TEM NEWS

Ponto de ônibus sustentável

Ponto de ônibus
Divulgação

 

Muito se tem ouvido falar, não só da necessidade de se implementar projetos de construção sustentáveis, mas de obras que de fato saíram do papel e se tornaram ecoeficientes. Geralmente o conceito é aplicado em empreendimentos residenciais ou corporativos e, pouco a pouco, também tem se difundido no setor público. Mas você já imaginou um ponto de ônibus sustentável?

Pois o Núcleo Setorial de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) sim e levou para a cidade um projeto inovador: a Parada de Ônibus Ecossustentável. Com telhado verde, energia solar e gerando a sua própria energia, o espaço foi criado com produtos recicláveis e materiais que minimizam o consumo de recursos naturais.

O ponto de ônibus sustentável de Florianópolis foi inspirado em modelos já criados em países como Holanda, Alemanha, França e Estados Unidos, tem uma área de 9,8 m² e telhado verde equipado com placas fotovoltaicas. Segundo Aline Ghisi, consultora do núcleo da ACIF, o projeto foi desenvolvido e implementado com recursos oriundos exclusivamente da iniciativa privada. “O único apoio governamental foi o da disponibilização do espaço”, explica.

 

Ponto de ônibus
Divulgação

 

O desempenho do ponto de ônibus sustentável

São duas as funções que mais chamam a atenção da primeira – e até então, única – parada de ônibus ecossustentável da cidade. Uma delas é o telhado verde, com cobertura de vegetação capaz de filtrar a poluição e reutilizar água de chuva para sua própria irrigação, reduzindo as ilhas de calor. A geração de energia limpa é outra, formada por placas solares que ajudam a iluminar o local com LEDs e ainda carregar o celular dos usuários do ponto de ônibus via USB.

Para se ter ideia da capacidade energética do ponto de ônibus sustentável, de acordo com a ACIF, hoje a parada ecológica gera 73Wh/mês, o equivalente a R$ 44,53 mensais. Além disso, a estrutura do local também tem seu lado positivo, com aço totalmente reciclável, pintura eletrostática e forro do teto e dos bancos feito de madeira plástica, produzida com a reciclagem de materiais plásticos do Presídio Agrícola de Palhoça.

O caráter sustentável e funcional do ponto de ônibus ambientalmente responsável de Florianópolis também está na mobilidade da população, uma vez que o espaço facilita a acessibilidade de portadores de necessidades especiais que tenham cadeiras de roda. Outras ações da iniciativa preveem a instalação de um bicicletário e um painel informativo sobre as linhas que param no ponto.

 

Ponto de ônibus
Divulgação

 

Parada de ônibus ecossustentável: apenas um começo

Vale lembrar que o ponto de ônibus sustentável de Florianópolis é apenas um protótipo, com itens a serem desenvolvidos, e ainda não existe uma previsão para a implementação do projeto em escala urbana. No entanto, a iniciativa é mais do que bem-vinda e admirável para o setor de construção sustentável, servindo não só como incentivo, mas inspiração às demais cidades para, quem sabe, em pouco tempo usufruirmos de mais paradas de ônibus ecossustentáveis.

Desde a implantação do ponto de ônibus sustentável, no fim de 2015, ocorreram apenas alguns ajustes na parte de irrigação e no telhado com o intuito de evitar infiltração, de acordo com Aline. “Em relação à aceitação do projeto, de modo amplo foi bem positiva, principalmente das entidades próximas. Aliás, a parada não sofreu nenhum vandalismo até hoje”, contou a consultora ao TEM Sustentável.

Em entrevista concedida a outros veículos de comunicação, Maria Cecília Guinle, coordenadora do Núcleo Setorial de Paisagismo da ACIF na época da idealização do ponto de ônibus sustentável, observou que o espaço pode servir de modelo para a cidade. “Fizemos um projeto completo, mas é uma ideia que pode ser adaptada e simplificada para a realidade do município. A intenção é mostrar que é possível deixar menos desgastante e mais interessante a espera pelo ônibus”, completou.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

BIM

Plataforma BIM: benefícios e aplicações práticas

Entre as possibilidades que o BIM oferece, estão os ensaios e simulações para análises de …

Um comentário

  1. Pingback: Essor Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *