sexta-feira , 15 dezembro 2017
TEM NEWS

Steel Frame para pequenas obras: construções econômicas, sustentáveis e flexíveis

Steel Frame para pequenas obras: construções econômicas, sustentáveis e flexíveis

O Light Steel Frame, também conhecido apenas como steel frame, é um sistema construtivo aberto, considerado pelos profissionais do meio como sendo sustentável, uma vez que faz uso de estruturas de aço galvanizado e permite construções mais rápidas. Suas vantagens em relação aos métodos convencionais ainda estão na redução do desperdício de materiais; na leveza do perfil aplicado; no cumprimento de orçamentos, sem imprevistos; na organização; e fácil manutenção.

Apesar disso, quando se considera construir com o sistema steel frame, geralmente leva-se em conta sua aplicação somente em grandes projetos, que teoricamente demandam mais tempo, mão de obra e dinheiro. Mas se engana quem acredita no conceito! Esse tipo de construção a seco também é ideal para pequenas fachadas, retrofit de obras já existentes, estruturas de cobertura, ampliação de construções e reformas em geral. Sempre com baixa interferência e menos impactos, baixo peso e maior versatilidade no âmbito arquitetônico.

 

Por dentro do light steel frame

steel frame
Obra de pequeno porte em steel frame – Qarmazi

 

Para entender como casas em steel frame ou qualquer outro tipo de obra reduzida têm todas as condições favoráveis de serem constituídas com o uso desse sistema, basta conhecer como ele funciona. A composição de uma estrutura em steel frame leva perfis metálicos leves, externamente revestidos por OSB Home (Oriented Strand Board) ou placas cimentícias, e internamente com gesso acartonado (drywall). Já o espaço existente no interior dos perfis é preenchido por diferentes materiais isolantes, dentre eles PET, lãs termoacústicas ou rocha.

Independentemente da obra de pequeno porte ser residencial, comercial ou corporativa, o steel frame é um dos sistemas construtivos sustentáveis mais versáteis. Uma das provas dessa vantagem está na fundação da construção a ser feita, que pode ser de qualquer tipo e depende apenas da topografia do terreno: quando sua inclinação é de mínima a média, a fundação mais indicada é o radier ou a chamada sapata corrida. Quanto aos acabamentos e coberturas, são inúmeros e os mesmos usados em uma obra maior ou sistema de alvenaria tradicional.

Pequenas edificações construídas em light steel frame contam com uma redução ainda maior no tempo de produção, já que o sistema é formado por painéis industrializados. Esse fato possibilita a pré-moldagem das peças no próprio local e diminui significativamente o gasto excessivo de materiais de construção e com mão de obra. Na ilustração abaixo, é possível entender o esqueleto estrutural do steel frame e porque ele pode ser uma das opções mais indicadas a projetos arquitetônicos simples e compactos:

 

Clique nas imagens abaixo para visualizar.

Esquema de projeto em steel frame – Equipe de Obra – PINI

 

Especialistas em pequenas obras com steel frame

steel frame
Projeto em steel frame da SMART

 

Ainda que o sistema de light steel frame seja considerado pouco aplicado no Brasil, tendo seus componentes produzidos e disseminados por aqui somente a partir do ano 2000, é crescente o número de empresas que trabalham com esse tipo de estruturação e que se consolidam no mercado. A SMART Sistemas Construtivos é um bom exemplo de indústria que atua com o desenvolvimento e a promoção do steel frame no país, tanto em projetos amplos quanto edificações compactas.

 

steel frame
Projeto em steel frame da SMART

 

Segundo Renan Hessel da Cunha, gerente geral da empresa, os problemas e incômodos que o sistema construtivo em alvenaria traz para obras reduzidas fazem com que o LSF seja muito mais atraente e vantajoso para os serviços de pequeno porte. “Hoje, já há bastante receptividade do método aqui no Brasil, porém, ainda é preciso trabalhar difundindo o steel frame e capacitando a mão de obra, afim de tornar o LSF mais usual, conhecido e de fácil acesso”, salienta Cunha.

 

steel frame
Estrutura em steel frame Flasan

 

A Flasan Soluções para Construção a Seco, de Minas Gerais, e a 360Graus Estruturas e Construções, localizada em Campinas, também se destacam no mercado de construção civil pela atuação com obras pequenas em steel frame. A primeira desenvolve e produz peças perfiladas em aço galvanizado para sistemas construtivos a seco, enquanto a segunda trabalha com a construção inteligente de casas e edifícios comerciais e industriais utilizando o steel frame como principal sistema construtivo.

 

steel frame
Residência em steel frame construída pela 360 Graus

 

Outra marca referência na construção de edificações de menor porte é a Fastcon Steel Frame, que nasceu da vontade de encontrar alternativas de alvenaria mais rápidas, acessíveis, organizadas e sustentáveis. Uma de suas obras, por exemplo, inclui a criação e execução do projeto de uma residência com apenas 270m², totalmente construída com a aplicação do método de light steel frame, o que garantiu processos mais econômicos, limpos e, sobretudo, eficientes.

 

steel frame
Residência em steel frame construída pela 360 Graus

.

steel frame
Dados Fastcon

 

Veja, na prática, como funciona o sistema com a montagem de uma casa-modelo construída pela empresa em uma das lojas da rede Leroy Merlin:

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

A importância da normalização dos pré-fabricados

A expectativa é bastante positiva do setor de pré-fabricados pela recente normalização promovida pela ABNT, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *