TEM NEWS

Sistema de drenagem garante qualidade de vida

Sistema de drenagem é essencial para garantir a segurança e o conforto das pessoas que vivem em áreas urbanas e rurais. A falta de planejamento e de um projeto adequado de drenagem urbana pode resultar em problemas pelo acúmulo excessivo da água, como por exemplo, o entupimento de canos, o transbordamento de córregos e de rios e os alagamentos, que interferem no trânsito local e, em alguns casos, podem afetar a fundação de uma residência e de um edifício, diminuir o rendimento de culturas no solo e provocar a inutilização de veículos e objetos domésticos e pessoais.

Sistema de drenagem

A eficiência do sistema de drenagem também é importante na questão da sustentabilidade, uma vez que possibilitam um uso e escoamento mais assertivos da água pluvial, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade desse recurso natural. “Comprometer a qualidade da água pode inviabilizá-la ou tornar seu uso impraticável, tanto em termos técnicos quanto financeiros. A conscientização sobre a preservação do recurso e uma mudança de cultura podem contribuir para a redução da sobrecarga nas redes de drenagem e ajudar a melhorar a qualidade da água utilizada pela população, de maneira geral”, afirma o engenheiro Fernando Hermann Wickert, diretor da ACO Brasil e América do Sul, que confirmou participação na BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de junho de 2017, em São Paulo, durante Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

 

Sistemas de drenagemAtualmente, são diversas soluções, ferramentas, dispositivos e equipamentos que auxiliam no controle da umidade, eliminando a quantidade demasiada de água e atenuando, assim, as consequências prejudiciais. Essas tecnologias, que estarão na BW Expo 2017, contribuem também para uma manutenção dos sistemas de drenagem que já estão em funcionamento. “Outro ponto importante é atender a demanda crescente por projetar assertivamente o volume de escoamento da água em obras de todas as escalas, diminuindo o risco de inundações e contaminações”, explica Wickert.

Também no mercado há sistema de drenagem sustentável, como os pavimentos permeáveis, telhados verdes, trincheiras de infiltração, jardins de chuva e poços de infiltração, que facilitam a penetração da água pluvial no solo e ajudam a tratar parte da poluição difusa.

 

Sistemas de drenagem“A realização da BW Expo 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas, vai aumentar sua amplitude e, com certeza, vai abranger muito mais qualidade a respeito do meio ambiente, principalmente, a construção verde, que precisamos tanto já que as edificações geram menos resíduos, contribuindo muito para o meio ambiente e para o nosso dia a dia”, destaca Uladyr Ormindo Nayme, presidente da Associação dos Engenheiros e Especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e do Meio Ambiente (ASEC CETESB).

 

Segundo Wickert, o universo qualificado de visitantes da BW Expo permite mostrar a alta tecnologia envolvida no processo de desenvolvimento de produtos, bem como a relação direta dos benefícios que isso traz à manutenção e redução de custos gerais da drenagem. “O objetivo do evento está completamente alinhado ao portfolio de nossos produtos e, por isso, esperamos contribuir para exposição e difusão de conceitos ligados à eficácia de processos produtivos, como drenagem integrada, durabilidade e a cultura de drenagem para preservar água no setor privado, dentro das indústrias, instituições públicas, comunidades e cidades”.

 

Por: Mecânica de Comunicação

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Soluções para economia no Dia Mundial da Água

Além de ações tomadas por empresas para economizar a água, outras técnicas podem reduzir o …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *