sexta-feira , 15 dezembro 2017
TEM NEWS

Site do CAU/BR disponibiliza nova ferramenta de busca por arquitetos

site
Nova ferramenta online do CAU-BR para profissionais de Arquitetura

Novo serviço do site oferece informações de contato e imagens de trabalho para divulgação em todo o Brasil

A fim de informar à sociedade os arquitetos habilitados para o exercício profissional, bem como colaborar com o combate à prática ilegal da profissão, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) disponibiliza em seu site, desde a fundação do conselho, uma página de busca de arquitetos e urbanistas.

De acordo com uma pesquisa DataFolha-CAU/BR, realizada em 2015, em 73% dos casos a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por meio de indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes buscam profissionais pela internet.

Para facilitar essa aproximação, o CAU/BR ampliou o serviço de busca existente e lançou no dia 28 de maio o serviço “Ache um Arquiteto”. O site disponibiliza, sem custos para ambas as partes, informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados regularmente no conselho. Segundo a entidade, até a quinta-feira (1º de junho), o site já havia recebido a adesão de 2.246 profissionais e 60 empresas.

Com a nova ferramenta no site, são duas as evoluções. A primeira é que a busca agora pode ser feita também por município e estado, campos que se somam aos já disponíveis (nome, CPF ou registro no CAU). E a segunda é que os 147 mil arquitetos e urbanistas e 20 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU passam a contar com um espaço virtual para divulgarem seus trabalhos com fotos, minicurrículo e informações de contato.

 O site surgiu da oportunidade de aproveitar a obrigação legal para ampliar os serviços prestados aos profissionais. “No futuro, a migração automática dos RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para esse depositário possibilitará a automatização e obtenção gratuita do RDA (Registro de Direitos Autorais) e da CAT-A (Certidão de Acervo Técnico com Atestado)”, afirma Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR. 

 Pinheiro ressalta que o trabalho é um dos frutos de parceria de trocas de boas práticas que a entidade firmou com conselhos de outros países, alguns dos quais disponibilizam ferramenta semelhante com grande sucesso.

 

site
Interface do Ache um Arquiteto – Divulgação

 

Para os profissionais que desejam apresentar seus trabalhos e suas informações de contatos, basta acessar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU – servicos.caubr.gov.br), atualizar seus dados e escolher quais informações quer divulgar para o público. Para os cidadãos, o acesso à nova ferramenta é feito pela homepage do site do conselho (www.caubr.gov.br).

O site ainda passará por algumas melhorias, tais como a diminuição do tempo de carregamento das imagens pelo profissional e de busca pelos interessados, além de possibilitar mais facilmente quais profissionais inseriram e liberaram novas informações para visualização do público.

 

Opinião dos profissionais

 Sócia da Vortex Arquitetura e Design, de São José (SC), Vanessa Luckmann foi uma das primeiras a postar o portfólio completo. “Muitas vezes o cliente fica perdido na hora de contratar um arquiteto para fazer um serviço. Principalmente agora que o hábito de se contratar um arquiteto está ficando mais comum.  Fiz meu cadastro assim que recebi a notificação por e-mail. Foi tranquilo atualizar minhas informações e colocar as fotos dos projetos”. Vanessa desenvolve projetos  para construções residenciais, comerciais e corporativas. 

 Atuando no Rio de Janeiro desde 1994 em projetos residenciais e de interiores, Juliana Ferreira de Sá  julga que o serviço oferecido pelo site, por ser uma iniciativa de um conselho profissional, traz mais confiança para os clientes. “É sem dúvida uma ótima iniciativa do CAU/BR e vai ajudar a aumentar a divulgação do trabalho. “

 

site
Interface para inserção dos dados do profissional – Divulgação

 

Jean Vitor, arquiteto e urbanista que desenvolve projetos desde 1999, na cidade de Paulínia (SP), achou o serviço interessante e destacou a importância de uma plataforma online como esta. “O fato do cliente poder visualizar seu trabalho pelo celular, acessando as redes sociais dos profissionais é muito bom. Até porque muitos sites ainda não estão preparados para visualização através dos dispositivos móveis”.

 Segundo Jean, foi uma ótima iniciativa do Conselho pensar no âmbito da internet como captar clientes. “No meu caso, a média de captação de projetos on-line é grande.”

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

 

Verificar também

Construções Sustentáveis

Construções Sustentáveis apostam no BIM como aliado para projetos

Tecnologia é hoje a principal ferramenta para o desenvolvimento de construções sustentáveis e ecologicamente corretas …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *