sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Quais os processos e vantagens da britagem de entulho?

britagem de entulho
Maurício Burim

Quais os processos e vantagens da britagem de entulho?

Enquanto parece repetitivo demonstrar o quão negativos são os impactos dos resíduos de construção e demolição para o meio ambiente, insistir em práticas que os minimizem deve ser atividade obrigatória e incansável dos envolvidos com a construção civil. E é aí que surge a britagem de entulho, técnica eficaz que tritura os materiais decorrentes de obras, contribuindo com o gerenciamento de resíduos e a tão necessária reciclagem de entulho.

Infelizmente, não é difícil identificar a causa de problemas como a emissão de CO2, alterações ambientais e contaminação do solo. Mesmo com rígidas legislações ambientais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ainda há canteiros de obras com agentes que nada fazem para reduzir ou mesmo acabar com os impactos na natureza e garantir mais sustentabilidade às construções.

 

A britagem de entulho como solução à construção sustentável

britagem de entulho
ABRECON

 

Para pôr fim a essa realidade, novas tecnologias têm sido aprimoradas e criadas para o setor e uma das mais expressivas é a britagem para a reciclagem de resíduos da construção civil e demolição (RCD). Com ela, o entulho gerado ganha novas funções e se transforma em material britado ou agregado reciclado, capaz de dar vida a novas obras – claro, desde que atenda as normas vigentes. A britagem de entulho presente nos canteiros ainda proporciona inúmeras vantagens ambientais, sociais e financeiras:

 

  • Evita o uso de materiais provenientes de recursos naturais.
  • Possibilita maior rentabilidade.
  • É uma solução econômica, uma vez que reduz os custos com o transporte e despejo dos materiais.
  • Diminui o número de áreas reservadas para a criação de aterros sanitários e depósitos clandestinos.
  • Valoriza os bairros e inviabiliza a criação de focos de pragas.
  • Gera renda e empregos.

 

Como funciona a britagem de entulho?

O processo de britagem de material de demolição ocorre em uma usina de reciclagem de entulho e se inicia com a triagem e separação dos resíduos a serem britados, que em seguida são triturados por um britador. Durante a técnica de britagem de entulho, há uma remoção de materiais finos, realizada por uma grelha presente no próprio alimentador. É ela quem seleciona a terra e a conduz para outro equipamento, o transportador de correia, dispondo-a separadamente do restante do sistema.

O transportador de correia radial também faz parte do britador e permite que a correia seja posicionada de duas maneiras: voltada à pilha do chamado agregado vermelho (oriundo de solos e materiais cerâmicos) ou à peneira vibratória. Dessa, é lançado o agregado cinza (resíduos à base de cimento), que apresenta diversos tamanhos, é classificado de acordo com suas ganulometrias e transportado.

 

Britagem de entulho: um mercado consolidado

britagem de entulho
Metso

 

Também conhecida por britagem de concreto, a técnica é realizada por empresas especializadas e que contam com maquinário de indústrias que fornecem diferentes tipos de triturador de entulho. Uma das pioneiras no mercado de reciclagem de sucata metálica e RCD, a Metso é um bom exemplo de atuação no setor por seu profundo conhecimento técnico. A companhia fabrica equipamentos e incorpora uma série de dispositivos eletrônicos que aumentam o rendimento das máquinas e reduzem possíveis problemas por má operação.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, seu portfólio de serviços dispõe de soluções e cobertura para a maioria dos processos de reciclagem de uma usina. No segmento de agregados, dispõe de tecnologias que aumentam o desempenho e a confiabilidade da britagem. Em se tratando de aparelhagem, materiais e operações, trabalha com britadores de alta performance e areia fabricada para concreto e asfalto, plano de proteção de equipamentos e gerenciamento de alimentação acima do tamanho e acúmulos de material.

 

britagem de entulho
Metso

 

Confira abaixo, uma animação da empresa sobre um de seus equipamentos e conheça, na prática, os processos da britagem móvel:

 

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Resíduos

Sim, chegamos. Aí está ele: 2017

Sim, chegamos. Aí está ele: 2017 Muitos dizem que 2016 foi um ano para ser …

3 comentários

  1. Gostaria de saber qual a destinação dos materiais finos após a britagem?

    • Olá Iago, O que vc quer dizer com finos?
      Se for areia e pedrisco, esses materiais podem ser utilizados para produção de blocos e tijolos ecológicos, guias e sarjetas, chapisco, emboço e artefatos de concreto sem função estrutural.
      O material fino se caracteriza por tamanhos de 1mm até 4,5mm.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *