TEM NEWS

Sistemas construtivos sustentáveis: opções modernas e cada vez mais aplicadas

Sistemas construtivos
Talk Business

Sistemas construtivos sustentáveis: opções modernas e cada vez mais aplicadas

A realidade da indústria e dos atuais processos construtivos aponta que já não há outro caminho a seguir: a sustentabilidade da construção é urgente e clama por novas tecnologias. Assim, o setor tem se beneficiado com a chegada de soluções inovadoras, não habituais e que promovem resultados vantajosos para a arquitetura verde. Dentre elas, estão os chamados sistemas construtivos sustentáveis.

Com opções tanto residenciais quanto prediais, eles contam com técnicas construtivas que garantem racionalização e a criação de obras mais limpas e ambientalmente corretas, seja por seus métodos operacionais ou pelos materiais que emprega. Como se não bastasse, os sistemas construtivos sustentáveis hoje existentes ainda viabilizam construções com produtividade elevada, custos mais acessíveis e alta qualidade.

 

Sistemas construtivos
Design ABC

 

Apesar de já dispor de um mercado em expansão no segmento de construção sustentável, sobretudo no âmbito de materiais, o Brasil ainda engatinha na área de sistemas construtivos sustentáveis, mas tem perspectivas bastante positivas para o setor. Prova desse cenário são as empresas nacionais que se consolidam como escolhas viáveis quando o assunto são práticas modernas e eficientes como alternativa de redução dos impactos ambientais.

 

Tipos de sistemas construtivos sustentáveis

Construção modular

Sistemas construtivos
Polibox

 

Em edificações do tipo modular, imóveis residenciais, comerciais ou industriais são construídos por meio do método off site, ou seja, fora do canteiro de obras, em ambiente controlado. A fabricação ocorre com a junção de módulos habitacionais padronizados em seus tamanhos e formas. Esses módulos são unidos por tecnologias de encaixe e acoplamento e recebem acabamentos especificados no projeto. Ao final, são transportados ao local da obra e montados sobre fundações previamente construídas.

 

Sistemas construtivos
Polibox

 

No Brasil, a empresa Polibox é referência nesse tipo de sistema construtivo sustentável. Luis Sciena, diretor comercial, explica que a principal vantagem da construção modular em relação à convencional é a produção em escala. “A economia ocorre em três frentes: no tempo de execução da obra, que é finalizada seis vezes mais rápido; no racionamento de materiais, pois não há desperdício; e na economia com custos administrativos de recursos humanos, já que não há uma equipe para administrar durante meses”.

Os ganhos ambientais dos sistemas construtivos sustentáveis modulares também são altos. Segundo Sciena, neles há baixíssimo consumo de água nos canteiros e os resíduos gerados são mínimos e têm um destino ambientalmente correto. “Além disso, alguns fabricantes empregam matérias-primas amigáveis. Na Polibox, produzimos paredes de fechamento, forros e isolamento termoacústico com WWCB (Wood Wool Cement Board) ou Placa de Madeira Mineralizada, fabricada com madeira de reflorestamento”, completa.

 

ECOGRIDE – Painel de isopor®

Sistemas construtivos
LCP Engenharia e Construções

 

A tecnologia ECOGRIDE é a que faz uso de painéis de argamassa armada com miolo de EPS (poliestireno expandido) do tipo II F – sem adição de material reciclado e retardante de fogo. Suas vantagens estão na racionalização dos componentes; na baixa produção de resíduos durante a obra; na geração de resíduos recicláveis; alta resistência mecânica, ao fogo e envelhecimento; grande durabilidade; e na oferta de maior isolamento acústico e térmico, o que reduz o consumo energético da edificação com aquecimento e refrigeração.

Para a engenheira civil Lourdes Cristina Delmonte Printes, diretora técnica da LCP Engenharia e Construções, empresa que há 30 anos aplica a técnica em seus projetos, o ambiente interno de uma construção com ECOGRIDE oferece qualidade de vida ao cliente final. “As temperaturas ficam próximas aos 22ºC, o que garante conforto no verão e no inverno e possibilita economia com a menor utilização de aparelhos para resfriamento ou aquecimento”, explica a engenheira. Estrutural, o sistema ainda não exige a aplicação de vigas e pilares.

 

Sistemas construtivos
LCP Engenharia e Construções

 

Lourdes observa que antes de propor ao cliente o uso de sistemas construtivos sustentáveis, com o emprego de tecnologias com EPS, é preciso pesquisar e, principalmente, exigir a comprovação da informação técnica do fabricante. “É importante que o usuário final, o cliente e o especificador técnico responsável exijam do proponente a fornecedor do material, exames comprobatórios de sua situação legal e técnica em território nacional”.

 

Containers habitáveis e casas pré-fabricadas

Sistemas construtivos
Soldatopo

 

Métodos construtivos sustentáveis que também se utilizam de sistemas modulares, os containers habitáveis podem constituir parcial ou mesmo totalmente uma construção. De acordo com Elvio Luiz Lorieri, diretor da empresa Soldatopo, especializada na fabricação e comercialização de módulos habitáveis, os containers habitáveis devem atender a normas técnicas específicas para canteiros de obra e de cada projeto.

“Sistemas construtivos sustentáveis com containers são capazes de criar habitações conforme as necessidades do cliente. São construções rápidas e leves e de fácil modificação do layout. Ainda são ecológicos, pois não poluem o meio ambiente e podem ser reutilizados indeterminadamente, já que são recicláveis. Os containers têm durabilidade indeterminada, de acordo com a sua manutenção periódica”, ressalta Lorieri.

 

Sistemas construtivos
Soldatopo

 

As vantagens também se aplicam às chamadas casas pré-fabricadas, que no Brasil estão cada vez mais adaptadas aos padrões de comodidade e segurança. Lorieri lembra que esses sistemas construtivos sustentáveis ocupam um mercado em franca evolução e que, nas últimas décadas, acompanharam as mesmas exigências das casas em geral. Com o tempo, chegaram ao país opções que garantem melhor aparelhamento e conforto, dando suporte nos mais variados quesitos que envolvem sua construção.

 

Light Steel Frame

 

Sistemas construtivos
Construtora Micura

 

O sistema construtivo em Light Steel Frame tem na estrutura de aço galvanizado sua principal vantagem. Isso porque o perfil steel frame é leve e formado por peças provenientes de indústrias, que são montadas no próprio canteiro de obras. Resultado: construções realizadas em menos tempo e de forma mais limpa e uma considerável redução de materiais desperdiçados.

Em um mercado em que ainda é escassa a oferta por serviços especializados em steel frame, empresas que atuam no segmento acabam se destacando no setor de arquitetura sustentável. A Construtora Micura, por exemplo, trabalha com componentes com matéria-prima e processo de fabricação com tecnologia avançada e que seguem rigorosos padrões de qualidade que contribuem para uma redução significativa de mão de obra e materiais.

 

Sistemas construtivos
Construtora Micura

 

Em seu site, a empresa explica que é imprescindível que no sistema integrado steel frame os projetos estejam bem solucionados e dimensionados para que se obtenha as vantagens do processo industrializado, ou seja, em sistemas construtivos sustentáveis com steel frame os projetos arquitetônico, executivo e estrutural devem estar bem definidos para que seja possível o planejamento e a execução da obra, diferentemente do que ocorre com a alvenaria tradicional.

 

Guia de Produtos

 

Receba nosso conteúdo grátis. ASSINE AQUI!

 

Verificar também

pavimentos permeáveis

Pavimentos permeáveis possibilitam captação de água

Pré-fabricados ou moldados no local, os pavimentos permeáveis são opção para armazenamento de água de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *