TEM NEWS

Telhas ecológicas: eficiência e sustentabilidade para diferentes tipos de obra

Telhas ecológicas
Palácio das Telhas

Telhas ecológicas: eficiência e sustentabilidade para diferentes tipos de obra

A consciência ambiental, além da atenção voltada aos processos de fabricação dos materiais de construção com o uso de matérias-primas limpas e saudáveis, tem se tornado crescente e irrevogável. Junto com esse cenário, extremamente propício à arquitetura sustentável, está um mercado inovador e com foco em produtos criativos e que pouco – ou quase nada – impactam a saúde e o meio ambiente. Bons exemplos são as chamadas telhas ecológicas.

Soluções simples, mas bastante estéticas, versáteis e funcionais para a cobertura de ambientes novos ou reformados, as telhas ecológicas são assim conhecidas por seu perfil favorável, tanto à natureza quanto ao consumidor. Com modelos próprios a diversas estruturas, elas têm na reciclagem, no reaproveitamento e no uso de recursos naturais suas principais fontes de produção.

Materiais que dão vida às telhas ecológicas

Os elementos presentes no produto são os grandes responsáveis pelo caráter sustentável de uma telha ecológica. Você já imaginou que após usados os cremes dentais podem servir como base para seu teto? Pois a prática já existe e cria telhas ecológicas feitas com tubos de pasta de dente, totalmente recicladas; impermeáveis; e leves, porém, resistentes. Além dos resíduos das embalagens – ou seja, 75% de polietileno de baixa densidade – elas são compostas por 25% de alumínio e garantem durabilidade, isolamento acústico e conforto térmico.

Telhas ecológicas
Sul Telhas

 

Ainda como exemplo de telhas recicladas, as telhas ecológicas de PET são outras alternativas sustentáveis e igualmente úteis, com resistência similar à das coberturas de barro e amianto, mas oito vezes mais leves e financeiramente mais acessíveis. Dentre os tipos de telhas ecológicas, o TetraPak também se destaca como material base; reaproveitado, proporciona à telha o suporte a cargas de 150kg/m², redução de mais de 50% da temperatura, fácil instalação e alta resistência a incêndios.

Telhas ecológicas
Ecoeficientes

 

A construção com telhados ecológicos também se dá com o emprego da conhecida telha de fibra, mais popular e também querida entre os profissionais do setor. Vegetais, as fibras que compõem esse tipo de cobertura podem ser oriundas do coco, sisal, bananeira, madeiras como o eucalipto e pinho e, inclusive, de papel reciclado. Algumas empresas também fornecem diferentes tipos de telhas ecológicas de fibrocimento, fabricados com tecnologia sustentável que substitui o amianto por fios de polipropileno.

Telhas ecológicas
Onduline

 

Mas onde encontrá-las?

Com um mercado em expansão e o setor de construção sustentável cada vez mais evidente, tornou-se simples a busca por telhas ecológicas. Um dos maiores home centers especializados em materiais de construção, a Leroy Merlin, por exemplo, trabalha com a venda de produtos sustentáveis, dentre eles as telhas ecológicas. Seus modelos incluem versões distintas de telhas de fibra vegetal, com cores e estilos variados, e telhas de PET, com inúmeros padrões e tamanhos, ambas disponíveis em diferentes marcas.

Telhas ecológicas
Leroy Merlin

 

Já se você optou por uma obra com telhas ecológicas de TetraPak ou tubos de creme dental, a empresa Ecopreserve é especialista na produção e comercialização de telhados que tenham esses materiais como base. Entre seus vários padrões, há opções de telha ecológica comum, telha ecológica com subcobertura aluminizada tradicional e branca, e telha ecológica tapume, além de cumeeiras, placas e chapas lisas ecológicas.

Telhas ecológicas
Ecoeficientes

 

Independentemente da escolha, a dica é avaliar as características do ambiente em que a telha ecológica será instalada, bem como as necessidades estruturais e de uso do local. Em geral, cada um de seus tipos pode ser empregado nos mais diversos padrões de edificação, como residências e edifícios residenciais, comércios, espaços públicos, quiosques e, inclusive, indústrias e galpões.

Clique aqui e conheça outros produtos e tecnologias que ajudarão a tornar suas construções ainda mais sustentáveis!

 

 

Quer se manter informado sobre outros projetos, tecnologias e eventos para construção sustentável? Assine o nosso boletim informativo!

Verificar também

A reciclagem de entulho e o empreendedor despreparado

Já escrevi aqui sobre o interesse de muita gente na reciclagem de resíduos da construção, …

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *