sábado , 17 fevereiro 2018
TEM NEWS

Taipa de pilão é solução ecológica e sustentável

Taipa de pilão
Foto: Divulgação

Taipa de pilão é solução ecológica e sustentável

Hoje em dia, muito se fala sobre recursos de construção alternativos e projetos de habitação mais sustentáveis, porém, nem sempre os vemos na prática. A chamada taipa de pilão surge como uma das exceções, já que seu poder construtivo e ecológico prova que é possível sim exercer a construção sustentável por meio de processos que preservem o meio ambiente.

Mas você já ouviu falar em taipa de pilão? Sabe como ela pode ser usada em sistemas construtivos? Considerada uma técnica, a taipa foi trazida para o Brasil pelos portugueses e nada mais é do que um tipo de arquitetura vernacular, ou seja, aquela que faz uso de materiais do próprio ambiente no qual a construção será formada. Sua base leva barro ou argila compactada e cascalhos, sendo disposta de forma a edificar paredes.

 

O uso da taipa de pilão na prática

Quando aplicada na bioconstrução, a taipa de pilão é constituída com o uso de fôrmas próprias para compactar horizontalmente o barro, até que o material atinja uma densidade ideal e resistente. Rústica, simples e milenar, a técnica tem sido empregada há anos em diversos países, como EUA e Austrália, e muito bem recebida quando o assunto é usar de sustentabilidade na construção civil e criar construções energeticamente apropriadas.

 

Taipa de pilão
Ecocentro.org

 

Uma construção tradicional e, principalmente, eficaz com taipas de pilão deve, de preferência, passar por um eficiente processo de apiloamento, isto é, a compactação de um material, seja manual ou mecanicamente. Durante o procedimento, quando a terra ou argila atinge da altura da taipa de pilão, pode receber transversalmente algumas madeiras em formato cilíndrico envolvidas em folhas de bananeira.

Seja em uma casa de taipa ou em qualquer outro tipo de edificação, a taipa de pilão também pode ser trabalhada com o uso de solo e cimento misturados e socados em fôrmas de ferro ou, ainda, em fôrmas de metal autonivelantes. Este último recurso propicia a construção de paredes tanto retas quanto em “L” ou em “T”, independentemente do comprimento estabelecido no projeto.

 

Vantagens da taipa de pilão

Além de sustentável, a taipa de pilão também ganha em eficiência térmica e universalidade, uma vez que é compatível com grande parte das obras. Dentre os benefícios do uso de taipas na construção, ainda é possível citar:

 

  • A considerável redução de custos.
  • O uso de até 90% de materiais provenientes da própria construção.
  • A capacidade da taipa de pilão de produzir paredes tão duráveis quanto às de concreto.
  • A beleza e personalidade que a técnica proporciona à obra, desde que bem aplicada.
  • O excelente desempenho.
  • A exclusão de rachaduras ou trincas, visto que a compactação oferece baixa retração às paredes, deixando-as mais sólidas e nada impermeáveis.

 

Como se não bastassem os ganhos deste sistema construtivo, atualmente a taipa de pilão tornou-se um recurso moderno graças a determinados mecanismos tecnológicos implantados aqui e em outros países para a sua formação. Tal avanço não só contribui com um melhor rendimento da taipa de pilão, como constrói estruturas mais resistentes do que as convencionais.
Algumas empresas estrangeiras, por exemplo, criaram misturadores planetários próprios para a homogeneização e mistura do solo, enquanto a compressão do barro é feita com compactadores pneumáticos capazes de produzir diariamente até 15m² de paredes com 30 cm de espessura. Um método rudimentar, com utilidades cada vez mais necessárias e atuais: essa é a taipa de pilão.

.

Fique informado sobre as novidades aqui do portal. Assine.


 

Verificar também

Shopping Parque da Cidade

Shopping Parque da Cidade conquista o Prêmio Obra do Ano da Abcic

Nesta edição, que teve o Shopping Parque da Cidade da OR como vencedor, a premiação …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *