quarta-feira , 21 fevereiro 2018
TEM NEWS

Casa sustentável do Brasil você conhece?

casa sustentável
Imagem: Correio do Estado MS

Você conhece a primeira casa sustentável do Brasil?

Casas sustentáveis e baratas, além de resistentes e construídas em menos tempo. Esse talvez seja o ideal de muitos profissionais com foco em construção sustentável e que tenham como meta criar obras ecologicamente corretas, com conceitos que vão além dos já indispensáveis telhado verde e energia solar. E foi assim que nasceu a inédita casa sustentável brasileira, pronta em menos de uma semana e 25% mais econômica.

A ideia da “Casa Sustentável, Bio-saudável e Inteligente” de Campo Grande (MS), assim intitulada, veio de Kleber Karru, brasileiro que viveu na Espanha durante sete anos. Ciente da carência do Brasil para a construção de projetos de arquitetura sustentável, Karru firmou parceria com o morador espanhol Eugen Fudulu e com o OpenMS, laboratório europeu baseado em nanotecnologia, dando início ao projeto.

 

Detalhes da construção da Casa Sustentável

casa sustentável
Imagem: Divulgação

 

Com arquitetura que, aparentemente, se assemelha ao projeto de uma residência comum, a casa sustentável impressiona pela resistência e rapidez com que foi construída. Seis dias foi o tempo total que a obra levou para ser finalizada – partindo de uma alicerce pronto – e, mesmo em um país que não sofre com fenômenos naturais de grandes proporções, a casa ecológica resiste a terremotos de até nove graus na escala Richter e ventos de 300 quilômetros por hora.

O método usado na criação da original casa sustentável também se destaca: foi empregada a chamada nanotecnologia, técnica relativamente nova que se baseia na concepção de materiais e estruturas a partir de átomos. A tecnologia é uma das responsáveis pelo barateamento da residência em até 25% em relação à construção de casas tradicionais, já que a máquina que fabrica seus componentes não desperdiça materiais. Além disso, bastam quatro funcionários para “montar” sua estrutura.

 

Mas o que a torna a casa ecologicamente correta?

casa sustentável
Imagem: Divulgação

 

O máximo aproveitamento do ar, água e energia foi o foco do projeto campo-grandense. Um dos principais itens da casa sustentável que provam o conceito de sustentabilidade na construção civil é seu purificador, com capacidade de filtrar a água antes que chegue nas torneiras. Estrutura própria para teto solar e equipamento de ar capaz de eliminar as bactérias dos ambientes também chamam a atenção pela eficiência, economia e modernidade.

Quanto ao isolamento acústico e térmico da residência, ambos ganham em desenvolvimento sustentável, graças às paredes de espuma e fios de vidro internos e externos que dispensam o uso de ar-condicionado e ainda tornam a temperatura da casa mais agradável. Como se não bastasse, os materiais resistem à ação de cupins, fogo e umidade e a estrutura, quando totalmente instalada, permite ao morador aplicar o acabamento e revestimentos que quiser.

 

O futuro da primeira casa sustentável brasileira

casa sustentável
Imagem: Divulgação

 

Inaugurada no fim de 2015 e criada inicialmente apenas como um protótipo, a casa sustentável de Campo Grande passou a ter modelos comercializados em abril deste ano, período em que a indústria responsável pelo projeto instalou-se no Brasil. Os próximos passos de seus idealizadores é fechar parcerias com o governo do Estado para que a população tenha acesso a outros projetos de alta qualidade e baixo custo, como foi o da inédita residência ecológica.

O objetivo dos sócios é entregar até 30 habitações populares sustentáveis por mês, o que também geraria mais empregos à região. Em entrevista ao jornal Correio do Estado, Kleber Karru afirmou que isso pode ser uma realidade, pois o número de pessoas trabalhando aumentaria. “Com equipes de trabalho divididas por funções, fazemos uma casa por dia. Nesse caso, uma equipe faria o radier, outra montaria a estrutura e outra seria responsável pelo revestimento e acabamento final”, observou.

Se você conhece ou tem projetos como o da casa sustentável de Campo Grande, envie-os ao TEM Sustentável e inspire a comunidade de construção sustentável nacional!

 

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


Verificar também

Bresco

Bresco Investimentos foca em soluções sustentáveis

Parque Corporativo Bresco Viracopos recebe investimentos em ações verdes que somarão R$ 50 milhões A …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *