TEM NEWS

#12 Sobratema Summit 2017: Tecnologia de geossintéticos melhora o desempenho ambiental em obras de infraestrutura

TEM SustentávelWorkshop Materiais Geossintéticos acontecerá no dia 8 de junho

A tecnologia de geossintéticos traz diversos benefícios para a construção quando utilizados de forma correta, ao contribuir para o aumento da durabilidade dos projetos, a diminuição de custos, além de melhorarem o desempenho ambiental da infraestrutura. No entanto, o segmento ainda enfrenta desafios, como por exemplo, a transferência de conhecimento sobre suas vantagens para aqueles profissionais que não conhecem esses materiais. 

Segundo André Lacerda, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Geosynthetica, como a tecnologia é relativamente “nova” em comparação com outras disciplinas, elas simplesmente não foram totalmente incorporadas aos currículos padronizados de engenharia civil nas universidades. “Isso torna mais difícil o uso em campo, já que os engenheiros muitas vezes só podem ganhar experiência com geossintéticos quando estão fora do meio acadêmico”, explica. 

Para divulgar a tecnologia, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, o Sobratema Summit 2017 contará, no dia 8 de junho, com o Workshop Materiais Geossintéticos, que mostrará aos engenheiros como e porque usar os geossintéticos, ressaltando sua capacidade e as considerações importantes de projetos. “Os participantes terão uma sólida compreensão de quando e onde usar essas tecnologias e quais as perguntas a serem feitas para garantir a adequada seleção e projeto com estes tipos de materiais”, conta Lacerda. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link

Vinicius Benjamin - Geosynthetica
Vinicius Benjamin – Geosynthetica

O Workshop terá foco nas três áreas-chave de aplicação dos materiais geossintéticos. O engenheiro e consultor Vinicius Benjamim, diretor técnico da Geosynthetica, falará sobre o uso dessa tecnologia em projetos de pavimento, que proporciona um aumento na durabilidade, na estabilidade e na velocidade de construção, reduzindo a fissuração e a necessidade de manutenção, melhorando, ainda, a drenagem nas estradas. Porém, os geossintéticos ainda não são utilizados em todas as estradas, aeródromos e sistemas ferroviários.

Julio Ferreira - TRI Ambiental do Brasil
Julio Ferreira – TRI Ambiental do Brasil

Na sequência, o engenheiro civil Julio Ferrreira, diretor de Operações do TRI Ambiental, trará o tema “Sistemas de Contenção com Geossintéticos para Proteção Ambiental”, enfatizando a importância dos sistemas de revestimento com geossintéticos como componentes críticos de contenção em soluções de gestão de resíduos e de transporte de líquidos. Os participantes poderão ainda conhecer as diferentes características dos tipos de material de contenção e como elas afetam o desempenho do sistema. 

Regis Eduardo Geroto - Engecorps
Regis Eduardo Geroto – Engecorps

O terceiro tópico abordará os “Geossintéticos para a Proteção Costeira e Margens de rios”, que incluirá uma visão sobre gestão de questões hidráulicas. Regis Eduardo Geroto, engenheiro geotécnico da Engecorps, mostrará algumas das maneiras com as quais os geossintéticos podem fornecer um conjunto útil de ferramentas para lidar com uma variedade de desafios costeiros e hidráulicos. A apresentação irá analisar ainda as várias tecnologias disponíveis e as suas aplicações mais adequadas, identificando as características-chave que devem ser consideradas ao projetar esses sistemas. 

A programação do Sobratema Summit 2017 também contará com o 5º Fórum MATCON, promovido pela Agenttia, o Fórum Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidades de Negócios, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e com os seguintes seminários: Construção Industrializada, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Sistemas de Impermeabilização, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Alta Qualidade Ambiental, promovido pela Fundação Vanzolini, Desempenho e Novas Tecnologias do Concreto, Seminário Técnico Semana das Tecnologias Integradas, A Expertise Alemã no Tratamento de Resíduos, Compliance, Arquitetura Contemporânea e Sustentável, BIM – Desafios e Oportunidades, Gestão do Tratamento de Efluentes para a Proteção da Vida Aquática e Controle Operacional de ETEs e Monitoramento Ambiental. 

Considerado o maior evento de conteúdo do mercado da construção e da área do meio ambiente, Sobratema Summit 2017 irá reunir renomados especialistas e profissionais do Brasil e do exterior que trarão informações atualizadas para embasar decisões importantes de empresários, executivos, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais, pesquisadores e acadêmicos e de representantes da administração pública, especialmente, dos municípios (prefeitos, secretários, vereadores, entre outros). 

A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.

 

Fonte: Mecânica de Comunicação – Sylvia Mie

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

Brasil

GBC Brasil lança a segunda versão da certificação para casas e condomínios

A certificação será oferecida no Brasil em duas versões, uma para casas e outra para …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *