sexta-feira , 15 dezembro 2017
TEM NEWS

PVC é tendência versátil na construção civil

pvc
Google Imagem

Com inúmeras possibilidades de aplicações, PVC não conquistou parcela maior do mercado brasileiro pela competitividade financeira

O policloreto de vinila (PVC) é o segundo termoplástico mais popular do mundo, atrás apenas do polietileno (PE). Apesar disso, o PVC pode ser até mesmo considerado o mais versátil dentre os plásticos. O material é obtido a partir de 57% de cloro, proveniente do cloreto de sódio – provindo, por exemplo, do sal marinho ou da salgema –, e 43% de insumos provenientes de fontes não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Ele tem sido uma tendência na composição de produtos destinados a inúmeras aplicações na construção civil e à decoração de diferentes ambientes, muito por conta da sua versatilidade. Com o material implementado como elemento principal, podem ser fabricados pisos, tubos, conexões, forros, portas, esquadrias, entre outros exemplos.

 

pvc
Luiz Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia – Foto Irit Cherizon

E ao redor do mundo, o material já é plenamente reconhecido. “Em países da Europa, os caixilhos de PVC são amplamente utilizados, principalmente pelo excelente desempenho termo-acústico”, afirma Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia. A construção civil tem caminhado globalmente no sentido de industrialização de seus processos, com ênfase no reaproveitamento de materiais e estruturas, em menores ou zero desperdícios, em otimização de tempo e em maior produtividade.

Cada matéria prima tem seus prós e contras. E cabe aos especificadores, como arquitetos e engenheiros, fazerem uma análise detalhada para encontrar a solução mais adequada para cada situação”, lembra Ferreira. Apesar de o mundo caminhar nesta direção, o mercado brasileiro ainda utiliza em pequena quantidade o PVC para elementos além de tubos e conexões hidráulicas.

Isso se deve principalmente a uma questão de competitividade financeira. O material, em muitos casos, acaba tendo um custo mais alto do que os seus concorrentes. Em muitas tomadas de decisões, aspectos ambientais, manutenção e custos com descartes e reciclagem ainda não são levados em conta no orçamento.

 

pvc
Porta de PVC para hangar – Divulgação

 

Uma característica sustentável importante para o PVC é o fato de o material ser praticamente 100% reciclável. “Ele conta com grande avanço tecnológico nos últimos anos para eliminar o amarelamento e ressecamento decorrente de raios ultravioleta provenientes do sol, principalmente por parte dos fabricantes de origem europeia. Apresenta também boa estabilidade dimensional e resistência à corrosão e à maresia”, diz Ferreira.

Por outro lado, apresenta baixa resistência mecânica se comparado a elementos metálicos, o que restringe a sua utilização quando resistência mecânica é um requisito importante para o desempenho do edifício, como vencer grandes vãos ou estruturas curvas. Por fim, existem também as questões estéticas, menos parametrizáveis que aspectos de desempenho e durabilidade, mas que devem sempre estar presentes num bom projeto arquitetônico”, ressalva Ferreira.

 

pvc
Emprego do PVC em esquadrias – Foto: Pixabay

 

Vários pontos devem ser analisados ao se considerar um elemento mais sustentável do que outro. Ao se comparar esquadrias de PVC com esquadrias de alumínio, por exemplo. São duas soluções recicláveis, porém derivadas de indústrias que requerem bastante cuidado com a questão de substâncias prejudiciais à saúde dos trabalhadores durante a produção. O que diferencia o impacto ambiental será a quantidade de energia incorporada ao longo deste processo de fabricação. Em fevereiro, publicamos inclusive uma matéria especificamente sobre as esquadrias de PVC. Clique aqui e confira.

 

pvc
Detalhamento da esquadria de PVC – Foto: Europapvc.com.br

 

Há alguns estudos que indicam que, numa situação de incêndio, o PVC libera substâncias letais ao ser humano. É importante lembrar que numa construção ocupada, existem inúmeros elementos com PVC, como peças de vestuário, mobiliário, alguns tipos de utensílios domésticos e carenagens de eletrodomésticos. Todos podem emitir substâncias letais na eventualidade de um incêndio”, lembra Ferreira.

 

pvc
Piso vinílico sendo instalado – Foto: wikimedia

 

As normas técnicas variam de acordo com as diferentes aplicações do PVC. Para tubos e conexões, por exemplo, a ABNT NBR 5648 é destinada a sistemas prediais de água fria, enquanto a ABNT NBR 5688 é voltada para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação. Já a ABNT NBR 14917 trata de revestimentos resilientes para pisos. Outra norma é a ABNT NBR 9690, que faz referência a mantas para impermeabilização. Por fim, existe ainda uma Comissão de Estudo Especial de Telhas de PVC, a ABNT/CEE-232.

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

 

Verificar também

A importância da normalização dos pré-fabricados

A expectativa é bastante positiva do setor de pré-fabricados pela recente normalização promovida pela ABNT, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *