TEM NEWS

Recursos sustentáveis de automação residencial

automação residencial
Smart Automation

Recursos sustentáveis de automação residencial

Cada vez mais em alta no Brasil, a automação residencial – assim como a amplamente conhecida automação predial – faz uso de soluções tecnológicas que simplificam o dia a dia e dão vida a uma “casa inteligente” com seus inúmeros recursos automáticos. E é justamente por permitir que certas atividades domésticas sejam programadas e proporcionar qualidade de vida aos moradores, que a automação pode ser uma grande aliada da arquitetura sustentável.

Ao recorrer à domótica, tecnologia moderna e específica responsável por gerir os processos de uma residência, um sistema de automação residencial é capaz de aliar conforto, segurança e comunicação, graças a interessantes técnicas. Seu lado sustentável está no fato de possibilitar, por exemplo, o controle de iluminação, som e temperatura; a irrigação automática; o acionamento de persianas; e diversos outros sistemas, resultando em economia e eficiência energética.

 

Automação residencial: soluções atuais e alinhadas à sustentabilidade

automação residencial
Legrand

 

O crescente mercado tecnológico voltado à construção civil não para de apresentar novidades quando o assunto são os diferentes equipamentos de automação residencial. Cientes da necessidade de tornar os recursos tecnológicos cada vez mais sustentáveis e preparados não só para facilitar a rotina, como preservar o meio ambiente, garantir acessibilidade e manter o equilíbrio financeiro e social e o bem-estar, as empresas do setor têm se modernizado.

A Legrand é um bom exemplo; seu slogan “usando a energia com inteligência” demonstra, logo de cara, que a marca está no caminho certo! De seu portfólio, a Solução de Gerenciamento de Iluminação Legrand é uma das mais eficientes a projetos de automação residencial para construção sustentável e inclui o controle do sistema de iluminação com economia efetiva. Atua de forma automatizada por meio de sensores detectores de presença que trabalham em cinco tipos de modos distintos.

 

automação residencial
Legrand

 

Leonardo Lins do Carmo, coordenador de marketing de produto da empresa, explica que o sistema também integra os ambientes, detecta presença e compensa automaticamente a iluminação artificial, detalhes que o faz ser um recurso de automação residencial sustentável. “Isso também é possível com o ar-condicionado, criando uma programação em que o sensor detecta a presença e aciona ar e iluminação juntos. Os ganhos ambientais e econômicos são vários, principalmente na economia do kW/h e por evitar a emissão de gases de efeito estufa”.

A Flex Automation também está engajada na oferta de soluções e produtos sustentáveis orientados a ambientes residenciais e comerciais; dentre eles estão os Módulos de Tomada Z-Wave, que existem em duas versões. A “Dimer” foi projetada para ajustar o brilho de lâmpadas até 300W e cria cenários diferentes no mesmo ambiente, reduzindo o consumo de energia e aumentando a vida útil das lâmpadas. E a “ON/OFF com Smart Energy”, que controla outros tipos de cargas, como lâmpadas não-dimerizáveis e aparelhos eletrodomésticos de até 2200W.

 

automação residencial
Flex Automation

 

Do portfólio da Flex ainda faz parte a Linha FXS de painéis que controlam a iluminação, gerenciam a energia e comandam outros módulos, como persianas e  ar-condicionado. Tais produtos de automação residencial têm como diferencial a capacidade de exibirem o consumo da tomada ligada a eles diretamente no visor. Ao sair de casa, é possível desligar os contatores e evitar o “consumo fantasma” do stand-by, reduzindo, consequentemente, o consumo de energia.

 

Dicas para uma automação residencial de qualidade

automação residencial
Flex Automation

 

Se a intenção é garantir não só sustentabilidade, como um projeto bem planejado e de fato eficiente, alguns passos são fundamentais na hora de contratar e instalar os serviços. Uma das principais dicas é analisar as necessidades e desejos dos futuros moradores, para que a automação residencial atenda a questões de custos, usabilidade e benefícios. Virgínia Rodrigues da empresa Marbie System, arquiteta responsável por renomados projetos de automação residencial, em entrevista ao portal de notícias Olhar Direto explica que um estudo detalhado das aplicações é essencial, “a contratação do projeto de automação residencial deve ocorrer junto com o projeto elétrico e arquitetônico. Uma construção inteligente nasce de um projeto que integra design, conforto, consciência social e ecológica, em que a utilização dos recursos tecnológicos de automação é mais uma das ferramentas disponíveis na busca do projeto sustentável ideal”.

Agora, basta seguir nossas sugestões, escolher os recursos que mais atendam à sua construção ou reforma e “dar ordens” para que tudo funcione sustentável e automaticamente!

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Ações sustentáveis

Ações sustentáveis adotadas no Malai Manso minimizaram o impacto ambiental

Monitoramento e manutenção da fauna terrestre, controle de erosão e assoreamento e o uso de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *