentos – e mão de obra qualificada. A produtividade é alta, chegando a 50 m2 por equipe/dia e a perda de material é inferior a 5%.  Entre os principais diferenciais estão o custo reduzido – devido a sua praticidade e rapidez de instalação -, a qualidade, a durabilidade e o desempenho do material; além do conforto térmico e acústico, da beleza e da proteção antibacteriana.

Ao fazer a manutenção, o proprietário também evita gastos desnecessários, uma vez que, em caso de reformas, não há necessidade dos tradicionais “quebra-quebra” e do acúmulo de entulho, poupando custos com mão de obra. A limpeza cotidiana é realizada apenas com um pano úmido, contribuindo para a economia na conta de água do imóvel. E os pisos laminados com encaixe tipo “click” dispensam o uso de cola em casos de mudanças, permitindo que o consumidor possa levar o piso para a nova residência.

Abaixo mais detalhes sobre o evento “Saber é Crescer”:

Data/ horário: 22 de agosto das 17h30 às 21h.

Local: Livraria Cultura – CasaPark.

Endereço: SGCV – Sul, Lote 22 *Piso Superior – Brasília – DF.

Mais informações: (11) 3035.4888 | saberecrescer@drywall.org.br

 

Fonte: GWA Comunicação Integrada / Paulo Mathias

 

Vai construir ou reformar?

Guia de Produtos

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

ABIMAQ

ABIMAQ tem perspectivas positivas para 2018

Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ mostra otimismo para este ano e avalia o …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *