sexta-feira , 19 janeiro 2018
TEM NEWS

Sobratema estima queda de 45% na venda de equipamentos para construção em 2016, mas projeção para 2017 já aponta uma recuperação

equipamentos para construção
Industria máquinas – www.celuloseonline.com.br

Estudo da Sobratema estima queda de 45% na venda de equipamentos para construção em 2016, mas a projeção para 2017 já aponta uma recuperação.

A comercialização de equipamentos para construção deve apresentar uma redução de 45,1% em 2016 em relação a 2015, com estimativas de vendas de 14,4 mil unidades neste ano contra 26,2 mil unidades no ano anterior. Os dados são do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, elaborado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e divulgado semana passada (9/11), durante o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção.

O principal fator para o resultado estimado pelo levantamento é a atual conjuntura econômica nacional, que afetou diretamente os investimentos públicos todas as áreas, incluindo o segmento da infraestrutura. A desaceleração da economia teve início em 2014, se agravou no ano passado, com o PIB fechando em queda de 3,8%. Este ano, de acordo com a análise semanal do boletim Focus, do Banco Central, o PIB deverá ser novamente negativo.

Para a linha amarela – equipamentos de movimentação de terra –, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 36,5% neste ano ante 2015. Os equipamentos com menor retração estimada são as escavadeiras hidráulicas (21,4%) e os tratores de esteira (24,2%). A maior queda ficará por conta dos rolos compactadores (68,7%).

 

equipamentos para construção
guilhermebarros.ig.com.br

 

Além da linha amarela, o levantamento contempla ainda os demais equipamentos para o setor, incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus. A queda na comercialização dessas máquinas será maior do que a da linha amarela, com 63% em comparação com 2015. As gruas de torre obterão uma redução expressiva nas vendas, de 71,4%. Outra categoria estimada pelo Estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão de retração é de 51,5% neste ano.

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção dá continuidade à categoria de equipamentos relacionados à área de concreto: caminhões betoneira, central de concreto, caminhões bomba de concreto e bombas de concreto rebocável, iniciado no ano passado.

 

2017 tem perspectiva mais positiva

equipamentos para construção
Ernesto Rodrigues – AE

 

Para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção projeta uma retomada, com alta nas vendas de 7,8%. A linha amarela deverá apresentar um crescimento de 6,6%, as demais categorias de equipamentos, um aumento de 8,4%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma alta de 10%.

Editado desde 2007, retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson.

Fonte: Mecânica de Comunicação – Assessoria de Comunicação da Sobratema

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Revestimento

Revestimento de caminhões é a aposta da Julio & Julio para reduzir seus custos operacionais

O revestimento de caminhões da Metso foi escolhido pelo Grupo Julio & Julio para melhorar …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *