TEM NEWS

Projeto Cidadão Even transmite a jovens fundamentos sobre carreira, liderança e sustentabilidade

even
Programa Cidadão Even sendo aplicado em sala de aula – Divulgação

A iniciativa da Construtora e Incorporadora Even incentiva troca de experiências entre estudantes e profissionais dentro e fora da escola em projeto anual

A Even Construtora e Incorporadora S.A. é uma das maiores empresas do setor imobiliário do Brasil.  Desde 2015 desenvolve o Projeto Cidadão Even, trabalhando com alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio das escolas Estaduais Solón Borges dos Reis e Emiliano Augusto Cavalcanti De Albuquerque e Melo, tendo o objetivo de promover trocas de experiências sobre Liderança, Planejamento Financeiro e Solidariedade, através de seus colaboradores que participam do Programa de Voluntariado, doando seu tempo e seu talento em prol da educação de jovens e adultos.

Em três anos, o projeto já envolveu mais de 300 pessoas. A iniciativa segue alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como ação contra a mudança global do clima, educação de qualidade, consumo e produção responsáveis. Os estudantes beneficiados pelo Cidadão Even trabalham temas como Ética, Comunicação, Solidariedade, Marketing pessoal e Criatividade. Os conteúdos são repassados semanalmente, ao longo do ano, utilizando diferentes metodologias, como aulas expositivas, atividades lúdicas, elaboração de campanhas e visitas à empresa.

Somente no ano passado, a ação beneficiou 77 jovens, envolveu 76 colaboradores voluntários e mais de 50 corretores das duas imobiliárias Even. “O Projeto Cidadão Even trabalha uma série de temas transversais ao desenvolvimento do jovem. O objetivo do projeto é formar um cidadão e profissional mais consciente de si e da realidade da qual faz parte”, explica Joana Scheidecker, responsável pelos projetos de Responsabilidade Social da companhia.

 

even
Joana Scheidecker, da Even – Divulgação

A importância dada à sustentabilidade pela Even se reflete na escolha de formular um projeto de responsabilidade social com duração anual e com diversos conteúdos e metodologias diferentes. “Acho uma experiência maravilhosa! Sempre que vem um módulo novo, é uma nova surpresa! Hoje, já consigo dizer o que quero fazer futuramente, graças ao projeto, que me proporcionou 1 dia na área da qual pretendo me formar e atuar no mercado”, afirma Vinícius Brasil, 17 anos, do 3° ano do Ensino Médio da Escola “Di Cavalcanti”.

A percepção da experiência também é positiva entre os voluntários. “Foi muito desafiador quando fiz a inscrição, a minha rotina é muito diferente da sala de aula. Eu acho que ganhei demais. Não esperava os debates, a profundidade dos questionamentos, por isso, aprendi tanto”, relata Ramon Maceiras, Engenheiro Civil da Even. 

 

Módulos

O Cidadão Even é desmembrado em quatro módulos: autodesenvolvimento, mercado de trabalho, solidariedade e conhecimento técnico. Conheça melhor cada etapa:

Autodesenvolvimento: por meio de atividades lúdicas baseadas em jogos e exercícios teatrais, os alunos trabalham temas como comunicação, negociação, criatividade e inovação, trabalho em equipe e liderança. Os voluntários são capacitados para aplicar as atividades e guiar as discussões que fazem a conexão entre a atividade realizada e as situações enfrentadas no dia-a-dia pelos estudantes. Durante a pesquisa, realizada após a finalização do módulo em 2016, 76% dos alunos apontaram que nunca tinham feito um curso ou tido aula sobre liderança, trabalho em equipe, comunicação, criatividade ou negociação.

Mercado de trabalho: neste módulo, alunos, filhos de mestres de obra e filhos de corretores das duas imobiliárias Even têm a oportunidade de passar um dia na construtora e incorporadora. No escritório ou em um dos canteiros de obras, os beneficiados conhecem a empresa e têm contato com o dia-a-dia de trabalho do voluntário, além de interagir com profissionais do mercado e tirar dúvidas sobre a carreira.

 

even
Alunos beneficiados no Programa Cidadão Even – Divulgação

 

Solidariedade: dinâmicas voltadas à empatia, ética e cooperação são realizadas. Além disso, os voluntários atuam como “mentores” dos alunos na criação e desenvolvimento de uma campanha social na escola ou no bairro, para aplicar os conceitos trabalhados nas dinâmicas. O objetivo é despertar no jovem o seu lado solidário, possibilitando que ele tenha uma vivência real do trabalho voluntário.

Conhecimento técnico: Voluntários da Even, com apoio de parceiros, desenvolveram apostilas de conteúdo técnico de diversas áreas para os participantes do projeto durante os anos de 2015 e 2016. Os materiais trazem assuntos variados, como Sustentabilidade, Marketing Pessoal, Ética, Planejamento de Futuro, Planejamento Financeiro e Tecnologia da Informação. Em 2016, as aulas relativas às apostilas que compõem o módulo foram ministradas tanto para os alunos das escolas como para os corretores das duas Imobiliárias Even.

 

Fonte: Approach Comunicação / Úrsula Ferro

 

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

AURESIDE

4ª Jornada de Automação da AURESIDE, lançará o XVI Congresso Habitar

Através da iniciativa da AURESIDE, a série Jornadas de Automação terá em sua 4ª edição …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *