TEM NEWS

Razões para escolher aquecedores solares na hora de construir

aquecedores solares
Idealterm

Razões para escolher aquecedores solares na hora de construir

Para o setor de arquitetura sustentável, fazer uso de energias renováveis não só insere profissionais e empresas em um mercado moderno e crescente, como contribui com a tão necessária responsabilidade ambiental. Isso porque elas aplicam recursos oriundos da natureza e, como o próprio nome sugere, são reabastecidas de forma pura e orgânica. Diferentemente de fontes de carvão e petróleo, por exemplo, altamente poluentes.

Nesse cenário de redução de impactos ao meio ambiente e maior eficiência energética às construções, está a energia solar: “limpa”, que não contribui com o efeito estufa e ainda transforma sua principal fonte em energia elétrica ou térmica. Com ela, a construção sustentável se beneficia dos vantajosos aquecedores solares, ideais ao aquecimento de água para banhos, indústrias e piscinas e cada vez mais empregados em edificações.

 

Aquecedores solares: conceitos e funcionamento

Tendo como motor a energia solar térmica, – aquela que se utiliza de radiação eletromagnética, transformando-a em calor e não em eletricidade – os aquecedores solares de água funcionam por meio de um painel solar, também chamado de coletor. Antes da instalação do sistema de aquecimento solar, seja em residências, prédios ou comércios, é importante saber que existem coletores próprios para cada finalidade, cada um com eficiência específica. Veja:

 

aquecedores solares
Aquakent

 

Aquecedores solares também são formados por um reservatório térmico (ou boiler) de cobre ou polipropileno, termicamente isolado por poliuretano. Enquanto as placas coletoras absorvem a radiação solar e a transfere para a água, os reservatórios servem como depósito, recebendo o líquido do boiler por meio de bombeamento por tubos ou um termossifão. Já para quando não há emissão solar suficiente, existe o sistema auxiliar de aquecimento, garantindo água quente a todo momento.

 

aquecedores solares
EnergiaTecsolar

 

O mercado brasileiro de aquecedores solares

O privilégio do Brasil referente à produção de energia solar não se resume à sua insolação quase que contínua, possível e favorecida pelo clima tropical do país. As matérias-primas aqui encontradas em abundância, dentre elas o cobre, vidro, termoplástico, aço e alumínio, são excelentes recursos na produção de equipamentos, em especial de aquecedores solares. O que prova que dispomos de um mercado propício e promissor para esse tipo de mecanismo.

Para se ter ideia do quanto é positivo o contexto brasileiro em relação aos aquecedores solares, há cerca de cinco anos, aproximadamente um milhão de empreendimentos, dos quais residenciais, industriais, públicos e comerciais, já dispunham de tecnologia solar térmica. Em 2015, a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) colocou o Brasil na 5ª posição mundial no ranking de adesão de coletores solares em sistemas de aquecimento de água.

Hoje, o mercado nacional de aquecedores solares conta com grandes fabricantes, variando em números quando comparada a área coletora instalada por região. Sudeste, por exemplo, abriga quase 80% do mercado, sendo seguida pelas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dentre os modelos de aquecedor de água mais consumidos atualmente no país estão os das marcas Bosch, Soletrol, Heliotek, Solterm, Termomax, Komeco e Aquakent.

 

aquecedores solares
Divulgação

 

Vantagens dos aquecedores solares. O que os diferem de outros sistemas?

Economia financeira. É ela o grande atrativo dos aquecedores solares domésticos e industriais em relação ao aquecimento elétrico ou a gás, além do caráter sustentável para a construção, por ser uma excelente fonte alternativa. Apesar de os custos para a instalação de um aquecedor solar ainda serem altos para a realidade brasileira, suas vantagens econômicas em relação às demais fontes de energia térmica são extremamente compensadoras.

 

aquecedores solares
Laban-USP

 

A vida útil dos aquecedores solares é outro de seus pontos favoráveis: estimativas e dados de fabricantes afirmam que eles chegam a durar 20 anos. Além de valorizar o imóvel em que é instalado, graças à eficiência energética que oferece às edificações, o investimento em um aquecedor solar de água pode ter retorno garantido em três a cinco anos. Ou seja, motivos não faltam para adoção de um sistema de aquecimento solar em suas construções sustentáveis!

 

Guia de Produtos

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

Postes solares

Postes solares fornecem luz com sustentabilidade a projetos urbanos

Vias públicas brasileiras tornam-se sustentáveis graças ao emprego de postes solares. Conheça-as e entenda como …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *